A Nissan acabou por decidir a troca de toda a bateria.
Dentro de todo o incómodo julgo ter sido a decisão mais lógica.
Bateria nova, aproveitei para fazer a revisão do 1º ano (53 euros).
Como informação a bateria pesa 380 kg.
Após 6 semanas de retrocesso pré-histórico (carro a gasóleo), de novo a gozar o futuro, hoje.
Saudações eléctricas,
Henrique Sánchez

Avaria na bateria - Janeiro 2013
Re: Avaria na bateria - Janeiro 2013
Associado da UVE - Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: www.uve.pt | https://www.facebook.com/uve.pt/
-
- Proprietário Leaf
- Mensagens: 3493
- Registado: 13 jan 2011, 20:27
- Data de fabrico: 15 ago 2012
- Capacidade bateria: 16kWh, 9 Barras
- Localização: Aveiro
Re: Avaria na bateria - Janeiro 2013

Lá se vão as declarações iniciais de que em caso de avaria bastaria trocar apenas os módulos afetados.
Se isso acontecer fora do período de garantia nem quero imaginar...
- mjr
- Administrador do site
- Mensagens: 9926
- Registado: 04 jan 2011, 15:55
- Data de fabrico: 30 mai 2018
- Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
- Localização: Porto
Re: Avaria na bateria - Janeiro 2013
Do ponto de vista do cliente é obviamente melhor a troca de toda a bateria. Fica com a autonomia como novo.
Aqui podem haver vários cenários:
- A Nissan quis ficar com o pack completo para melhor poder analisar o problema.
- o problema era em vários módulos, pelo que ficaria mais barato trocar tudo do que andar a mexer dentro do pack.
- a oficina fez asneira e a única solução foi substituir o pack.
Eu ficou inclinado para a primeira hipótese, até porque foi a própria Nissan a chamar o cliente. Provavelmente já andavam a monitorizar esse pack pelo Carwings há algum tempo.
Aqui podem haver vários cenários:
- A Nissan quis ficar com o pack completo para melhor poder analisar o problema.
- o problema era em vários módulos, pelo que ficaria mais barato trocar tudo do que andar a mexer dentro do pack.
- a oficina fez asneira e a única solução foi substituir o pack.
Eu ficou inclinado para a primeira hipótese, até porque foi a própria Nissan a chamar o cliente. Provavelmente já andavam a monitorizar esse pack pelo Carwings há algum tempo.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
- mikexilva
- Moderador Global
- Mensagens: 1493
- Registado: 06 jan 2011, 00:44
- Data de fabrico: 01 jan 2011
- Capacidade bateria: Metade dos 24Kwh
- Contacto:
Re: Avaria na bateria - Janeiro 2013
Deviam era meter um pack de baterias do LEAF de 2013, que sempre dava mais autonomia
ou será que as baterias são iguais e só muda a efeciencia do resto?

-
- Proprietário Leaf
- Mensagens: 3493
- Registado: 13 jan 2011, 20:27
- Data de fabrico: 15 ago 2012
- Capacidade bateria: 16kWh, 9 Barras
- Localização: Aveiro
Re: Avaria na bateria - Janeiro 2013
O aumento nos números oficiais da autonomia média devem-se à redução de peso a um ganho marginal de eficiência no novo motor e especialmente ao aquecimento com bomba de calor em vez da resistência, que nos testes com aquecimento ligado fazem toda a diferença.mikexilva Escreveu:Deviam era meter um pack de baterias do LEAF de 2013, que sempre dava mais autonomiaou será que as baterias são iguais e só muda a efeciencia do resto?
O pack é o mesmo.
Podiam era ter dado a opção de com o espaço na mala que foi libertado no Leaf de 2013 poder colocar mais umas células extra para quem não se importasse de ficar com a mesmo volume de carga do Leaf V1 aumentando a autonomia.