Fui ao concessionário para verificar duas situações:
1 - Ruído na suspensão da frente em lombas.
2 - Perda de capacidade da bateria em SOC baixos.
O ponto 1 ficou parcialmente resolvido pois ainda faz algum ruído mas com bastante menos capacidade.
Acerca da perda de capacidade a primeira abordagem deles é imprimir aquela folha com as estrelas e dizer que é tudo normal. Penso que não seja para enganar o cliente, é mais por desconhecimento do funcionamento do sistema. Espero não estar enganado. O passo seguinte foi exigir que fosse feito um teste às tensões das células, ao que respondeu que para isso é preciso descarregar a bateria. Obviamente que lá cheguei com a papinha toda feita, bateria com 0 barras e aviso de bateria muito fraca. E esta é a parte importante. Não podem deixar que eles carreguem a bateria antes do teste ser efetuado, coisa que por cortesia queriam fazer enquanto esperava.
Depois lá fez o teste onde mostrou aquilo que já sabia sobre as células 2 e 4. Ensinei ainda a fazer o procedimento automático para calcular o JV, pois o Consult III+ tem essa função como indicado no manual de serviço. Deu um JV de pouco mais 3,5V com as células 2 e 4 quase no 3,3V.
Ele disse-me então que iria enviar estes dados para a Nissan analisar, incluindo o ecrã onde dizia claramente para substituir as células 2 e 4. Reparou então que nas folhas que imprimiu não apareci o VIN do carro e tentou repetir o processo, mas o Consult III+ estava sempre a encravar

Não tenho naturalmente uma data porque o processo tem de ser aprovado pela Nissan.
Uma nota também menos agradável. A Caetano Power do Porto não está autorizada a abrir os packs de baterias do Leaf e por isso ou a bateria ou o carro todo têm de ir para Lisboa ou até para o estrangeiro (Inglaterra) para realizar a troca das células