
Diferencial elevado entre células em SOC baixos
- mjr
- Administrador do site
- Mensagens: 9926
- Registado: 04 jan 2011, 15:55
- Data de fabrico: 30 mai 2018
- Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
- Localização: Porto
Re: Diferencial elevado entre células em SOC baixos
No meu carro o concessionário confirmou que as células 2 e 4 precisam de ser substituídas. Depois conto o resto da novela e como devemos proceder para que a situação seja corretamente diagnosticada.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
-
- Proprietário Leaf
- Mensagens: 5839
- Registado: 06 jan 2011, 00:22
- Data de fabrico: 0-12-2014
- Capacidade bateria: 58ah
Re: Diferencial elevado entre células em SOC baixos
E já tens data?
MP 5400w+AC10000w
Leaf 24kwh, 30kwh, 40kwh
Ion
Niro 64kWh
Vectrix Li+nimh
Leaf 24kwh, 30kwh, 40kwh
Ion
Niro 64kWh
Vectrix Li+nimh
- Malm
- Proprietário i-MiEV
- Mensagens: 3529
- Registado: 06 ago 2011, 15:38
- Data de fabrico: 31 mar 2011
- Localização: Tábua
Re: Diferencial elevado entre células em SOC baixos
Parece que este problema vai ser frequente nos Leaf portugueses. Afinal, mais do que repor as 8 barras, a garantia vai ser ativada para substituir células que descarregam mais rápido. Em pouco tempo, aqui, foram detetados 3 casos. Os carros do vitorcoias, ocasal e o do pauloguerreiro poderão também ter o mesmo tipo de problema. E se todos levarem os respetivos carros a 7% de SoC, é possível que mais casos surjam.
Confesso que fui apanhado de surpresa. Uma, duas, três ou quatro células que aparecem substancialmente com menos voltagem que as outras e que limitam significativamente a autonomia. Têm onze barras, mas podem ter apenas a autonomia de um com 8 barras, pois, se bem entendi, param com muita energia armazenada mas que não pode ser utilizada.
Confesso que fui apanhado de surpresa. Uma, duas, três ou quatro células que aparecem substancialmente com menos voltagem que as outras e que limitam significativamente a autonomia. Têm onze barras, mas podem ter apenas a autonomia de um com 8 barras, pois, se bem entendi, param com muita energia armazenada mas que não pode ser utilizada.
Entre um pack ainda mais fresco e um habitáculo tórrido, a escolha que faço é abrir as janelas.
- ruimegas
- Gestor do Forum
- Mensagens: 5076
- Registado: 04 jan 2011, 23:39
- Data de fabrico: 09 jun 2011
- Capacidade bateria: 59 Ah 12 barras
- Localização: Oeiras
- Contacto:
Re: Diferencial elevado entre células em SOC baixos
essa é que vai ser uma dica importantemjr Escreveu:No meu carro o concessionário confirmou que as células 2 e 4 precisam de ser substituídas. Depois conto o resto da novela e como devemos proceder para que a situação seja corretamente diagnosticada.

NISSAN LEAF Branco c/Spoiler mk1 de 09JUN2011. 195.000 kms.
TESLA Model 3 AWD. Encomenda 03JUL2019. Entrega 09JUL2019. 72078 kms.
Associado da Associação de Utilizadores Veículos Eléctricos http://www.uve.pt
TESLA Model 3 AWD. Encomenda 03JUL2019. Entrega 09JUL2019. 72078 kms.
Associado da Associação de Utilizadores Veículos Eléctricos http://www.uve.pt
-
- Proprietário Leaf
- Mensagens: 5839
- Registado: 06 jan 2011, 00:22
- Data de fabrico: 0-12-2014
- Capacidade bateria: 58ah
Re: Diferencial elevado entre células em SOC baixos
Espero que tudo se resolva com assertividade e profissionalismo.
MP 5400w+AC10000w
Leaf 24kwh, 30kwh, 40kwh
Ion
Niro 64kWh
Vectrix Li+nimh
Leaf 24kwh, 30kwh, 40kwh
Ion
Niro 64kWh
Vectrix Li+nimh
-
- Proprietário Leaf
- Mensagens: 958
- Registado: 05 jun 2011, 14:46
- Data de fabrico: 01 jul 2011
- Capacidade bateria: 47,44, 9 barras
Re: Diferencial elevado entre células em SOC baixos
Espero que tenham aprendido muito com o meu. Vou deixar o meu ir "abaixo" porque, raramente, estaciono com menos de 20% de SOC e, aparentemente, está tudo bem.
As células da bateria do Hsanchez vão dar para muita gente.
Eu devo ter duas.
As células da bateria do Hsanchez vão dar para muita gente.

