Diário de Bordo Fluence ZE - AlexMol

Avatar do Utilizador
Flyer
Proprietário Tesla
Mensagens: 1227
Registado: 11 abr 2011, 10:36

Re: Diário de Bordo Fluence ZE - AlexMol

Mensagem por Flyer » 29 fev 2016, 22:59

Esse defeito no isolamento do motor pode impedir o carregamento?
Ex Fluence, now a Zoe and model X - Flyer X

Avatar do Utilizador
alexmol
Proprietário Tesla
Mensagens: 2679
Registado: 29 jan 2015, 22:10
Data de fabrico: 07 set 2019
Capacidade bateria: SR+ ~49kWh
Localização: Tavira
Contacto:

Re: Diário de Bordo Fluence ZE - AlexMol

Mensagem por alexmol » 01 mar 2016, 00:56

Não, impede é mesmo o carro de andar! Carrega normalmente, quando se dá à chave é que vêm os apitos e avisos vermelhos.
Alexandre Moleiro

2019 Tesla Model 3 SR+
🧙🏻‍♂️Gandalf the White
Imagem
Imagem


2018 Kia Soul EV 30kWh
🌈ZX Spectrum
Imagem
Imagem

Avatar do Utilizador
alexmol
Proprietário Tesla
Mensagens: 2679
Registado: 29 jan 2015, 22:10
Data de fabrico: 07 set 2019
Capacidade bateria: SR+ ~49kWh
Localização: Tavira
Contacto:

Re: Diário de Bordo Fluence ZE - AlexMol

Mensagem por alexmol » 15 mar 2016, 22:27

Uma volta grande para levar a bateria de 100% até à descarga total.

Com 89% de SOH já noto a degradação. Fiz no total 158km mas foi necessário a ajuda do Fluence ZE Spy para ir controlando o SOC Real.

Cheguei a casa já com o SOC Real a marcar 0%, a célula mais baixa nos 2.9V e uma energia consumida de 17.5kWh.

Nos últimos metros tentei fazer umas acelerações mas com o SOC tão baixo o carro limita a potência a 16kW. Não sendo um modo tartaruga não dá para fazer ultrapassagens a mais de 40km/h e se apanhasse uma subida muito inclinada seria de facto bastante lento, mas em terreno plano dá para conduzir perfeitamente.

[img]http://i131.photobucket.com/albums/p284 ... mrbm7z.png[/img]
O consumo médio foi de 11kWh/100km

Por algum motivo o SOC do utilizador fica parado nos 1,57% - vou investigar...

[img]http://i131.photobucket.com/albums/p284 ... vvrxhn.png[/img]

As células mais fracas continuam a ser a 58,70 94 e 96.
[img]http://i131.photobucket.com/albums/p284 ... lgynxl.png[/img]


Ficou a dormir com a bateria descarregada e na manhã seguinte avancei para a descarga total, ligando o aquecimento no máximo.

Quando finalmente se desligou estava assim:
[img]http://i131.photobucket.com/albums/p284 ... ejzkot.png[/img]
[img]http://i131.photobucket.com/albums/p284 ... jivjgz.png[/img]

De notar as células mais baixas estarem nos 2,65V!

Outra re-conclusão foi que desde o SOC Real 0% até se desligar ainda foi possível extrair quase 0.9kWh (no ensaio anterior consegui 0.5kWh).

No entanto usar estes 0.5 a 0.9kWh para conduzir é arriscado (seria preciso pé muito muito leve) pois a tensão do pack ou da célula mais baixa podem levar ao desligar do carro de forma imprevista numa aceleração mais brusca.

Espero não precisar muitas vezes de andar a vigiar de forma tão atenta as tensões e valores reportados por entre os apitos constantes da bateria muito fraca, isso sim dá range-anxiety, mas é bom conhecer os limites da máquina.
Alexandre Moleiro

2019 Tesla Model 3 SR+
🧙🏻‍♂️Gandalf the White
Imagem
Imagem


2018 Kia Soul EV 30kWh
🌈ZX Spectrum
Imagem
Imagem

Avatar do Utilizador
Flyer
Proprietário Tesla
Mensagens: 1227
Registado: 11 abr 2011, 10:36

Re: Diário de Bordo Fluence ZE - AlexMol

Mensagem por Flyer » 15 mar 2016, 23:30

Também notei que depois de ele se "apagar" por completo, e de ficar em repouso, ao fim de uma hora consegui voltar a ligá-lo e fazer mais......5 ou 6 metros; ou seja dá para o encostar na berma da estrada.
Ex Fluence, now a Zoe and model X - Flyer X

