Diário de Bordo jpgoncalves2

Fórum para partilhar as experiências de condução dos proprietários do Leaf 24 e 30 kW.h.
jpgoncalves2
Proprietário Leaf
Registado: 27 set 2015, 21:56
Data de fabrico: 31 jul 2015
Capacidade bateria: 61,5 Ah

Re: Diário de Bordo jpgoncalves2

Mensagem por jpgoncalves2 » 25 jan 2016, 01:59

VETL Escreveu:
jpgoncalves2 Escreveu:...Não mais de 1% de degradação, em 18000km, acho! :)
Até pode estar correto por coincidência.
Mas já demonstrámos cá as deficiências de estimativas significativas nos mk2 e portanto, sem uma descarga completa não pode aferir nada (infelizmente)...
Obrigado pelo teu avisado, embora redutor comentário, VETL! ;)
Por certo se tivesse ainda descarregado mais a bateria, o que significaria consumir os últimos 13 GIDS ou cerca de 1kWh restante que o LS indicava, um pouco mais energia poderia a bateria ter admitido e, quiçá, até uma taxa de degradação mais favorável ainda viesse a obter. :)
Mas, ao fazê-lo, estaria a não tentar testar o carro nas condições mais idênticas possíveis em cada teste, o que acho que é mais importante do que a maior profundidade das descargas, antes do inicio de carga. E no último que fiz, há mais de 10000 km atrás, os GIDS restantes lidos na altura foram de 15 GIDS, isto é 2 de diferença... As baterias de lítio, da minha experiência prévia e confirmada agora também com o LS , na condução do mk2, sobem significativamente a temperatura, quando cruzamos para baixo os 3,6v, em aberto, ou os 3,0v em carga. E já todos sabemos também que a temperatura é o maior inimigo das baterias de lítio... :( Assim que fazê-la subir ainda mais , na tentativa de esgrimir a última décima no cálculo posterior da degradação, não compensa, a meu ver, já que a terei degradado significativamente, só para obter essa precisão! Mas eu preciso da bateria para conduzir e não para investigar...!;-) Assim sendo, e sempre bem ciente que a verdade é apenas uma versão da realidade, e que esta é inapreensível para qualquer um de nós, vou contentar-me com a verdade a que cheguei, à falta de outra melhor, e até porque a aparente coincidência com os estudos e demonstrações que referiste, parece afinal corroborá-la. ;) Para as minhas necessidades de informação, enquanto utilizador, é suficiente! :) Mas é sempre bom que alguém nos dê a sua opinião, ajuda-nos a todos a melhor entendermos a realidade que estudamos, bem hajas! :)
O sistema de controlo e informação do mk2 parece realmente fazer estimativas conservadoras, a bem da segurança e conforto da condução mas, para obviar um pouco isso, valha-nos o LS, não é?!;-)

VETL
Proprietário Leaf
Registado: 03 jul 2013, 13:50
Data de fabrico: 27 jan 2017
Capacidade bateria: 73,25AHr 12B (30kWh)

Mensagem por VETL » 25 jan 2016, 02:11

Se entendes o comentário redutor, isso é contigo.
Se não queres ser avisado também.
Deixa só alertar então os outros users para o facto dos GID'S e dos kw restantes poderem estar falseados por erros de estimativa do carro que não conhece os seus limites. São vários os casos aqui no fórum.
Deixa também alertar os outros para olharem mais para a tensão das células em detrimento dos gid's e dos kwh restantes.
=> Automóvel Eléctrico
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets

jpgoncalves2
Proprietário Leaf

Mensagem por jpgoncalves2 » 25 jan 2016, 10:22

VETL Escreveu:Se entendes o comentário redutor, isso é contigo.
Se não queres ser avisado também.
Deixa só alertar então os outros users para o facto dos GID'S e dos kw restantes poderem estar falseados por erros de estimativa do carro que não conhece os seus limites. São vários os casos aqui no fórum.
Deixa também alertar os outros para olharem mais para a tensão das células em detrimento dos gid's e dos kwh restantes.
Sim, VETL, em minha opinião, quando se diz que do meu próprio estudo e experiência "nada se pode aferir", não consigo deixar de achar redutor! E creio que se fosse ao contrário tu acharias o mesmo!
Isso não quer dizer que não queira ser avisado e que os teus comentários, sejam eles dirigidos a mim ou à geral, não sejam úteis e carreguem razão, muito pelo contrário!! Por certo não me expressei bem, ou não fui bem compreendido, das duas três, como se costuma dizer! ;)
Fico feliz quando aprendo e a vida já me ensinou que é melhor ser feliz do que ter razão!;-) Os teus comentários serão portanto sempre bemvindos, mesmo que redutores, e competirá sempre a mim atribuir-lhes a significação que me faça feliz e me faça aprender ainda mais, não te preocupes!;-)
Obrigado por mais estas dicas sobre as tensões, gid´s e kWh que considero úteis e oportunos! :)
Boa semana! ;)

mjr
Administrador do site
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras

