
Diário de Bordo - 30 kWh - rjspedition
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Re: Diário de Bordo - 30 kWh - rjspedition
Hoje foi dia de dizer adeus à 11a barra:
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Re: Diário de Bordo - 30 kWh - rjspedition
E se começou a 100% acabou assim, após um dia de trabalho normal em que me tive de servir do carro para algumas tarefas fora do previsto, sendo que deu para fazer um full circle com as duas pontes: 155 km feitos.
[attachment=0]0001.jpg[/attachment]
(Ou quase, na realidade acabou a 11% mas resolvi no fim do dia ver onde era o limite.
)
O carregar a 100% passa a ser sempre norma, o carro sairá todos os dias úteis e prefiro passar os primeiros km sem regeneração do que ter qualquer imprevisto pessoal ou laboral e ter que carregar a meio do dia por precaução: a grande maioria dos carregamentos fora aconteceram assim, sair a 80 ou 75% e depois ficar à pele. A autonomia assim o obriga.
Acabou o dia com 0,6kwh e até aos 100% o Shelly indicou 25,10.

[attachment=0]0001.jpg[/attachment]
(Ou quase, na realidade acabou a 11% mas resolvi no fim do dia ver onde era o limite.

O carregar a 100% passa a ser sempre norma, o carro sairá todos os dias úteis e prefiro passar os primeiros km sem regeneração do que ter qualquer imprevisto pessoal ou laboral e ter que carregar a meio do dia por precaução: a grande maioria dos carregamentos fora aconteceram assim, sair a 80 ou 75% e depois ficar à pele. A autonomia assim o obriga.
Acabou o dia com 0,6kwh e até aos 100% o Shelly indicou 25,10.
Última edição por rjspedition em 01 dez 2021, 15:42, editado 2 vezes no total.
- BrunoAlves
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Re: Diário de Bordo - 30 kWh - rjspedition
Rapadinho rapadinho

Mai'nada é usar o carro que é para isso que o queremos.
25kWh da tomada parece apontar para uma degradação inferior à estimada pelo carro e em linha com esses 155km feitos com bocados de AE.
Siga!



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Re: Diário de Bordo - 30 kWh - rjspedition
Também me parece que o carro esta a estimar mal a capacidade. O meu tem oscilado entre os 78% e os 80%. Cada vez que descarrega abaixo dos 6% e depois carrega até aos 100% aumenta para os 80% de SOH, depois passado alguns carregamentos volta apresentar os 78%.
Neste momento (talvez também pelo frio) mostra 78% mas ainda mantêm as 11 barras.
No meu diário de bordo estão alguns testes antes do update, onde gastava os 25kWh para carregar dos 0% aos 100% e com três barras perdidas (66% de SOH). Na realidade esses 25kWh necessários para carregar veio mostrar (depois do update) que o carro ainda conseguia armazenar 24kWh e tinha o SOH real de 82%.
Neste momento (talvez também pelo frio) mostra 78% mas ainda mantêm as 11 barras.
No meu diário de bordo estão alguns testes antes do update, onde gastava os 25kWh para carregar dos 0% aos 100% e com três barras perdidas (66% de SOH). Na realidade esses 25kWh necessários para carregar veio mostrar (depois do update) que o carro ainda conseguia armazenar 24kWh e tinha o SOH real de 82%.
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Re: Diário de Bordo - 30 kWh - rjspedition
25.1kWh no shelly são "apenas" uns 22kWh na bateria (considerando 88% de eficiência, que não deve andar longe, ou carregas-te a 6.6kW?)
O que parece é que esses 0.6kWh no leafspy são na realidade muito mais que isso. Foi o que vi no meu leaf 30 2017, andou muitos km sempre com 0.6kWh no leafspy.
O que parece é que esses 0.6kWh no leafspy são na realidade muito mais que isso. Foi o que vi no meu leaf 30 2017, andou muitos km sempre com 0.6kWh no leafspy.
Leaf Acenta 30kWh de 2016 - Abatido
10/2018 - 47.500km (12 Barras-90,27% SOH) --- 05/2020 - 96.660km (11 Barras-81 % SOH)
10/2020 - 101.000km (10 Barras-78.6% SOH) --- 08/2023 - 137.300km (9 Barras-69.74% SOH)
11/2023 - 140.000km (9 Barras-67.86% SOH) --- 02/2024 - 144.757km (8 Barras-65.83% SOH)
01/2025 - 160.500 (7 Barras-57% SOH) (FIM!)
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Re: Diário de Bordo - 30 kWh - rjspedition
Estive a reler as mensagens novamente porque tinha ideia de ter feito um teste de tomada antes e depois.Nonnus Escreveu: ↑02 dez 2021, 09:54No meu diário de bordo estão alguns testes antes do update, onde gastava os 25kWh para carregar dos 0% aos 100% e com três barras perdidas (66% de SOH). Na realidade esses 25kWh necessários para carregar veio mostrar (depois do update) que o carro ainda conseguia armazenar 24kWh e tinha o SOH real de 82%.
Mas há uma diferença grande, eu apenas carrego com o EVSE de origem, portanto:
25.1kWh no shelly são "apenas" uns 22kWh na bateria (considerando 88% de eficiência, que não deve andar longe, ou carregas-te a 6.6kW?)

Deverá ser por aqui, 22 + 0,6.
Ou, considerando eficiência de 85%, bate +/- com o indicado no LeafSpy quando sai a 100%: 22kWh certos ontem.
A diferença não deverá ser muita.
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Re: Diário de Bordo - 30 kWh - rjspedition
Mais uma consequência (indirecta) do Leaf, mais um gasto:
Vamos ver se a bateria do ICE sobrevive ao inverno, ainda é a original e desde o verão que já se queixa das paragens prolongadas.
Vamos ver se a bateria do ICE sobrevive ao inverno, ainda é a original e desde o verão que já se queixa das paragens prolongadas.
Re: Diário de Bordo - 30 kWh - rjspedition

O do LIDL tem fama de ser bom...

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Re: Diário de Bordo - 30 kWh - rjspedition
O meu carro é um invejoso: viewtopic.php?f=56&t=6945&start=350#p146259
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Re: Diário de Bordo - 30 kWh - rjspedition
Só mais uma confirmação de que os Leaf com o mesmo tempo andam a par na degradação, e mais do que o numero de km em bom uso, a idade leva uma fatia muito muito grande da queda da capacidade. 
Este acabou por ser na mesma gama de preço.

Mas nem sempre disponível.O do LIDL tem fama de ser bom...

Este acabou por ser na mesma gama de preço.
