Diário de bordo - 2Rs

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renateves
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Re: Diário de bordo - 2Rs

Mensagem por renateves » 14 dez 2024, 20:16

renateves Escreveu:
14 dez 2024, 10:42
Vamos lá ver se não transformei a sucata (como é chamado pela minha mulher) num carro digno do nome! :lol:
Nopes... voltou a ser sucata! :lol:
Voltou aos 32% de SOH e voltaram os erros de DTC. Opahhh... estava a ser feliz!

Aproveitei a tarde e dei-me ao trabalho de... dar banho. Ainda não tinha tido oportunidade de lhe dar uma banhoca... aquelas portas parecem que nunca foram limpas!! Chiça, que enganavam bem.
Anexos
IMG_20241214_164948.jpg
Depois de quase 4h de atenção
IMG_20241214_164948.jpg (21.14 KiB) Visto 6054 vezes
IMG_20241214_164738.jpg
Não havia branco! Já tenho as borrachas para colocar.
IMG_20241214_164738.jpg (37.93 KiB) Visto 6054 vezes
IMG_20241214_153107.jpg
Depois
IMG_20241214_153107.jpg (27.6 KiB) Visto 6054 vezes
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Antes
IMG_20241214_152849.jpg (28.59 KiB) Visto 6054 vezes
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Que boca suja!!
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renateves
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Re: Diário de bordo - 2Rs

Mensagem por renateves » 15 dez 2024, 22:43

Novidades de hoje... voltei a ter carro!! :shock: Vamos ver até quando!

Ontem voltei a aplicar a ementa do SOH mas desta vez mais conservador e realista: 65% (SOH) e 55% (Hx). Tinha visto um anúncio de um da mesma altura e tinha 8 barras (66.25% to 60% = 8 bars).
Hoje, já ao final da tarde (de sol), peguei no dito para validar se ainda se mantinha e... aguentou os novos dados! Embora então para a rua e tentar ir ao "fundo"... sendo que até hoje o fundo era o 1º andar (3.6v).

Depois de andar uns kms às voltas, já sem nada apresentar no quadrante, mas estranhamente sem aparecer a tartaruga (que anteriormente já estaria em ação), fui para a garagem antes que o teste desse para o torto... ainda está na memória a história fresca do reboque :oops:
IMG_20241215_170644.jpg
Chegada à garagem
IMG_20241215_170644.jpg (69.65 KiB) Visto 5910 vezes
Liga ar condicionado, liga aquecimento (24º), liga todos os faróis e...deixa estar (a sacar 2,3kw com 356.4V e com 8 GIDs!!). Depois de 35min ali a extrair, entretanto apareceu a tartaruga, o dono já estava aborrecido e cortei o teste no seguinte estado:
Messenger_creation_891133033188696.jpeg
Fim do teste
Messenger_creation_891133033188696.jpeg (21.63 KiB) Visto 5910 vezes
Finalmente consegui ver o estado real da degradação das células. Diferença de 246 mV
GraficoCelulas SOC0.jpg
Gráfico células
GraficoCelulas SOC0.jpg (46.37 KiB) Visto 5910 vezes
Daqui a pouco já o vou por a carregar... está o clone a carregar (prioritário).

renateves
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Re: Diário de bordo - 2Rs

Mensagem por renateves » 15 dez 2024, 22:51

Sendo que:
BMS cuts off power when any cell gets below 2,6V.
Ainda está ali um (pequeno) buffer para extrair, certo? Isto com objetivo do bms atinar-se das ideias e atualizar-se! :roll:

EDIT:
Liguei o carro e neste momento tenho:
Min: 3.439V
Avg: 3.554V
Max: 3.646V
Total: 341.16V

E abriu o contactor ou lá como se chama o dito: que impede de andar. Já o vou por à carga.

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BrunoAlves
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Re: Diário de bordo - 2Rs

Mensagem por BrunoAlves » 16 dez 2024, 00:20

Esse carro é mk1 ou mk2? De janeiro de 2014 não tenho bem a certeza, mas acho que ainda deve ser mk1

Nesses não é 2,6V o corte, muito mais. Se for mk1 acho que é 3V, mk2 2,8V ou coisa que o valha.
De qualquer forma a energia remanescente nessas tens é muito baixa, tem mais a ver com o equilíbrio das células a chegar aos limites do que com o valor absoluto desse limite (ainda que seja fundamental saber qual é ele - sobretudo se andas a mexer com essa liberdade toda nos SoH e Hx)

Com essa bateria deves ignorar qualquer indicação do LS (GIDs, capacidade restante etc) à exceção da tensão das células. Tudo o resto são cálculos do BMS que, como lhe deste a martelada, estão totalmente fora. Só a tensão das células vale. O resto ele acabará por entender com os kms feitos.

