Há 2 dias, tive que chegar a casa, no meu Leaf Mk2, que tem já 18000 km e está equipado com um carregador interno de 6,6kWh, com apenas 1 kWh sobrando na bateria, de acordo com o LS.
Aproveitei para fazer um teste de tomada e pus a carregar até aos 100%, a 32A. O contador que tenho incorporado no EVSE leu uma potência média de 6,4 kW durante as 04h 40 min que tardou a carga. O carregador mostrou também que debitou um total de 22, 95 kWh e o LS mostrou que a bateria ficou com 21,4 kWh.
Foi a descarga mais profunda e a carga mais longa, a 32A, que fiz até hoje. Julgo pois que, a 32A , serão desta ordem os tempos esperados para uma carga a 100%.
Numas contas de merceeiro, mas que julgo que me darão uma ideia bastante aproximada da eficiência do ESVE e carregador do carro, se aos 22,95 kWh somar o 1kWh que ainda restava na bateria, antes da carga, significa que ela poderia ter aceitado pelo menos 23,95 kWh vindos da tomada mas que, com as perdas, apenas aproveitaria 21,4 kWh. Assim sendo, estimo que a eficiência do meu sistema de carregamento a 32A rondará os 89%. Estarei a ver mal a questão?!
Quanto à bateria e após este teste, se quando nova ela mostrava no LS, após uma carga a 100% , 21,5kWh, não está mal de todo aceitar 21,4 kWh, por agora! Não mais de 1% de degradação, em 18000km, acho!