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Apresentação
Enviado: 19 jun 2016, 13:56
por ACP
Boas tardes, chamo-me Anselmo e sou de Ovar.
Estou neste preciso momento a finalizar as negociações, após ter lido imenso e já há imenso tempo neste vosso forum, do meu primeiro veículo eléctrico. Depois festa pesquisa estou tentado a optar por o Nissan Leaf visia + branco 24 kw. Como faço diariamente 140 km em pequenos trajectos sem contudo ter hipótese de cargas intermédias, presumo ser este o veículo com melhor rácio preço/economia.
Agradecia comentários a esta escolha pois está semana tenciono assinar contrato de aquisição.
Obrigado desde já a todos.
Re: Apresentação
Enviado: 19 jun 2016, 14:22
por BrunoAlves
Olá é bem vindo
140km são possíveis com uma carga do Leaf mas é muito à justa, com muito controlo daquele pedal do lado direito
São muitos km, eu sugeria-te o de 30kWh para andares mais descansado.
Edit: em termos de poupança é o melhor negócio que podes fazer. Acima de 30k km/ano a poupança é brutal.
Também podes esperar mais algum tempo, vão começar a aparecer negócios para importados de 30kWh mais mês menos mês

Re: Apresentação
Enviado: 19 jun 2016, 14:38
por jasmim
Muito bem vindo!

Re: Apresentação
Enviado: 19 jun 2016, 14:51
por tuela
Bem vindo ao fórum! Como os colegas dizem 140 km é justo a não ser que seja tudo pela zona de Ovar em que é tudo em plano.
Re: Apresentação
Enviado: 19 jun 2016, 15:02
por mjr
Bem vindo!
É como dizem, os 140km são muito à justa para o de 24kW.h sem cargas pelo meio. É claramente possível, mas no Inverno e com a inevitável degradação do pack irá ser progressivamente mais difícil. O de 30kW.h seria o mais recomendável, mas claro que é mais caro... Por outro lado, com 140km por dia vais acumular km muito rapidamente. Estamos a falar em 40-50 mil km por ano, certo? A poupança mensal relativamente a um CI será brutal.
Não tens mesmo maneira de carregar algo pelo meio? Nem que fosse 1 hora, já fazia muito diferença.
Re: Apresentação
Enviado: 19 jun 2016, 15:06
por Fil
Bem vindo!
Sou da mesma opinião, vale a pena o esforço para o de 30kWh, e com o número de klms que vai fazer, paga-o rapidamente. Fica também com 8 anos de garantia ou 160 mil klms, o que é um descanso suplementar.
Re: Apresentação
Enviado: 19 jun 2016, 16:10
por ACP
Obrigado a todos, as minhas deslocações são maioritariamente por Ovar, e analisando ao minhas deslocações diárias presumo que irafazer cerca de 30k ano. Ao optar por o visia + permite-me manter o meu CI para outros voos, daí por isso ter declinado logo o de 30 kw com o nível acenta, que a meu ver pouco acrescenta em relação ao visia +.
Como me deram um para test drive de meio dia e nos 100 km que percorri consegui um consumo médio de 12kw/100, presumo que o de 24 kw vai ser folgado. Claro que isto foi com o meu pé certinho

, pois quando o foi entregar a minha esposa pediu para ser ela a conduzir e só se via a média a subir em flecha

.
Re: Apresentação
Enviado: 19 jun 2016, 16:33
por ricardot
ACP Escreveu:Obrigado a todos, as minhas deslocações são maioritariamente por Ovar, e analisando ao minhas deslocações diárias presumo que irafazer cerca de 30k ano. Ao optar por o visia + permite-me manter o meu CI para outros voos, daí por isso ter declinado logo o de 30 kw com o nível acenta, que a meu ver pouco acrescenta em relação ao visia +.
Como me deram um para test drive de meio dia e nos 100 km que percorri consegui um consumo médio de 12kw/100, presumo que o de 24 kw vai ser folgado. Claro que isto foi com o meu pé certinho

, pois quando o foi entregar a minha esposa pediu para ser ela a conduzir e só se via a média a subir em flecha

.
O meu está à quase 8milkms com media de 11.7kwh/100 , dá para fazer os 140kms mas tem se ser sem grandes pressas .
É a melhor aposta para fazer estes kms diarios embora o de 30kwh desse para andar mais descontraído.
Re: Apresentação
Enviado: 19 jun 2016, 23:41
por BrunoAlves
Agora já no computador, vou completar um bocadinho a minha resposta.
Acho honestamente que o Visia não é o modelo acertado para ti. Um eléctrico sim, sem dúvida, mas esse modelo em particular não.
Antes do carro propriamente dito, tens de preparar a tua casa. Quer compres o Leaf de 24kWh ou o de 30kWh, ou até outro eléctrico qualquer - até um Tesla

- tens de garantir que consegues disponibilizar corrente suficiente para a carga diária que necessitas e que é significativa. Para isso (e para poupares significativamente) deves ter pelo menos 6,9kVA de potência contratada com bi-horário e uma tomada devidamente cablada que permita debitar perto dos 30A que essa potência contratada te permite.
Porque é que o Visia não é o modelo acertado para ti?
- Irás esgotar uma bateria completa por dia (ou muito perto)
- Tanto quanto sei (alguém que me corrija p.f.) o Visia só tem carregador de 3,3kW (16A max)
- O EVSE que o carro traz (10A) leva-te ~~12h para um carregamento completo (que vais precisar de fazer quase todos os dias...), pelo que tens de pensar em ter um EVSE de maior capacidade. Mas se o carro só aceita 3,3kW então "pouco" ganhas.
Julgo honestamente que devias procurar um VE com maior capacidade de baterias do que o Leaf de 24kWh e
principalmente que suporte carregamentos mais rápidos que o Visia permite.