Era importante perceber a tensão das células no momento exatamente antes e depois do contactor abrir. Não sei se o LS tem alguma função de log para ficheiro?
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

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Re: Diário de bordo - 2Rs

Mensagem por renateves » 16 dez 2024, 09:36

BrunoAlves Escreveu:
16 dez 2024, 00:20
Esse carro é mk1 ou mk2? De janeiro de 2014 não tenho bem a certeza, mas acho que ainda deve ser mk1
Mk1, versão 2 (supostamente com nova química na bateria).
BrunoAlves Escreveu:
16 dez 2024, 00:20
Era importante perceber a tensão das células no momento exatamente antes e depois do contactor abrir. Não sei se o LS tem alguma função de log para ficheiro?
Tem e é com ele (os logs) que tenho feito os gráficos... está tudo logado :D
O contactor abriu com as voltagens que referi no fim. Depois de ter estado umas 4h em repouso, quando o liguei eram essas voltagens registadas e ouvi o contactor a abrir. Depois foi colocar em carga e ir tentar dormir... :lol:

Parecia um garoto no dia de natal a descer para ver as pren.... o LSpy! :dance: Ora bem, 103kms de estimativa e 14kwh (170 GIDs) estimados. :D
Parece-me bem... mesmo muito bem! Acho que o almoço vai ser a rolar na estrada ;)

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Re: Diário de bordo - 2Rs

Mensagem por renateves » 16 dez 2024, 22:13

Novidades... jeitosas :lol:

Teste de almoço deu para fazer 50kms em trajeto de autoestrada (70/80kms) pelo menos a metade do percurso. Já só aparecia "---" na estimativa.

Fim da tarde, com voltagens a rondar os 3.8v, siga para segunda parte do teste... quando bateu o alerta de bateria muito fraca, nos 3.6\3.7v, deu-se um calafrio e... siga para casa. Siga a 30 kms\h sem chatear o transito, e aparece a tartaruga com 3% de SOC do LSpy. Será que chegou?!
Nahhhh... 300m do PCR mandou-me para o "N", tive apenas tempo e reflexo de encostar a uma casa, naquela de pedir uns Watts (tinha o evse na mala).
Resumindo, apesar de tudo, tive azar e sorte: a casa do senhor não tem terra e o evse não funciona. :shock: Sorte, é eletricista e vai criar uma tomada com terra!! :o
Amanhã vou levar os outros 2 carregadores que andam por aqui a ver se algum será menos esquisito. :pray:

E pronto, mais um teste que fez reviver a primeira vez... tenho que ir com mais calma e definitivamente não olhar para as voltagens mas sim para as estimativas do carro.

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Re: Diário de bordo - 2Rs

Mensagem por civic » 17 dez 2024, 09:40

Nunca li em lado nenhum que a quimica entre o 24 e o 30 se tivesse alterado, só mesmo no 40 é que passou de LMO para NMC.
Nissan LEAF 2018 40kWh
159 000Km's
BMW i4 eDrive 40 80kWh
69 000Km's

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Re: Diário de bordo - 2Rs

Mensagem por renateves » 17 dez 2024, 10:20

Pois, tens razão... tenho cometido o erro de referir uma "outra química". Mas segundo sei\li, a bateria era menos pior que os mk1.
Agora não encontro nada mas segundo a (divina) inteligência: :lol:
Em 2013, o Nissan Leaf passou a utilizar uma nova química de bateria que melhorou a eficiência e a durabilidade em comparação com as versões anteriores. Enquanto as baterias do modelo original de 2010 eram baseadas em uma química de lítio-ion com um tipo específico de cátodo, a atualização introduziu uma nova formulação que melhorou a resistência à degradação e ao aquecimento.

As alterações específicas na química de bateria incluem a utilização de materiais que aumentaram a estabilidade térmica e a capacidade de retenção de carga, além de melhorias no gerenciamento térmico, que ajudam a manter a bateria em temperaturas ideais de operação. Essas mudanças resultaram em uma maior longevidade da bateria e um desempenho mais consistente ao longo do tempo.

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