Azul do Céu!

Fórum para partilhar as experiências de condução dos proprietários do Leaf 24 e 30 kW.h.
Orlando
Proprietário Leaf
Mensagens: 5839
Registado: 06 jan 2011, 00:22
Data de fabrico: 0-12-2014
Capacidade bateria: 58ah

Re: Azul do Céu!

Mensagem por Orlando » 07 abr 2014, 23:39

Agora expliquem-me lá essa cena do SOC...o que é isso afinal!?
MP 5400w+AC10000w
Leaf 24kwh, 30kwh, 40kwh
Ion
Niro 64kWh
Vectrix Li+nimh

Avatar do Utilizador
VETL
Proprietário Leaf
Mensagens: 4068
Registado: 03 jul 2013, 13:50
Data de fabrico: 27 jan 2017
Capacidade bateria: 73,25AHr 12B (30kWh)
Localização: Aveiro

Re: Azul do Céu!

Mensagem por VETL » 07 abr 2014, 23:40

Orlando Escreveu:Agora expliquem-me lá essa cena do SOC...o que é isso afinal!?
É o nível do depósito... :P
=> Automóvel Eléctrico
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets
__________________________________________________________________________
Associado da UVE - Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt

Avatar do Utilizador
Malm
Proprietário i-MiEV
Mensagens: 3529
Registado: 06 ago 2011, 15:38
Data de fabrico: 31 mar 2011
Localização: Tábua

Re: Azul do Céu!

Mensagem por Malm » 07 abr 2014, 23:42

Pensava que era de janeiro de 2013. Sendo de abril de 2012 já mudo de opinião. Se bem que em janeiro de 2013 deveria ter muito poucos km e por isso deverá ter degradado pouco em 2012, tendo a degradação ocorrido maioritariamente em 2013. Mas agora a taxa de degradação vai aumentar, para isso basta que o azul do céu faça mais de 20.000 km ao ano.
Entre um pack ainda mais fresco e um habitáculo tórrido, a escolha que faço é abrir as janelas.

RJSC
Proprietário Leaf
Mensagens: 3495
Registado: 13 jan 2011, 20:27
Data de fabrico: 15 ago 2012
Capacidade bateria: 16kWh, 9 Barras
Localização: Aveiro

Re: Azul do Céu!

Mensagem por RJSC » 07 abr 2014, 23:42

State Of Charge (Estado de Carga)

Depois de perceber o sentido custa muito menos a lembrar.

Orlando
Proprietário Leaf
Mensagens: 5839
Registado: 06 jan 2011, 00:22
Data de fabrico: 0-12-2014
Capacidade bateria: 58ah

Re: Azul do Céu!

Mensagem por Orlando » 07 abr 2014, 23:45

Malm Escreveu:Pensava que era de janeiro de 2013. Sendo de abril de 2012 já mudo de opinião. Se bem que em janeiro de 2013 deveria ter muito poucos km e por isso deverá ter degradado pouco em 2012, tendo a degradação ocorrido maioritariamente em 2013. Mas agora a taxa de degradação vai aumentar, para isso basta que o azul do céu faça mais de 20.000 km ao ano.
Ele tem feito desde sexta no minimo 70kms por dia...tendo feito 100 no sabado e hoje 80....
Eu quero é andar....deixem lá a degradação....ela que venha que é sinal que o carro está a ser amortizado.....

Olha lá malm...e a temp de 20.º da bateria, hein?...o carro ficou todo o dia ao sol!!!
MP 5400w+AC10000w
Leaf 24kwh, 30kwh, 40kwh
Ion
Niro 64kWh
Vectrix Li+nimh

Orlando
Proprietário Leaf
Mensagens: 5839
Registado: 06 jan 2011, 00:22
Data de fabrico: 0-12-2014
Capacidade bateria: 58ah

Re: Azul do Céu!

