
Diário de Bordo - dgalv
- Malm
- Proprietário i-MiEV
- Mensagens: 3529
- Registado: 06 ago 2011, 15:38
- Data de fabrico: 31 mar 2011
- Localização: Tábua
Re: Diário de Bordo - dgalv
Enfim, não é tão mau como no Arizona, mas não ajuda nada. Neste caso, as barras vão começar a desaparecer a um ritmo ainda pouco visto em Portugal. Acima de 30 ºC, num Leaf, não há hipótese. Dgalv, anda como tens de andar, não te limites em nada, faz os carregamentos rápidos que tiveres de fazer e convida-me para dar um passeio contigo daqui a 4 anos com a bateria nova que a Nissan vai ter que te oferecer. Ou então troca-o já, enquanto tem as 12 barras, por um carro que te permita controlar a coisa. Vem cá a casa e eu dou-te uma solução. E ainda te pago o almoço.
Desculpem lá a falta de cortesia, mas as verdades são para se dizerem. Évora é tramado para os Leaf, perder 1 Ahr em 3 dias terá colossal erro por exagero, mas talvez a perda de 1 Ahr por mês seja expectável. Porque é nestes meses que a degradação acontece. Não é em janeiro (desde que, claro, não andem a fazer fórmula 1 e a carregar sempre em PCR). É agora, junho, julho, agosto. Podem perder nestes 3 meses 5% e andar o resto do ano a perderem apenas 2%.
Desculpem lá a falta de cortesia, mas as verdades são para se dizerem. Évora é tramado para os Leaf, perder 1 Ahr em 3 dias terá colossal erro por exagero, mas talvez a perda de 1 Ahr por mês seja expectável. Porque é nestes meses que a degradação acontece. Não é em janeiro (desde que, claro, não andem a fazer fórmula 1 e a carregar sempre em PCR). É agora, junho, julho, agosto. Podem perder nestes 3 meses 5% e andar o resto do ano a perderem apenas 2%.
Entre um pack ainda mais fresco e um habitáculo tórrido, a escolha que faço é abrir as janelas.
-
- Proprietário Leaf
- Mensagens: 2483
- Registado: 11 out 2012, 12:31
- Data de fabrico: 01 jan 2011
- Capacidade bateria: 65,5 Ah
- Localização: Coimbra
Re: Diário de Bordo - dgalv
Não acredito que a Nissan vá colocar packs novos, restaura para as 9 barras (penso que é isto), ou na melhor das hipóteses coloca um pack recondicionado.
-
- Proprietário Leaf
- Mensagens: 858
- Registado: 19 out 2013, 18:51
- Data de fabrico: 16 jan 2019
- Localização: Évora
Re: Diário de Bordo - dgalv
Então aqui ficam alguns prints desde o dia 4 de Junho até hoje:
Dia 04 de junho:

Dia 06 de junho:



Dia 11 de junho:

Dia 12 de junho:



Dia 13 de junho:



Dia 14 de Junho:


Dia 15 de junho:



Dia 04 de junho:

Dia 06 de junho:



Dia 11 de junho:

Dia 12 de junho:



Dia 13 de junho:



Dia 14 de Junho:


Dia 15 de junho:



Kia e-Niro de 64kw. Comprado a 7 de Setembro de 2020, com 14.100km.
-
- Proprietário Leaf
- Mensagens: 858
- Registado: 19 out 2013, 18:51
- Data de fabrico: 16 jan 2019
- Localização: Évora
Re: Diário de Bordo - dgalv
Espero a visita! É só avisar.Malm Escreveu:Enfim, não é tão mau como no Arizona, mas não ajuda nada. Neste caso, as barras vão começar a desaparecer a um ritmo ainda pouco visto em Portugal. Acima de 30 ºC, num Leaf, não há hipótese. Dgalv, anda como tens de andar, não te limites em nada, faz os carregamentos rápidos que tiveres de fazer e convida-me para dar um passeio contigo daqui a 4 anos com a bateria nova que a Nissan vai ter que te oferecer. Ou então troca-o já, enquanto tem as 12 barras, por um carro que te permita controlar a coisa. Vem cá a casa e eu dou-te uma solução. E ainda te pago o almoço.
Desculpem lá a falta de cortesia, mas as verdades são para se dizerem. Évora é tramado para os Leaf, perder 1 Ahr em 3 dias terá colossal erro por exagero, mas talvez a perda de 1 Ahr por mês seja expectável. Porque é nestes meses que a degradação acontece. Não é em janeiro (desde que, claro, não andem a fazer fórmula 1 e a carregar sempre em PCR). É agora, junho, julho, agosto. Podem perder nestes 3 meses 5% e andar o resto do ano a perderem apenas 2%.

