
Diário de Bordo Fluence ZE - AlexMol
Re: Diário de Bordo Fluence ZE - AlexMol
Esse defeito no isolamento do motor pode impedir o carregamento?
Ex Fluence, now a Zoe and model X - Flyer X
- alexmol
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Re: Diário de Bordo Fluence ZE - AlexMol
Não, impede é mesmo o carro de andar! Carrega normalmente, quando se dá à chave é que vêm os apitos e avisos vermelhos.
- alexmol
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Re: Diário de Bordo Fluence ZE - AlexMol
Uma volta grande para levar a bateria de 100% até à descarga total.
Com 89% de SOH já noto a degradação. Fiz no total 158km mas foi necessário a ajuda do Fluence ZE Spy para ir controlando o SOC Real.
Cheguei a casa já com o SOC Real a marcar 0%, a célula mais baixa nos 2.9V e uma energia consumida de 17.5kWh.
Nos últimos metros tentei fazer umas acelerações mas com o SOC tão baixo o carro limita a potência a 16kW. Não sendo um modo tartaruga não dá para fazer ultrapassagens a mais de 40km/h e se apanhasse uma subida muito inclinada seria de facto bastante lento, mas em terreno plano dá para conduzir perfeitamente.
[img]http://i131.photobucket.com/albums/p284 ... mrbm7z.png[/img]
O consumo médio foi de 11kWh/100km
Por algum motivo o SOC do utilizador fica parado nos 1,57% - vou investigar...
[img]http://i131.photobucket.com/albums/p284 ... vvrxhn.png[/img]
As células mais fracas continuam a ser a 58,70 94 e 96.
[img]http://i131.photobucket.com/albums/p284 ... lgynxl.png[/img]
Ficou a dormir com a bateria descarregada e na manhã seguinte avancei para a descarga total, ligando o aquecimento no máximo.
Quando finalmente se desligou estava assim:
[img]http://i131.photobucket.com/albums/p284 ... ejzkot.png[/img]
[img]http://i131.photobucket.com/albums/p284 ... jivjgz.png[/img]
De notar as células mais baixas estarem nos 2,65V!
Outra re-conclusão foi que desde o SOC Real 0% até se desligar ainda foi possível extrair quase 0.9kWh (no ensaio anterior consegui 0.5kWh).
No entanto usar estes 0.5 a 0.9kWh para conduzir é arriscado (seria preciso pé muito muito leve) pois a tensão do pack ou da célula mais baixa podem levar ao desligar do carro de forma imprevista numa aceleração mais brusca.
Espero não precisar muitas vezes de andar a vigiar de forma tão atenta as tensões e valores reportados por entre os apitos constantes da bateria muito fraca, isso sim dá range-anxiety, mas é bom conhecer os limites da máquina.
Com 89% de SOH já noto a degradação. Fiz no total 158km mas foi necessário a ajuda do Fluence ZE Spy para ir controlando o SOC Real.
Cheguei a casa já com o SOC Real a marcar 0%, a célula mais baixa nos 2.9V e uma energia consumida de 17.5kWh.
Nos últimos metros tentei fazer umas acelerações mas com o SOC tão baixo o carro limita a potência a 16kW. Não sendo um modo tartaruga não dá para fazer ultrapassagens a mais de 40km/h e se apanhasse uma subida muito inclinada seria de facto bastante lento, mas em terreno plano dá para conduzir perfeitamente.
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O consumo médio foi de 11kWh/100km
Por algum motivo o SOC do utilizador fica parado nos 1,57% - vou investigar...
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As células mais fracas continuam a ser a 58,70 94 e 96.
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Ficou a dormir com a bateria descarregada e na manhã seguinte avancei para a descarga total, ligando o aquecimento no máximo.
Quando finalmente se desligou estava assim:
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De notar as células mais baixas estarem nos 2,65V!
Outra re-conclusão foi que desde o SOC Real 0% até se desligar ainda foi possível extrair quase 0.9kWh (no ensaio anterior consegui 0.5kWh).
No entanto usar estes 0.5 a 0.9kWh para conduzir é arriscado (seria preciso pé muito muito leve) pois a tensão do pack ou da célula mais baixa podem levar ao desligar do carro de forma imprevista numa aceleração mais brusca.
Espero não precisar muitas vezes de andar a vigiar de forma tão atenta as tensões e valores reportados por entre os apitos constantes da bateria muito fraca, isso sim dá range-anxiety, mas é bom conhecer os limites da máquina.
Re: Diário de Bordo Fluence ZE - AlexMol
Também notei que depois de ele se "apagar" por completo, e de ficar em repouso, ao fim de uma hora consegui voltar a ligá-lo e fazer mais......5 ou 6 metros; ou seja dá para o encostar na berma da estrada.
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Re: Diário de Bordo Fluence ZE - AlexMol
Esse pack esta equilibradissimo! 2,68V e ainda indica um SOC acima de 1%, os 0 serão com 2,5V?
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Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
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- alexmol
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Re: Diário de Bordo Fluence ZE - AlexMol
Os 1% é bug da App já que abaixo de 5% de Soc Real é sempre 0 o Soc do utilizador.
Os 2.65 é mesmo quando desliga!
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Re: Diário de Bordo Fluence ZE - AlexMol
está muito melhor que o canze, ainda por cima agora não aparece o estado da bateria. tens de ajuda-los a melhorar a aplicação. TB devia ter um campo como no leafspy com a diferença entre a célula mais fraca e a mais forte.Parabéns.alexmol Escreveu:O Fluence fez ontem 1 ano nas minhas mãos.
Foram 9760km de um total anual contratado de 10000km.
A reportar uma avaria que foi reparada dentro da garantia mas que levou a 3 semanas de indisponibilidade da viatura (sem direito a viatura de substituição ou suspensão da mensalidade do aluguer da bateria), o defeito de isolamento no motor eléctrico que obrigou à troca integral do mesmo.
A evolução da bateria tem sido a seguinte:
[img]http://i131.photobucket.com/albums/p284 ... bebhs3.png[/img]
O estado actual é o seguinte:
[img]http://i131.photobucket.com/albums/p284 ... d7gx7q.png[/img]
[img]http://i131.photobucket.com/albums/p284 ... dvhu9s.png[/img]
[img]http://i131.photobucket.com/albums/p284 ... ksivsr.png[/img]
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Re: Diário de Bordo Fluence ZE - AlexMol
Está na página da bateria, é o Dif: na imagem anterior está a 13mV
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Re: Diário de Bordo Fluence ZE - AlexMol
sabes pq no canze agora não aparece o % com o estado da bateria?
- alexmol
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Re: Diário de Bordo Fluence ZE - AlexMol
Na versão 1.11 (que tenho instalada no telefone) aparece no ecrã Charging.