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9929
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: Diário de Bordo Fluence ZE - AlexMol

Mensagem por mjr » 16 mar 2016, 07:59

Esse pack esta equilibradissimo! 2,68V e ainda indica um SOC acima de 1%, os 0 serão com 2,5V?
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

Avatar do Utilizador
alexmol
Proprietário Tesla
Mensagens: 2679
Registado: 29 jan 2015, 22:10
Data de fabrico: 07 set 2019
Capacidade bateria: SR+ ~49kWh
Localização: Tavira
Contacto:

Re: Diário de Bordo Fluence ZE - AlexMol

Mensagem por alexmol » 17 mar 2016, 09:30

Os 1% é bug da App já que abaixo de 5% de Soc Real é sempre 0 o Soc do utilizador.
Os 2.65 é mesmo quando desliga!
Alexandre Moleiro

2019 Tesla Model 3 SR+
🧙🏻‍♂️Gandalf the White
Imagem
Imagem


2018 Kia Soul EV 30kWh
🌈ZX Spectrum
Imagem
Imagem

Avatar do Utilizador
rfsa000
Proprietário Zoe
Mensagens: 50
Registado: 13 mar 2016, 02:46
Data de fabrico: 06 dez 2015
Capacidade bateria: 65,5 Ah

Re: Diário de Bordo Fluence ZE - AlexMol

Mensagem por rfsa000 » 17 mar 2016, 11:18

alexmol Escreveu:O Fluence fez ontem 1 ano nas minhas mãos.

Foram 9760km de um total anual contratado de 10000km.

A reportar uma avaria que foi reparada dentro da garantia mas que levou a 3 semanas de indisponibilidade da viatura (sem direito a viatura de substituição ou suspensão da mensalidade do aluguer da bateria), o defeito de isolamento no motor eléctrico que obrigou à troca integral do mesmo.

A evolução da bateria tem sido a seguinte:
[img]http://i131.photobucket.com/albums/p284 ... bebhs3.png[/img]

O estado actual é o seguinte:
[img]http://i131.photobucket.com/albums/p284 ... d7gx7q.png[/img]
[img]http://i131.photobucket.com/albums/p284 ... dvhu9s.png[/img]
[img]http://i131.photobucket.com/albums/p284 ... ksivsr.png[/img]
está muito melhor que o canze, ainda por cima agora não aparece o estado da bateria. tens de ajuda-los a melhorar a aplicação. TB devia ter um campo como no leafspy com a diferença entre a célula mais fraca e a mais forte.Parabéns.

Avatar do Utilizador
alexmol
Proprietário Tesla
Mensagens: 2679
Registado: 29 jan 2015, 22:10
Data de fabrico: 07 set 2019
Capacidade bateria: SR+ ~49kWh
Localização: Tavira
Contacto:

Re: Diário de Bordo Fluence ZE - AlexMol

Mensagem por alexmol » 17 mar 2016, 20:00

Está na página da bateria, é o Dif: na imagem anterior está a 13mV
Alexandre Moleiro

2019 Tesla Model 3 SR+
🧙🏻‍♂️Gandalf the White
Imagem
Imagem


2018 Kia Soul EV 30kWh
🌈ZX Spectrum
Imagem
Imagem

Avatar do Utilizador
rfsa000
Proprietário Zoe
Mensagens: 50
Registado: 13 mar 2016, 02:46
Data de fabrico: 06 dez 2015
Capacidade bateria: 65,5 Ah

Re: Diário de Bordo Fluence ZE - AlexMol

Mensagem por rfsa000 » 17 mar 2016, 23:26

sabes pq no canze agora não aparece o % com o estado da bateria?

Avatar do Utilizador
alexmol
Proprietário Tesla
Mensagens: 2679
Registado: 29 jan 2015, 22:10
Data de fabrico: 07 set 2019
Capacidade bateria: SR+ ~49kWh
Localização: Tavira
Contacto:

Re: Diário de Bordo Fluence ZE - AlexMol

Mensagem por alexmol » 18 mar 2016, 08:50

Na versão 1.11 (que tenho instalada no telefone) aparece no ecrã Charging.
Alexandre Moleiro

2019 Tesla Model 3 SR+
🧙🏻‍♂️Gandalf the White
Imagem
Imagem


2018 Kia Soul EV 30kWh
🌈ZX Spectrum
Imagem
Imagem

Responder

Voltar para “Renault Fluence ZE”