Deixei uns prints para poderem ver. Quando fizer a descarga completa durante a semana e voltar a carregar a 100%, colocarei aqui os prints.
Kia e-Niro de 64kw. Comprado a 7 de Setembro de 2020, com 14.100km.
- mjr
- Administrador do site
- Mensagens: 9926
- Registado: 04 jan 2011, 15:55
- Data de fabrico: 30 mai 2018
- Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
- Localização: Porto
Re: Diário de Bordo - dgalv
Até agora, das várias dezenas de packs substituídos todos foram packs novos. No MNL há vários tópicos sobre o assunto e a atitude da Nissan a partir do momento em que desaparece a nona barra tem sido impecável. Isto tudo, claro, no Arizona.lmlr Escreveu:Não acredito que a Nissan vá colocar packs novos, restaura para as 9 barras (penso que é isto), ou na melhor das hipóteses coloca um pack recondicionado.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
- mjr
- Administrador do site
- Mensagens: 9926
- Registado: 04 jan 2011, 15:55
- Data de fabrico: 30 mai 2018
- Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
- Localização: Porto
Re: Diário de Bordo - dgalv
Como o Malm disse, não é tau mau como no Arizona, mas de facto não vejo maneira que em 5 anos esteja acima das 8 barras. A única maneira de não estar coberto pela garantia é se fizer mais de 30000km por ano. Aí talvez escape por exceder o limite de km aos 3-4 anos. No Arizona o limite tem sido atingido aos 2-3 anos.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
-
- Proprietário Leaf
- Mensagens: 858
- Registado: 19 out 2013, 18:51
- Data de fabrico: 16 jan 2019
- Localização: Évora
Re: Diário de Bordo - dgalv
No máximo faço uns 20 mil kms por ano. As deslocações maiores são aos fins de semana, e não são todos. Vamos lá ver como isto corre...pelas previsões a médio prazo o mês de julho terá temperaturas de 30 a 33º e minimas abaixo de 20º. Contudo, como no ano passado, estiveram 3 semanas seguidas com temperaturas acima de 40º e mínimas acima de 20...mjr Escreveu:Como o Malm disse, não é tau mau como no Arizona, mas de facto não vejo maneira que em 5 anos esteja acima das 8 barras. A única maneira de não estar coberto pela garantia é se fizer mais de 30000km por ano. Aí talvez escape por exceder o limite de km aos 3-4 anos. No Arizona o limite tem sido atingido aos 2-3 anos.
Não parece mas isto aqui é quase um mini deserto!!!

Kia e-Niro de 64kw. Comprado a 7 de Setembro de 2020, com 14.100km.
-
- Proprietário Leaf
- Mensagens: 2483
- Registado: 11 out 2012, 12:31
- Data de fabrico: 01 jan 2011
- Capacidade bateria: 65,5 Ah
- Localização: Coimbra
Re: Diário de Bordo - dgalv
Não apareceu por aqui uma carta da Nissan Portugal onde se referia especificamente que restauravam só a nona barra?
- mjr
- Administrador do site
- Mensagens: 9926
- Registado: 04 jan 2011, 15:55
- Data de fabrico: 30 mai 2018
- Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
- Localização: Porto
Re: Diário de Bordo - dgalv
A carta dizia que restauravam no mínimo à nona barra.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
- Malm
- Proprietário i-MiEV
- Mensagens: 3529
- Registado: 06 ago 2011, 15:38
- Data de fabrico: 31 mar 2011
- Localização: Tábua
Re: Diário de Bordo - dgalv
Não, a carta dizia que restauravam, no mínimo, a nona barra. Isso quer dizer que podem restaurar a 12ª.lmlr Escreveu:Não apareceu por aqui uma carta da Nissan Portugal onde se referia especificamente que restauravam só a nona barra?
Mas para quem sabe o que eu sei, podem restaurar as barras todas sem mudar um único módulo. O Leaf do Vitormcpinto até o fez sozinho.
Ou seja, o mjr não está a ser contraditório em nada.
Entre um pack ainda mais fresco e um habitáculo tórrido, a escolha que faço é abrir as janelas.