Obrigado pelo teu avisado, embora redutor comentário, VETL!VETL Escreveu:Até pode estar correto por coincidência.jpgoncalves2 Escreveu:...Não mais de 1% de degradação, em 18000km, acho!
Mas já demonstrámos cá as deficiências de estimativas significativas nos mk2 e portanto, sem uma descarga completa não pode aferir nada (infelizmente)...

Por certo se tivesse ainda descarregado mais a bateria, o que significaria consumir os últimos 13 GIDS ou cerca de 1kWh restante que o LS indicava, um pouco mais energia poderia a bateria ter admitido e, quiçá, até uma taxa de degradação mais favorável ainda viesse a obter.

Mas, ao fazê-lo, estaria a não tentar testar o carro nas condições mais idênticas possíveis em cada teste, o que acho que é mais importante do que a maior profundidade das descargas, antes do inicio de carga. E no último que fiz, há mais de 10000 km atrás, os GIDS restantes lidos na altura foram de 15 GIDS, isto é 2 de diferença... As baterias de lítio, da minha experiência prévia e confirmada agora também com o LS , na condução do mk2, sobem significativamente a temperatura, quando cruzamos para baixo os 3,6v, em aberto, ou os 3,0v em carga. E já todos sabemos também que a temperatura é o maior inimigo das baterias de lítio...

O sistema de controlo e informação do mk2 parece realmente fazer estimativas conservadoras, a bem da segurança e conforto da condução mas, para obviar um pouco isso, valha-nos o LS, não é?!;-)