Página 1 de 5

Apresentação Miguel Quero Um Ioniq

Enviado: 02 set 2017, 00:10
por migle
Boa noite,

Chamo-me Miguel, vivo em Alcochete e estou para comprar um EV.
Sempre escolhi os carros pelo consumo. Tenho um Citroën C1 com 11 anos a pedir para ser trocado por um EV. Na altura, olhava para o Prius, que anunciava a mesma média no ciclo combinado (com a diferença que o Prius a faz com mais frequência).

Em 2014, por um acaso dos diabos, o stand que vendia Corsas GPL de origem estava fechado a um sábado, e o da Toyota mais abaixo estava num dia especial. O vendedor acabou por dizer à minha mulher "e se fosse um híbrido, com mudanças automáticas?" E lá foi... despachámos o fumarento da minha mulher e ficámos com um Yaris HSD.

Depois de semanas na Internet a aprender como funcionava o sistema HSD encontrámos o fórum prius-pt onde fomos perdendo a insegurança de comprar um EV. Rapidamente nos apercebemos que o que fazia sentido para nós era ter um híbrido grande, para deslocações de grandes distâncias com toda a família, e ter um EV para a cidade. O Yaris HSD não encaixava. Quando ela ficou grávida do terceiro filho, trocámos o Yaris por um Prius+ de 7 lugares (não vá o diabo tecê-las).

Então, estamos prontinhos para o EV. Só falta comprá-lo e ver se cabe na garagem ao lado do Prius+. Pensávamos adquiri-lo com o reembolso do IRS deste filho de 2016/17 mas surge antecipadamente a necessidade de eu me deslocar para uma zona de Lisboa fraca em transportes públicos.

Depois de 3 anos e picos a guiar híbridos, adquirimos a maluqueira dos consumos e por isso o modelo que nos parece fazer mais sentido é o Ioniq, apesar de ser maior do que eu gostaria (em tamanho, para mim o ideal era o Zoe, porque já temos um 7 lugares).

Então estamos a ver como vamos conseguir a proeza de comprar este carro que está com produções um bocado baixas para a procura, a nível mundial.
  • Corremos todos os stands, pedimos propostas, e o resultado parece ser que a Hyundai subiu os preços a partir de hoje.
  • Andamos à procura de viaturas de serviço...
  • Ponderamos a importação através de um stand...
  • Gostávamos de ir ali a Espanha e trazer já um, mesmo sem os grandes incentivos do plano MOVEA espanhol. Porém, precisamos de crédito... acho que nem as financeiras espanholas nos dão crédito com um IRS português, nem as portuguesas para ir a um stand espanhol comprar um carro...
E para já é isto...

Re: Apresentação Miguel Quero Um Ioniq

Enviado: 02 set 2017, 12:28
por BrunoAlves
Bem vindo ;)

Há poucas semanas em Coimbra tinham para entrega, entretanto não sei como está agora :(

Re: Apresentação Miguel Quero Um Ioniq

Enviado: 02 set 2017, 16:25
por Fil
Bem vindo Miguel!

Adorei a apresentação!

Para mim, nesta fase do campeonato, o ioniq é claramente o melhor carro preço/qualidade.

O grande problema, é conseguir comprá-los, especialmente em 2a mão e importados.

Espero que o consiga, boa sorte;)

Re: Apresentação Miguel Quero Um Ioniq

Enviado: 02 set 2017, 16:44
por rimsilva
Bem vindo e boa sorte na compra.

Relativamente ao Ioniq no facebook (mobilidade sustentável ou utilizadores mobi.e) há um proprietário que ainda recentemente referiu que havia em stock, na zona de Lisboa (Azeitão, salvo erro).

Pessoalmente era capaz de esperar mais 1 ou 2 meses para ver o efeito no mercado do novo Nissan Leaf, o próprio Ioniq vai ter um sucessor no proximo ano, os preços dos usados ficam cada vez mais baixos, o que permite trocar mais facilmente por outro VE no futuro.

Re: Apresentação Miguel Quero Um Ioniq

Enviado: 02 set 2017, 22:58
por migle
Bem sei, a concorrência ao Ioniq actual é o do próximo ano, com bateria de 46kWh, e o Leaf de 2018 com bateria de 40kWh. Eu vou esperar sim pela próxima quarta-feira para saber as características técnicas do Leaf. Porém, as fotos dão-me a sensação de que não será tão aerodinâmico ainda quanto o Ioniq, apesar de melhorado em relação ao Leaf actual.

Há claramente por aí uma data de Ioniqs com matrícula de Junho. Tanto quanto percebi, foram importados 30. Eu já vi três desses. Um quarto tem DB no fórum prius-pt. Na península de Setúbal (onde fica Azeitão) não há, nem os concessionários querem saber. Acho que ainda faço uma chamadinha telefónica para Coímbra.

Apenas fiquei desiludido com estes preços depois do "brevemente" no site da Hyundai se ter convertido em "37000€" em Agosto, para logo a seguir se converter em "39500€". Parece-me estupidamente próximo do BMW i3.

E depois o Leaf que vai sair está com óptimos preços, tenho uma oferta para um Tekna vermelho por 32500€. Pensei que ia ver o Ioniq mais barato.