Nissan Leaf - 7 Julho 2011 - 93 500km em 1 FEV2020 - 40,38 AHr - 8 barras
- galt
- Proprietário Leaf
- Mensagens: 1244
- Registado: 12 mar 2013, 19:16
- Data de fabrico: 26 mar 2012
- Capacidade bateria: 43,23 Ah (8 Barras)
- Localização: Odivelas
Re: Diário de Bordo Leaf - VETL
A tua previsão é a mais pessimista.
Vamos perceber o que o concessionário vai fazer... e se a Nissan Portugal acciona a garantia das baterias para percebermos se é efectiva e real.
No meu entender se algo não correr bem, devemos todos pressionar a Nissan, para que percebam que a reputação da marca e dos carros eléctricos está em jogo.


Vamos perceber o que o concessionário vai fazer... e se a Nissan Portugal acciona a garantia das baterias para percebermos se é efectiva e real.
No meu entender se algo não correr bem, devemos todos pressionar a Nissan, para que percebam que a reputação da marca e dos carros eléctricos está em jogo.

Energia renovável + deslocação sem gases + silêncio no movimento = Mobilidade Elétrica
-
- Proprietário Leaf
- Mensagens: 5839
- Registado: 06 jan 2011, 00:22
- Data de fabrico: 0-12-2014
- Capacidade bateria: 58ah
Re: Diário de Bordo Leaf - VETL
Se se juntarem no primeiro caso, todos sairão a beneficiar.galt Escreveu:A tua previsão é a mais pessimista.![]()
Vamos perceber o que o concessionário vai fazer... e se a Nissan Portugal acciona a garantia das baterias para percebermos se é efectiva e real.
No meu entender se algo não correr bem, devemos todos pressionar a Nissan, para que percebam que a reputação da marca e dos carros eléctricos está em jogo.
MP 5400w+AC10000w
Leaf 24kwh, 30kwh, 40kwh
Ion
Niro 64kWh
Vectrix Li+nimh
Leaf 24kwh, 30kwh, 40kwh
Ion
Niro 64kWh
Vectrix Li+nimh
- mjr
- Administrador do site
- Mensagens: 9926
- Registado: 04 jan 2011, 15:55
- Data de fabrico: 30 mai 2018
- Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
- Localização: Porto
Re: Diferencial elevado entre células em SOC baixos
Está tudo normal. Eu ficaria preocupado quando com a tensão média nos 3,700V houvesse uma ou duas células abaixo dos 3,600V. Até lá a perda de capacidade pela célula mais fraca é menor que 1 kW.h.VETL Escreveu:
Bem, eu não fiz de propósito mas fui à procura e tenho um caso registado no dia 15-12-2013:
[IMG]https://dl.dropboxusercontent.com/u/405 ... 496935.png[/IMG]
JV = Voltagem média - (Voltagem máxima - Voltagem média) x 1,5 = 3,608 - (3,660 - 3,608) * 1,5 = 3,530
Como agora faço poucos screenshot's, tirando o anterior e abaixo dos 20%SOC, assim mais recente só tenho mais este mas com tudo normal:
[IMG]https://dl.dropboxusercontent.com/u/405 ... 513695.png[/IMG]
Isto não é mau pois não?
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
- VETL
- Proprietário Leaf
- Mensagens: 4068
- Registado: 03 jul 2013, 13:50
- Data de fabrico: 27 jan 2017
- Capacidade bateria: 73,25AHr 12B (30kWh)
- Localização: Aveiro
Re: Diferencial elevado entre células em SOC baixos
E aquelas tensões (com 4% de SOC) dariam para fazer quantos mais Km, jmr?
Aquilo a partir dali cai a pique, é?
Aquilo a partir dali cai a pique, é?
=> Automóvel Eléctrico
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets
__________________________________________________________________________
Associado da UVE - Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets
__________________________________________________________________________
Associado da UVE - Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt