DB QM fernandinand

Fórum para partilhar as experiências de condução dos proprietários do Leaf 24 e 30 kW.h.
fernandinand
Proprietário Leaf
Registado: 26 dez 2015, 18:41
Data de fabrico: 01 dez 2014
Capacidade bateria: 46,36Ah@12/2024

Re: DB QM fernandinand

Mensagem por fernandinand » 13 jun 2025, 11:52

UPDATE: O QM vai tornar-se em breve num Leaf 50kWh...

Após alguns meses de pesquisa, conversações e mais recentemente, experiência de outros utilizadores que já fizeram este 'transplante', decidi avançar para compra de módulos 50kWh da VIVNE, para aproveitar uma promoção 'exclusiva' bem como a fraqueza do dólar face ao euro, para poupar ao máximo nesta aquisição.
Espero que os módulos cheguem pelo final do Verão e o transplante seja executado por esta altura...ainda tenho de arranjar um lugar numa oficina de um amigo com elevador, para facilitar a obra.
Os módulos de origem serão recolhidos para criar uma bateria de armazenamento para o meu sistema PV caseiro (48V). Penso que ainda consigo tirar uns ˜15kWh do pack neste momento...mas isto será um outro projecto paralelo para ir executando ao longo do Outono/Inverno.

Relativamente ao QM, a grande novidade foi a substituição da bateria 12V de origem (sim de origem) após 10,5 anos de utilização!! Já tinha dado alguns sinais no ano passado e agora neste inverno, mas deu para aguentar com cargas ao fim de semana mais ou menos regulares. Fica aqui um pequeno short para a posteridade.
[youtubes]https://youtube.com/shorts/js6rQlb8ozk? ... vYcu5X_0Sd[/youtubes]

cfvp
Registado: 11 nov 2017, 23:14

Mensagem por cfvp » 13 jun 2025, 12:20

Parabéns! Qual será o custo dessa nova bateria?
Nissan Leaf N-Connecta 40kWh desde 2019 com 45 000 kms

BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah

Mensagem por BrunoAlves » 13 jun 2025, 12:42

Isso é muito interessante. Colocas tu os módulos na bateria, no lugar dos anteriores? DIY? Não há necessidade de ajustes de BMS, nada?
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

fernandinand
Proprietário Leaf
Registado: 26 dez 2015, 18:41
Data de fabrico: 01 dez 2014
Capacidade bateria: 46,36Ah@12/2024

Mensagem por fernandinand » 14 jun 2025, 15:34

cfvp Escreveu:
13 jun 2025, 12:20
Parabéns! Qual será o custo dessa nova bateria?
Eu consegui ~6100€, já com custo de transporte à porta...mas foram precisos alguns meses de 'namoro' :lol:

BrunoAlves Escreveu:
13 jun 2025, 12:42
Isso é muito interessante. Colocas tu os módulos na bateria, no lugar dos anteriores? DIY? Não há necessidade de ajustes de BMS, nada?
Sim, envolve algum trabalho manual, nomeadamente retirar os módulos originais da caixa. Estes módulos novos e cablagem são muito rápidos de montar. Podes ver um vídeo de um espanhol que recentemente fez um transplante numa e-NV200
https://www.youtube.com/watch?v=C-gVJhH1rDM

A parte do BMS é a que me agrada menos...ainda tentei ver ao longo dos meses para ver se aparecia alguma solução alternativa, mas parece que tenho de ficar com a deles. Basicamente eles têm um programa proprietário que faz um flash da ROM do BMS para 'ler' a nova capacidade do pack e mostrar os valores corretos de % e autonomia no quadrante. A parte do pairing do BMS com o carro é com o método do Dala via LS.

Vou tentar fazer ao longo deste Verão alguns vídeos sobre o estado actual do carro. Estado dele interior e exterior, sendo que não sou um tipo de estimar carros, peças de desgaste mecânico que já tive de mudar, autonomia actual, etc..conto também relatar o 'transplante', mas não será com a qualidade do vídeo do Edu :lol:

Responder

Voltar para “Diários de Bordo 24 - 30 kW.h”