diário de bordo - prgc

Fórum para partilhar as experiências de condução dos proprietários do Leaf 24 e 30 kW.h.
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mjr
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Re: diário de bordo - prgc

Mensagem por mjr » 11 out 2013, 07:37

vitorcoias Escreveu:Caro prgc,
Em relação à sua ida ao Barreiro, devo dar-lhe os meus parabéns... Tenho o meu Leaf há dois anos, já fiz cerca de 26 000km mas NUNCA consegui mais do que 100 km de autonomia em vez dos 160 prometidos.
Já tentei de todas as maneiras e feitios... A Nissan diz que não há nenhuma "incidência" (seja o que for que isso significa).
Outro dia vi na TV uma reportagem sobre um colecionador americano de carros antigos que mostrou ao reporter, entre outros, um carro elétrico do princípio do século passado e explicou: "
Estes carros têm uma autonomia reduzida... o problema é que em relação aos carros elétricos passa-se o mesmo que em relação ao sexo: as pessoas mentem com o maior à vontade!..."
Parece que o meu Leaf não foge à regra! :lol:
Bem vindo ao fórum vitorcoias,

É estranho nunca ter conseguido mais de 100km. Os 160km são obtidos no ciclo de condução LA4, da Califórnia, que é um ciclo citadino e por isso permite mais autonomia no caso do Leaf. No entanto em condução normal seriam esperados 120-130km de autonomia. Quando diz que nunca conseguiu mais de 100km é de 100% a 0% de carga ou quando aparece o aviso de bateria fraca considera a bateria descarregada? É que desde que aparece esse aviso o carro tem entre 20 e 30 km de autonomia, dependendo da condução. A Nissan criou um ambiente de medo com os avisos de bateria fraca para que as pessoas nunca fiquem apeadas, mas a verdade é que o aviso de bateria fraca aparece aos 17% de estado de carga (num carro com dois anos já será por volta dos 20%).

As mentiras das marcas acerca dos carros elétricos são as mesmas em relação aos carros de combustão. Nenhum gasta tão pouco combustível como anunciado. O problema nos elétricos é que a autonomia é reduzida e faz muita diferença menos 20% ou 30% dos consumos/autonomia anunciados.

Esperamos que apareça mais vezes a relatar a sua experiência de condução do Leaf.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
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Re: diário de bordo - prgc

Mensagem por pauloguerreiro » 11 out 2013, 09:35

Contráriamente ao que o Essieme diz, eu não falo com desdem do Nissan Leaf. Tive imensos carros durante a minha vida (uns melhores outros piores) e considero o Leaf um dos melhores carros que tive, principalmente se atendermos ao compromisso preço/qualidade.
A nivel de uso pessoal, faço todos os dias Estoril/Queluz (+- 25 Kms), depois reponho a carga no meu escritório, e ao meio dia tenho uma carga inteira para me deslocar onde for necessário, pelo que nunca sofri de qualquer tipo de ansiedade com a autonomia, e nunca tive qualquer restrição sobre a forma de condução.
Agora, constato efectivamente uma sensivel perda de autonomia que me tem incomodado quando preciso de fazer 60/70 km, sem voltar a carregar.
De qualquer forma gostei da discussão saudavel que entretanto se gerou com o meu comentário, e verifico que todos estamos básicamente de acordo acerca de autonomia, só que temos formas diferentes de a utilizar.
Nissan Leaf e Tesla Model S

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Volt
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Re: diário de bordo - prgc

Mensagem por Volt » 11 out 2013, 14:06

Vivas a todos. :-).

Ficou uma informação por dar (ou melhorar): É possível carregar nas mennekes (mantendo o timer) desde que carregues no botão de desligar temporariamente o timer antes de ligares o carro à tomada. A luz azul do meio (das três que estão na frente do carro) liga-se enquanto não está em carga (e desliga assim que começa a carregar). Se não desligares o timer, as três luzes vão alternando.
Tal como tu, também ando a fazer uma média de 2500 KM por mês (ainda só passou um desde que o comprei :-D), mas acho que vai baixar em breve...