Mensagem por Orlando » 07 abr 2014, 23:47

VETL Escreveu: Malm Escreveu:
RJSC Escreveu:State Of Charge (Estado de Carga)

Depois de perceber o sentido custa muito menos a lembrar.
Ok, quer isso dizer que ainda tinha 29%...isto é quase 3 barras em vez de 1 que aparecia...
Amanhão faço uma regra de 3 simples com os 80% de carga!
MP 5400w+AC10000w
Leaf 24kwh, 30kwh, 40kwh
Ion
Niro 64kWh
Vectrix Li+nimh

Avatar do Utilizador
Malm
Proprietário i-MiEV
Mensagens: 3529
Registado: 06 ago 2011, 15:38
Data de fabrico: 31 mar 2011
Localização: Tábua

Re: Azul do Céu!

Mensagem por Malm » 07 abr 2014, 23:48

RJSC Escreveu:State Of Charge (Estado de Carga)

Depois de perceber o sentido custa muito menos a lembrar.
Apenas uma estimativa. O meu só acerta no SoC que tem quando acaba um carregamento completo, e às vezes ainda tenho de ser eu a lembrá-lo - 100%. A partir daí só dá o valor certo à sorte, normalmente anda sempre um bocado desviado, e por andar um bocado desviado é que às vezes pára com 0,0% de SoC e 3,25V na célula mais fraca.
Entre um pack ainda mais fresco e um habitáculo tórrido, a escolha que faço é abrir as janelas.

Orlando
Proprietário Leaf
Mensagens: 5839
Registado: 06 jan 2011, 00:22
Data de fabrico: 0-12-2014
Capacidade bateria: 58ah

Re: Azul do Céu!

Mensagem por Orlando » 07 abr 2014, 23:50

Malm Escreveu:
RJSC Escreveu:State Of Charge (Estado de Carga)

Depois de perceber o sentido custa muito menos a lembrar.
Apenas uma estimativa. O meu só acerta no SoC que tem quando acaba um carregamento completo, e às vezes ainda tenho de ser eu a lembrá-lo - 100%. A partir daí só dá o valor certo à sorte, normalmente anda sempre um bocado desviado, e por andar um bocado desviado é que às vezes pára com 0,0% de SoC e 3,25V na célula mais fraca.
Qual será o valor das celulas em andamento? E com que voltagem devo ficar mais atento? em acelaração há mt diferença entre as celulas?
MP 5400w+AC10000w
Leaf 24kwh, 30kwh, 40kwh
Ion
Niro 64kWh
Vectrix Li+nimh

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9926
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: Azul do Céu!

Mensagem por mjr » 07 abr 2014, 23:53

Se o carro já tem a P3227 então está ótimo, para um carro de inicio de 2012. Se não tiver, convinha fazer para ter uma ideia mais real da degradação. Ou então usar o método mais fiável: esvaziar o depósito, encher a 100% e medir a energia gasta. Dividir por 25kW.h e já está. Isto para cargas a 16A.

Um pequeno aparte: a regeneração vai bem além dos 30kW. Eu já vi mais de 100A a entrar no pack em regeneração.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

Orlando
Proprietário Leaf
Mensagens: 5839
Registado: 06 jan 2011, 00:22
Data de fabrico: 0-12-2014
Capacidade bateria: 58ah

Re: Azul do Céu!

Mensagem por Orlando » 07 abr 2014, 23:56

mjr Escreveu:Se o carro já tem a P3227 então está ótimo, para um carro de inicio de 2012. Se não tiver, convinha fazer para ter uma ideia mais real da degradação. Ou então usar o método mais fiável: esvaziar o depósito, encher a 100% e medir a energia gasta. Dividir por 25kW.h e já está. Isto para cargas a 16A.

Um pequeno aparte: a regeneração vai bem além dos 30kW. Eu já vi mais de 100A a entrar no pack em regeneração.
Na linha da nissan disseram-me que sim...e que apenas faltava a atualização do onboard charger....não sei o que é isso....
Sabes tu?
Ah...o meu cabo é de 10A
MP 5400w+AC10000w
Leaf 24kwh, 30kwh, 40kwh
Ion
Niro 64kWh
Vectrix Li+nimh

Responder

Voltar para “Diários de Bordo 24 - 30 kW.h”