
Diferencial elevado entre células em SOC baixos
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Diferencial elevado entre células em SOC baixos
Criei este tópico para se discutir este problema que tem afetado alguns Leafs, nomeadamente o meu. Em breve colocarei informação extra sobre o meu, pois tenho marcada intervenção na Caetano Power para a próxima segunda-feira.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
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Re: Diário de Bordo Leaf - VETL
E como sabes que é uma célula que tem menos capacidade que as outras? A 1 só tinha 3,1V, mas a 12, provavelmente, tinha 3,15V, e a 43 tinha 3,2V. O Filipe só se referiu à célula mais fraca, mas o difícil nestas situações é encontrar células com a mesma voltagem, é quase cada uma com a sua. Substituindo a 1, na prática não se vai verificar nenhuma diferença, porque a 12 está quase na mesma. No pack do pafi há 4 células mais fracas, não apenas uma. A diferença para o do Filipe é que o do pafi tem menos km e o Filipe não permitiu nenhum reequilíbrio mesmo no final da viagem.mjr Escreveu:Eu considero inaceitável uma diferença de 600mV. Uma célula com 3,7V tem entre 15% e 20% de SOC, e uma com 3,1V menos de 5%. Pelo menos 10% de capacidade está perdida porque uma célula tem menos capacidade que as outras.
Entre um pack ainda mais fresco e um habitáculo tórrido, a escolha que faço é abrir as janelas.
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Re: Diferencial elevado entre células em SOC baixos
1º - O que foi agora revelado pelo pafi e pelo Filipe já eu verifiquei há vários meses no meu i-MiEV.
2º - Esse diferencial elevado só se verifica abaixo dos 20% de SoC.
3º - Na minha opinião, tal situação deverá ser comum a todos os carros de 2011. Nenhum carro de 2011 deverá escapar a um diferencial de 300-400 mV a 7% de SoC. No meu entender deve-se à degradação heterogénea das células. Para mim, é de esperar que ocorra uma degradação diferente das várias células porque elas estão frequentemente a diferentes temperaturas e algumas andam constantemente mais quentes, pela posição que ocupam no pack.
4º - Só o Filipe, o pafi e o mjr nos revelaram tal situação porque mais ninguém, dos carros de 2011, levou o carro a 7% de SoC nos últimos tempos e verificou a voltagem das células nesses valores de SoC. E não, não vos peço para o fazer porque a curiosidade matou a tartaruga.
Por isso, para mim, esta situação enquadra-se na degradação normal, e é isso que a Caetano Power vai dizer.
Também acho que essa diferença de 600 mV que o Filipe registou com 7% de SoC está relacionada com outro facto. O carro deverá estar a determinar mal o SoC, situação que acontece muitas vezes com o meu i-MiEV (eu sei quando acontece). Nessa situação, com essa diferença de voltagem, apesar de ele indicar 7% ele está de facto com menos, talvez 3%. A razão de isto acontecer é que o Leaf do Filipe não fez a atualização e sobreavalia a sua capacidade. Assim, de inverno, o carro acha que tem mais 2 a 4% de capacidade do que realmente tem e depois dá nisto. Com a atualização, essa diferença só deverá registar-se a 2 ou 3% de SoC (ou seja, eu acho que se o Filipe tivesse feito a atualização, a 7% teria um diferencial de 300 mV e não 600, porque esses 7% corresponderiam a uma maior voltagem das células). Ruimegas, se vês alguma lógica/ credibilidade nas teorias malmonásticas, toma cuidado e desconfia que o teu carro pare a 5/6% de SoC. Os outros, como têm a atualização bem feita, têm o carro a estimar bem a sua capacidade e só vai parar aos 2%.
Ruimegas, se vais para Évora, vai a 60 km/h. No final da viagem logo vês se da proxima podes ir mais rápido. O teu Leaf, porque tem mais km, ainda deve estar pior que o do Filipe e pode parar a 7% de SoC (ainda por cima num percurso a subir
). Se tivesse uma atualização bem feita, eu confiava no SoC. Assim não confio. De verão, provavelmente dará o SoC correto, mas de inverno não. Tira 5% ao SoC que o carro te dá e correrá tudo bem.
Experiência malmonástica, quase 60.000 km e quase 3 anos de condução elétrica, só não fiquei parado até hoje porque consegui sempre antecipar os problemas. Agora estou a antecipar os dos outros e desejo estar errado.
2º - Esse diferencial elevado só se verifica abaixo dos 20% de SoC.
3º - Na minha opinião, tal situação deverá ser comum a todos os carros de 2011. Nenhum carro de 2011 deverá escapar a um diferencial de 300-400 mV a 7% de SoC. No meu entender deve-se à degradação heterogénea das células. Para mim, é de esperar que ocorra uma degradação diferente das várias células porque elas estão frequentemente a diferentes temperaturas e algumas andam constantemente mais quentes, pela posição que ocupam no pack.
4º - Só o Filipe, o pafi e o mjr nos revelaram tal situação porque mais ninguém, dos carros de 2011, levou o carro a 7% de SoC nos últimos tempos e verificou a voltagem das células nesses valores de SoC. E não, não vos peço para o fazer porque a curiosidade matou a tartaruga.
Por isso, para mim, esta situação enquadra-se na degradação normal, e é isso que a Caetano Power vai dizer.
Também acho que essa diferença de 600 mV que o Filipe registou com 7% de SoC está relacionada com outro facto. O carro deverá estar a determinar mal o SoC, situação que acontece muitas vezes com o meu i-MiEV (eu sei quando acontece). Nessa situação, com essa diferença de voltagem, apesar de ele indicar 7% ele está de facto com menos, talvez 3%. A razão de isto acontecer é que o Leaf do Filipe não fez a atualização e sobreavalia a sua capacidade. Assim, de inverno, o carro acha que tem mais 2 a 4% de capacidade do que realmente tem e depois dá nisto. Com a atualização, essa diferença só deverá registar-se a 2 ou 3% de SoC (ou seja, eu acho que se o Filipe tivesse feito a atualização, a 7% teria um diferencial de 300 mV e não 600, porque esses 7% corresponderiam a uma maior voltagem das células). Ruimegas, se vês alguma lógica/ credibilidade nas teorias malmonásticas, toma cuidado e desconfia que o teu carro pare a 5/6% de SoC. Os outros, como têm a atualização bem feita, têm o carro a estimar bem a sua capacidade e só vai parar aos 2%.
Ruimegas, se vais para Évora, vai a 60 km/h. No final da viagem logo vês se da proxima podes ir mais rápido. O teu Leaf, porque tem mais km, ainda deve estar pior que o do Filipe e pode parar a 7% de SoC (ainda por cima num percurso a subir