;-).
333.333 KM sem gases...
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Re: diário de bordo - prgc

Mensagem por mjr » 11 out 2013, 16:01

Não é necessário carregar no botão antes de ligar à tomada no caso dos postos da Magnum Cap. Já os da Efacec ficam logo em erro se o carro não pedir corrente.
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Re: diário de bordo - prgc

Mensagem por prgc » 14 out 2013, 11:41

O OBD2 já chegou há umas semanas, mas andei a procurar um "cangalho" para completar o "set" :)
Tenho andado a experimentar com a versão grátis, e cá estão os valores que me mostra.
Este registo foi feito esta noite. No momento em que estava a tirar as imagens deu o sinal de bateria fraca, já não me lembro da percentagem do visor, mas creio que era 18% ou 19%...
Imagem
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venha daí a vossa preciosa ajuda na leitura destes valores :D
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Re: diário de bordo - prgc

Mensagem por Malm » 14 out 2013, 13:08

Parece-me tudo normal. Não percebo é na imagem indicar 25% de SoC e tu dizeres que tiraste a fotografia depois do aviso de bateria fraca, com SoC de 18 ou 19% :? .
Entre um pack ainda mais fresco e um habitáculo tórrido, a escolha que faço é abrir as janelas.

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Re: diário de bordo - prgc

Mensagem por galt » 14 out 2013, 13:38

Sim. No Painel de bordo o 1º aviso de bateria fraca aparece aos +/-18%. Quando verificamos através ODBII tem ainda 25% (a tal barra escondida).
As tuas baterias estão novíssimas. Precisa de quilómetros. :lol:
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Re: diário de bordo - prgc

Mensagem por mjr » 14 out 2013, 14:32

Está tudo normal. O aviso de bateria fraca aparece aos 49 gids que são cerca de 18% de 281 gids. Como no início se considerava que 281gids eram os 100% de uma bateria nova, foi derivada a percentagem desse valor para indicar o estado de carga da bateria. Claro que há medida que a bateria se vai degradando este valor se afasta cada vez mais do verdadeiro estado de carga da bateria, mas é sempre um bom indicador pois representa uma quantidade de energia absoluta e não relativa. Eu sei que com 15% de 281 gids consigo ir da Trofa ao Porto, mas já com 15% de SOC neste momento teria de ir mais devagar. Além disso mesmo numa bateria nova o aviso de bateria fraca não aparece aos 18% de SOC mas sim um pouco acima, pois os gids representam a energia disponível para ser utilizada e mesmo com 0 gids o SOC é acima de zero. O BMS não permite descarregar abaixo dos 3-4% de SOC.
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Re: diário de bordo - prgc

Mensagem por Malm » 14 out 2013, 15:47

OK, percebido. No i-MiEV, aparece só a tartaruga por volta dos 10,5% de SoC (no meu caso pode nem chegar aos 10,5% de SoC, o carro pode parar antes). O carro não nos dá qualquer valor de energia disponível quando a tartaruga aparece, daí eu não estar a perceber. Antes da tartaruga o carro não dá aviso nenhum.
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Re: diário de bordo - prgc

Mensagem por prgc » 14 out 2013, 18:52

VETL Escreveu:Para os mais curiosos, ficam aqui mais uns detalhes com screenshots do SOC Meter for Android:
Imagem
prgc Escreveu:O OBD2 já chegou há umas semanas, mas andei a procurar um "cangalho" para completar o "set" :)
Tenho andado a experimentar com a versão grátis, e cá estão os valores que me mostra.
Este registo foi feito esta noite. No momento em que estava a tirar as imagens deu o sinal de bateria fraca, já não me lembro da percentagem do visor, mas creio que era 18% ou 19%...
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venha daí a vossa preciosa ajuda na leitura destes valores :D
Estava a reparar que a imagem que apresenta a temperatura tem 3 barras, mas noutras que outros utilizadores, puseram essa imagem tem 4 barras :shock:
Será que ficou alguma perdida por aí?....
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