Lá foi, mais uma vez, o Leaf de reboque para a Caetano Power.
Tudo continua como dantes. Após CR, a mensagem final é "Processo concluído. Problemas com o carregador". Não sei se o carregador do carro se o do posto.
Na semana passada carreguei no mesmo local, e tudo foi normal. A diferença agora, está na minha experiência. Como sei o que me vai acontecer, estaciono na porta de um rentacar e acciono a assistência em viagem.
Claro que me dizem (familiares) para eu não optar pelas CR mas não aceito a sugestão; comprei um carro que as permite. Competirá ao concessionário ultrapassar a situação mas, pelo que vou observando, devem ter receio de pedir ajuda.
Vou criar um plano de "colapsos" até à resolução do problema, por estar convencido que não estou a comprometer a capacidade da bateria...e que a resolução até será simples. Encontrá-la é que será mais difícil para quem percebe pouco do assunto.
Outra das conclusões que estas aventuras me têm proporcionado é a de ter conhecimento de que não é só o meu a ser rebocado. Pelo que me dizem os rebocadores, eles têm assistido outros Leaf e, não são acidentados. Mas se até o Lamborghini do Ronaldo colapsou em pleno centro de Madrid...

Novo colapso
-
- Proprietário Leaf
- Mensagens: 958
- Registado: 05 jun 2011, 14:46
- Data de fabrico: 01 jul 2011
- Capacidade bateria: 47,44, 9 barras
Novo colapso
Nissan Leaf - 7 Julho 2011 - 93 500km em 1 FEV2020 - 40,38 AHr - 8 barras
- mjr
- Administrador do site
- Mensagens: 9926
- Registado: 04 jan 2011, 15:55
- Data de fabrico: 30 mai 2018
- Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
- Localização: Porto
Re: Novo colapso
Que novela! Aposto que há uma série de engenheiros da Nissan / Efacec que gostariam de estudar o problema, mas a informação não chega lá.
A mensagem "Processo concluído. Problemas com o carregador" aparece no carro ou no carregador rápido?
A mensagem "Processo concluído. Problemas com o carregador" aparece no carro ou no carregador rápido?
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
-
- Proprietário Leaf
- Mensagens: 958
- Registado: 05 jun 2011, 14:46
- Data de fabrico: 01 jul 2011
- Capacidade bateria: 47,44, 9 barras
Re: Novo colapso
Sempre no carregador rápido.
Nissan Leaf - 7 Julho 2011 - 93 500km em 1 FEV2020 - 40,38 AHr - 8 barras
- mjr
- Administrador do site
- Mensagens: 9926
- Registado: 04 jan 2011, 15:55
- Data de fabrico: 30 mai 2018
- Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
- Localização: Porto
Re: Novo colapso
Hoje tive um mini colapso. Iniciei a carga no PCR de Vilar de Andorinho e segundo o carregador o carro interrompeu o processo. Insisti algumas vezes mas nunca iniciou a carga. Depois liguei o carro e estacionei mais a frente. Passados 10 minutos liguei o carro novamente mas já não entrou em READY nem fez o som que costuma fazer ao ligar. Uma luz de aviso ficou acesa com o símbolo do carro e uma cruz. Insisti algumas vezes sem sucesso. Quando ia me preparar para desligar o negativo da bateria volto a tentar e... sucesso!
Acho que se não tivesse feito a ultima actualização provavelmente só desligando a bateria auxiliar ao chamando o reboque é que sairia dali.
Suspeito que seja uma fuga qualquer de corrente no PCR que iniciou o processo, mas com este firmware essa já não é uma condição para ficar com o carro bloqueado. Ou então fiz um truque qualquer sem querer ao ligar e desligar o carro.
Acho que se não tivesse feito a ultima actualização provavelmente só desligando a bateria auxiliar ao chamando o reboque é que sairia dali.
Suspeito que seja uma fuga qualquer de corrente no PCR que iniciou o processo, mas com este firmware essa já não é uma condição para ficar com o carro bloqueado. Ou então fiz um truque qualquer sem querer ao ligar e desligar o carro.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
-
- Proprietário Leaf
- Mensagens: 3493
- Registado: 13 jan 2011, 20:27
- Data de fabrico: 15 ago 2012
- Capacidade bateria: 16kWh, 9 Barras
- Localização: Aveiro
Re: Novo colapso
É o raio do Chademo que dá cabo dos carros...



-
- Proprietário Leaf
- Mensagens: 958
- Registado: 05 jun 2011, 14:46
- Data de fabrico: 01 jul 2011
- Capacidade bateria: 47,44, 9 barras
Re: Novo colapso
Fiz ontem o sexto carregamento rápido, após a actualização, e tudo tem decorrido com total normalidade.
Nissan Leaf - 7 Julho 2011 - 93 500km em 1 FEV2020 - 40,38 AHr - 8 barras
Re: Novo colapso

"De que vale conquistar o mundo se nos perdermos pelo caminho"
Montada: Energica Ego / Brammo Empulse R / Scutum / Vectrix / Predator
Montada: Energica Ego / Brammo Empulse R / Scutum / Vectrix / Predator