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Re: Diário de Bordo Leaf - VETL
Os 200mV do Pafi são normais para o nível de SOC apresentado. No caso do Filipe é importante saber a tensão média e idealmente uma imagem do Leaf spy.
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Re: Diferencial elevado entre células em SOC baixos
Não, não é normal e existe um procedimento no manual de serviço para testar isso. Procura por cell voltage loss inspection. Estou com um dispositivo móvel e não é fácil pesquisar.
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Re: Diário de Bordo Leaf - VETL
Sim, concordo, a tensão média ou a tensão das células poderiam esclarecer a minha suspeita quanto ao cálculo errado do SoC. Na minha ideia, esse cálculo errado acontece devido a não ter feito a atualização, sobrestimando por isso e de inverno, a capacidade da bateria.
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Re: Diferencial elevado entre células em SOC baixos



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Re: Diferencial elevado entre células em SOC baixos
Por exemplo, no caso do pafi (http://www.nissanleafpt.com/viewtopic.p ... 050#p20050) temos:
Vmax = 3.374
Vmed = 3.290
JV= 3.29 - (3.374-3.290)*1.5 = 3.164
Até no caso do pafi há algumas células que por este critério deveriam ser substituídas. Na prática o Vmed é demasiado baixo para esta diferença ser significativa. Provavelmente devem ter redefinido o método para que a Vmed ande por volta dos 3,7V e não apenas abaixo de 3,7V.
Vmax = 3.374
Vmed = 3.290
JV= 3.29 - (3.374-3.290)*1.5 = 3.164
Até no caso do pafi há algumas células que por este critério deveriam ser substituídas. Na prática o Vmed é demasiado baixo para esta diferença ser significativa. Provavelmente devem ter redefinido o método para que a Vmed ande por volta dos 3,7V e não apenas abaixo de 3,7V.
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Re: Diferencial elevado entre células em SOC baixos

Aplicando a mesma fórmula ao meu i-MiEV:
JV = Voltagem média - (Voltagem máxima-Voltagem média)x1,5 = 3,508 - (3,59-3,508)*1,5 = 3,385
A voltagem da célula mais fraca é 3,45, que é maior que o JV, logo passava no exame. Logo isto não deveria ter sido escrito aqui, num tópico de problemas ou avarias. Imaginei desde o início que assim seria, e no do Filipe deve passar-se exatamente a mesma coisa. Já no do pafi, surpreendentemente o resultado é que tem de receber umas 3 células novas




Isto não quer dizer que o meu não tem degradação, quer dizer que a 73 não está assim tão mais degradada que se justifique a sua substituição.
Última edição por Malm em 18 jan 2014, 09:33, editado 1 vez no total.
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Re: Diferencial elevado entre células em SOC baixos
O pafi tem outro screenshot no seu diário de bordo, neste caso com 11,6% de SoC. Neste caso JV=3,710-(3,722-3,710)*1,5= 3,692. Ora ele tem lá as células 1, 7, 12 e 43 abaixo do JV. Confirma-se o problema já identificado a 7% de SoC, agora com voltagens próximas dos 3,7.
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