No entanto com o carregamento a 16Amp, já muito se tem falado da importância de se verificar se as tomadas aquecem, de preferência usar tomadas CEE, entre outros factores. Com os mk2 e com a possibilidade de carregamentos até 32Amp, uma instalação eléctrica dedicada em casa, com cabos dimensionados com secções superiores a 2.5mm torna-se mandatória.
A minha curiosidade sobre este assunto levou-me a efectuar um pequeno teste que demonstra a importância de utilizar uma secção adequada relativamente à potência de carregamento em uso.
A instalação que fiz em casa, levou cerca de 15 metros de cabo, desde o quadro eléctrico até ao meu lugar de garagem.
Enquanto a instalação não estava pronta utilizei uma extensão "normal" de 15 metros para carregar o carro, mas evitava esta solução.
Medi as quedas de tensão com a extensão de 15metros (condutores com 1.5mm) e depois quando já tinha a instalação definitiva (condutores com 7.5mm). Os resultados foram os seguintes:
[img]http://s5.postimg.cc/erdlil1nr/Teste_de_Carga.jpg[/img]
Pode-se ver que quanto maior a potência de carregamento, maior a queda de tensão. Para além disso, bastaram apenas os 2 minutos de teste com o EVSE de 20Amp com a extensão de 15 metros para a mesma ficar literalmente a ferver.