mjr Escreveu: Assim, o carro do FullElectric faz parte dos mk2 que têm uma estimativa menor da capacidade que a real, e por isso o valor que indica de energia carregada na bateria de 21kW.h é inferior ao real. O real serão mesmo os 22-22.5kW.h.
Não se sabe exatamente qual a razão desta discrepância, mas terá a ver certamente com a calibração do sensor de corrente do pack.
Vai ser interessante saber nestes carros a quantos Ah é que desaparece a primeira barra. Se é igual aos outros, sensivelmente aos 55,6Ah, ou a menos.
Voltando ao tema quente...mjr Escreveu:Mais os 4% de erro (SOH de 96% e não de 100%, conforme medido da tomada) dá 23,08/0.96= 24,04kW.h. Na muche!
Temos aqui consenso que a capacidade total atual medida pelo sensor do carro é 23,08kWh
Medido pelo mesmo sensor verifiquei atrás que a capacidade útil é 21kWH
Se não estou a cometer nenhum erro de interpretação pelas minhas contas concluo o seguinte
1ª Conclusão:
Com ou sem erro na calibração do sensor, uma vez que é ele a reportar os dois valores, existe uma capacidade de 2,08kWh que fica como reserva de protecção da bateria
2ª Conclusão:
Sendo a bateria de 24 kWh, o sensor ao reportar 23,08 poderá no limite estar com um erro de 3,8%, isto admitindo que a bateria não teria ainda nenhuma degradação pois tendo já alguma como é obvio, o erro será inferior
Como a capacidade útil por ele reportada é 21kWh, na realidade a bateria poderá ter no máximo 21/0,962 = 21,9 kWh