Mas agora já vi os números das vendas a nível mundial... Acho que todos os fabricantes estão muito atrás de conseguirem satisfazer a procura por VEs.

Re: Apresentação Miguel Quero Um Ioniq

Enviado: 03 set 2017, 00:44
por rimsilva
migle Escreveu:Há claramente por aí uma data de Ioniqs com matrícula de Junho. Tanto quanto percebi, foram importados 30. Eu já vi três desses. Um quarto tem DB no fórum prius-pt. Na península de Setúbal (onde fica Azeitão) não há, nem os concessionários querem saber. Acho que ainda faço uma chamadinha telefónica para Coímbra.
Já confirmei, era Hyundai em Algueirão.
migle Escreveu:Apenas fiquei desiludido com estes preços depois do "brevemente" no site da Hyundai se ter convertido em "37000€" em Agosto, para logo a seguir se converter em "39500€". Parece-me estupidamente próximo do BMW i3.
Talvez procurando pela Alemanha possa surgir algo interessante usado.
migle Escreveu:E depois o Leaf que vai sair está com óptimos preços, tenho uma oferta para um Tekna vermelho por 32500€.
Outra boa opção, por isso referi o lançamento do novo, que poderá ajudar a baixar o preço do actual a curto prazo... já para não falar nos usados.

Re: Apresentação Miguel Quero Um Ioniq

Enviado: 03 set 2017, 09:59
por migle
Ok, obrigado, Algueirão é Caetano Energy, já tenho um contacto, ainda não sei todos os carros que há.

No Autoscout, encontramos na Alemanha carros de serviço com pack pele por 32 mil. São 5 mil de diferença, e o incentivo do estado reduz esta diferença para metade. Sem pack pele, 29 mil, mantém-se os 5000/5500€ de diferença. E uma das pessoas que costuma importar ainda não me respondeu à MP (noutro fórum). Mas se fosse chegar lá, comprar o carro e trazer, bem que eu gostava... (não é: preciso de crédito)

O Leaf antigo está bem apetecível. Embora o Ioniq pareça ter mais equipamento (ajudas à condução), a verdade é que o Leaf tem dois pontos a mais, que para mim são mais importantes: a câmara de 360 para meter o carro na garagem, e o controlo remoto pela aplicação.... Neste aspecto, o Ioniq parece um atraso...

Por outro lado, depois de ter tido um Yaris e ter ficado com inveja das médias dos Prius em AE, ter tido que passar para o Prius+ que é muito menos aerodinâmico por causa dos 7 lugares, agora optar por um carro que apesar do design estravagante sugerir que é muito aerodinâmico, na realidade não é... ia ser uma pedra no sapato... é que eu tenho de fazer a Vasco da Gama. Um carro que gasta menos, também carrega mais quilómetros em menos tempo...

Nos VE, isto é muito mais importante do que nos carros a gasolina. Que importa a aerodinâmica num carro a gasolina? O carro gasta só porque o motor está a bombar ar. A aerodinâmica vai pesar quê? 0,3l/100km em 7l/km?

Como os VEs são eficientes, quase toda a energia gasta vai ser despendida no movimento, a conversa é diferente: a aerodinâmica vai pesar uns 50% do consumo do carro, e a diferença entre 0,24 e os 0,29 do Leaf significa que o Leaf gasta mais 20%, isto se o Cd do modelo real que circula na estrada não for os 0,31 indicados por alguns testes independentes.

Re: Apresentação Miguel Quero Um Ioniq

Enviado: 03 set 2017, 12:46
por BrunoAlves
Esses negócios na Alemanha não são bem assim, eu também tenho andado em cima do mercado de usados lá fora...
1- não há, boa parte deles são para entregar daqui a uns meses. Tenho colegas na Alemanha que fizeram uns telefonemas para mim e os resultados foram todos iguais
2- esse valor normalmente inclui incentivos estatais que faz com que o carro não possa ser exportado antes de algum tempo após matrícula.
3- atenção aos km do carro. Menos de 6 meses e menos de 6000km tens de pagar IVA cá.

Boas pesquisas ;)

Re: Apresentação Miguel Quero Um Ioniq

Enviado: 03 set 2017, 12:50
por BrunoAlves
Em relação à vantagem da eficiência do ioniq, com o devido respeito (porque não tenho nada a ver com isso claro), uma vez que vais comprar a crédito, o que pagas a menos de juros para comprar um Leaf importado dá-te para muito tempo de electricidade para cobrir o "desperdício da menor eficiência"...

Re: Apresentação Miguel Quero Um Ioniq

Enviado: 03 set 2017, 13:26
por jasmim
migle Escreveu:
O Leaf antigo está bem apetecível. Embora o Ioniq pareça ter mais equipamento (ajudas à condução), a verdade é que o Leaf tem dois pontos a mais, que para mim são mais importantes: a câmara de 360 para meter o carro na garagem, e o controlo remoto pela aplicação.... Neste aspecto, o Ioniq parece um atraso...
O ioniq tem sensores à frente e atrás e câmara traseira para contornar a falta de câmara a 360º.