Mensagem por mjr » 25 jan 2016, 10:52

Na minha opinião os 0,01% (certamente será bem menos que isso) de degradação extra por descarregar a bateria até aos 3V/célula não valem tanto como saber o verdadeiro estado da bateria vs o estimado pelo LBC. Se a preocupação é o ligeiro aquecimento extra a SOCs baixos, basta descarregar a bateria com o controlo de clima, a esse nível de corrente de descarga não vai acontecer nenhum aquecimento da bateria. Recordo ainda que o efeito da temperatura é tanto menor quanto menor for o SOC, pelo que mesmo com esse pequeno aquecimento extra não há tensão suficiente na célula para degradar significativamente o eletrólito.

Mas mesmo sem ir até 0, foi um bom teste. Qual era a tensão da célula mais fraca quando antes de começar a carregar?
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

jpgoncalves2
Proprietário Leaf

Mensagem por jpgoncalves2 » 25 jan 2016, 11:12

mjr Escreveu:Na minha opinião os 0,01% (certamente será bem menos que isso) de degradação extra por descarregar a bateria até aos 3V/célula não valem tanto como saber o verdadeiro estado da bateria vs o estimado pelo LBC. Se a preocupação é o ligeiro aquecimento extra a SOCs baixos, basta descarregar a bateria com o controlo de clima, a esse nível de corrente de descarga não vai acontecer nenhum aquecimento da bateria. Recordo ainda que o efeito da temperatura é tanto menor quanto menor for o SOC, pelo que mesmo com esse pequeno aquecimento extra não há tensão suficiente na célula para degradar significativamente o eletrólito.

Mas mesmo sem ir até 0, foi um bom teste. Qual era a tensão da célula mais fraca quando antes de começar a carregar?
Obrigado pelo teu fundado e didático comentário, mjr! :)
A menor tensão nas células era de 3,34v, com a viatura já imobilizada e apenas as luzes de presença acesas. O diferencial para a célula com a tensão mais elevada era de 14mV.

VETL
Proprietário Leaf
Registado: 03 jul 2013, 13:50
Data de fabrico: 27 jan 2017
Capacidade bateria: 73,25AHr 12B (30kWh)

Mensagem por VETL » 25 jan 2016, 11:53

Sabendo essas tensões já dá para verificar que o carro está impecável. Daí para baixo já há pouca energia e nessa zona já a margem de erro não será excessivamente significativa neste teste. Um diferencial de 19mV entre células com a mais baixa a 3,34V é obra. Isto só mesmo num carro completamente novo.

No teste anterior à mais de 10.000Km, qual era a tensão das células imediatamente antes de começar a carregar? Tens essa info?

Estive agora a ver as primeiras páginas deste DB e o carro é ainda uma criança. Meio anito e 18.000Km não são ainda suficientes para ver degradação.
Será mais interessante analisar ao fim de um anito pelo menos...
=> Automóvel Eléctrico
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets

mjr
Administrador do site
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras

Mensagem por mjr » 25 jan 2016, 12:10

14mV entre os extremos de tensão nas células com 3,34V na mais baixa :shock: Não falta aí um 0 nos 14mV?
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

jpgoncalves2
Proprietário Leaf

Mensagem por jpgoncalves2 » 25 jan 2016, 12:40

mjr Escreveu:14mV entre os extremos de tensão nas células com 3,34V na mais baixa :shock: Não falta aí um 0 nos 14mV?
min/avg/max= 3.341 3.348 3.355 (14mV)
Estes eram os valores reportados no LS na altura ;)

Filipe
Proprietário Leaf
Registado: 19 fev 2011, 03:51
Data de fabrico: 09 mai 2011
Capacidade bateria: 51,50 Ah - 10 Barras

Mensagem por Filipe » 25 jan 2016, 12:57

Já me aconteceram cenas desse tipo, e como desconfio desligo o carro e volto a liga-lo, e aí aparece então o valor real atual.
Nissan LEAF mk1 - Cinzento-Prateado - 86,5 K em 29 Jul 2018.
Nissan LEAF 3.0 +e - Cinzento Diamante - 22 Nov 2019

jpgoncalves2
Proprietário Leaf

Mensagem por jpgoncalves2 » 25 jan 2016, 13:34

Filipe Escreveu:Já me aconteceram cenas desse tipo, e como desconfio desligo o carro e volto a liga-lo, e aí aparece então o valor real atual.
Mas onde está o erro Filipe..!? :? Para mim nada me aprece errado nestas medições... há que notar bem o numero de casas decimais..! Por certo , ao ter arredondado para 3,34 v, em resposta ao mjr, poderá ter lançado a confusão... :roll: :)

Responder

Voltar para “Diários de Bordo 24 - 30 kW.h”