
Compra conjunta Kit EVSE
Re: Compra conjunta Kit EVSE
Embora também me sinta tentado a ter um EVSE mais portátil do que o que equipa o Ampera de origem, não posso deixar de ficar apreensivo com o facto do EVSE estar na ficha. Parte da função do EVSE é a de garantir que o cabo não está sob tensão enquanto o manuseamos. No teu vídeo, vejo que ligaste a schuko primeiro, ficando imediatamente com um cabo sob tensão na mão. Acho que seria um sistema bem melhor se ao invés de colocarem a PCB na J1772, a colocassem numa pequena caixa próxima da schuko. Com a mesmíssima PCB que usam, poderiam ter um "sabonete" minúsculo e super prático.
- t3lmo
- Mensagens: 865
- Registado: 04 ago 2012, 13:29
- Data de fabrico: 31 out 2014
- Capacidade bateria: 36,8Ah + 60Ah
- Localização: Sintra
Re: Compra conjunta Kit EVSE
Já vi uns EVSE baseados num cilindro ao longo do cabo, mas não altera muito pois tens o cabo e a tomada J1772 sobre tensão até pressionares no botão para desligar um carregamento em curso. E isto passa-se em todos os EVSE sem distinção.
Mas realmente preocupa-me mais os nossos secadores de cabelo de 2-3kW que estão nas casa de banho e onde tens o botão direto a 230V junto ao dedo/mão, que corta somente uma das fases e muitas vezes em ambientes húmidos. Isso sim, dá um valente esticão. Haja diferencial em casa!
Mas realmente preocupa-me mais os nossos secadores de cabelo de 2-3kW que estão nas casa de banho e onde tens o botão direto a 230V junto ao dedo/mão, que corta somente uma das fases e muitas vezes em ambientes húmidos. Isso sim, dá um valente esticão. Haja diferencial em casa!
ekoway · Dez-2011 · 34.333km
PHEV · Dez-2014 · 80.000km
C-Evo · Set-2015 · 85.000km
iOn · Jan-2017 · 65.00km
Kauai · Jul-2019 · 46.000km
PHEV · Dez-2014 · 80.000km
C-Evo · Set-2015 · 85.000km
iOn · Jan-2017 · 65.00km
Kauai · Jul-2019 · 46.000km
Re: Compra conjunta Kit EVSE
São coisas diferentes. Um corte no cabo facilmente passa despercebido.
Outra diferença deste EVSE em relação aos demais é o facto deste não ter diferencial nem fusíveis incorporados. Os secadores que mencionas estão protegidos por um diferencial de 30mA, tal como os EVSEs completos. Este confia na protecção da tomada, que será de 300mA.
Quando me fartar de usar o tijolo que vem de origem no meu, faço um ao meu gosto.
Outra diferença deste EVSE em relação aos demais é o facto deste não ter diferencial nem fusíveis incorporados. Os secadores que mencionas estão protegidos por um diferencial de 30mA, tal como os EVSEs completos. Este confia na protecção da tomada, que será de 300mA.
Quando me fartar de usar o tijolo que vem de origem no meu, faço um ao meu gosto.
- Apr
- Proprietário Leaf
- Mensagens: 2484
- Registado: 22 fev 2014, 02:29
- Data de fabrico: 28 jun 2013
- Capacidade bateria: 55 Ah 12 barras
Re: Compra conjunta Kit EVSE
Hoje passei ao pé do meu carro e ao olhar para a ficha lembrei-me deste tópico:

Como quem comprou não sei porquê não quer discutir isto eu exponho as razões que me deixam extremamente preocupado pela segurança de quem tem um EVSE integrado na ficha e acha que o pode usar à chuva:
- A ficha J1772, como já foi dito atrás é feita para a chuva entrar... e sair. Acontece que os fios atravessam toda a ficha e estão naturalmente isolados, só são expostos nos terminais onde são cravados. Nesse local é assegurado que não entra àgua. Nas fichas que me passaram pelas mãos há umas tampas com borracha que são aparafusadas e isolam toda a àrea onde o é feito o cravamento do fio com a ficha. Este é um exemplo que montei e que está no topico do DYI EVSE:

Não há local onde possa haver curto circuito!!!
- Neste cenário "normal" nao há hipótese de haver qualquer tipo de curto circuito. O circuito do botão está exposto mas é sinal fraco numa ficha "desafogada". Pode entrar àgua à vontade.
A única forma de colocar um EVSE seguro dentro da ficha seria encher o EVSE com resina para não haver hipótese de contacto. Assim os problemas de estanquicidade eram resolvidos e ficariam apenas questões relacionadas com a escolha extremamente duvidosa dos relés e a total ausência de todos os mecanismos de segurança que um EVSE deveria oferecer, só para evitar a utilização de um sabonete.
E mais uma coisa, esse EVSE não é novo, há alguns foristas que o tem há muito tempo e o utilizam conscientes das suas "caracteristicas", o que é novo nesta discussão é que parece que agora, sem que nada tenha mudado, este EVSE passe a ser a grande maravilha do mundo moderno. Não é, muito pelo contrario!
Sejam exigentes nestas coisas!!!! Colocam tudo em causa por causa de quê? 100 ou 200€????
Como quem comprou não sei porquê não quer discutir isto eu exponho as razões que me deixam extremamente preocupado pela segurança de quem tem um EVSE integrado na ficha e acha que o pode usar à chuva:
- A ficha J1772, como já foi dito atrás é feita para a chuva entrar... e sair. Acontece que os fios atravessam toda a ficha e estão naturalmente isolados, só são expostos nos terminais onde são cravados. Nesse local é assegurado que não entra àgua. Nas fichas que me passaram pelas mãos há umas tampas com borracha que são aparafusadas e isolam toda a àrea onde o é feito o cravamento do fio com a ficha. Este é um exemplo que montei e que está no topico do DYI EVSE:
Não há local onde possa haver curto circuito!!!
- Neste cenário "normal" nao há hipótese de haver qualquer tipo de curto circuito. O circuito do botão está exposto mas é sinal fraco numa ficha "desafogada". Pode entrar àgua à vontade.
A única forma de colocar um EVSE seguro dentro da ficha seria encher o EVSE com resina para não haver hipótese de contacto. Assim os problemas de estanquicidade eram resolvidos e ficariam apenas questões relacionadas com a escolha extremamente duvidosa dos relés e a total ausência de todos os mecanismos de segurança que um EVSE deveria oferecer, só para evitar a utilização de um sabonete.
E mais uma coisa, esse EVSE não é novo, há alguns foristas que o tem há muito tempo e o utilizam conscientes das suas "caracteristicas", o que é novo nesta discussão é que parece que agora, sem que nada tenha mudado, este EVSE passe a ser a grande maravilha do mundo moderno. Não é, muito pelo contrario!
Sejam exigentes nestas coisas!!!! Colocam tudo em causa por causa de quê? 100 ou 200€????
- Filipe
- Proprietário Leaf
- Mensagens: 3085
- Registado: 19 fev 2011, 03:51
- Data de fabrico: 09 mai 2011
- Capacidade bateria: 51,50 Ah - 10 Barras
- Localização: Murtal - Parede - Lisboa
Re: Compra conjunta Kit EVSE
Para bom entendedor, está tudo explicado. 

Nissan LEAF mk1 - Cinzento-Prateado - 86,5 K em 29 Jul 2018.
Nissan LEAF 3.0 +e - Cinzento Diamante - 22 Nov 2019
Nissan LEAF 3.0 +e - Cinzento Diamante - 22 Nov 2019
-
- Proprietário Leaf
- Mensagens: 772
- Registado: 24 mai 2016, 23:50
- Data de fabrico: 01 mar 2013
- Capacidade bateria: 54,5 Ah - 11 barras
Re: Compra conjunta Kit EVSE
eu não desmontei a ficha do meu cabo... por isso não sei o que aquilo traz dentro da ficha.
mas ontem já esteve a carregar à chuva e correu tudo bem.
mas ontem já esteve a carregar à chuva e correu tudo bem.