- Qual a duração em anos (aceitável) das baterias de um veiculo destes? (Leaft, Peugeout)
Em geral, dos veículos actuais, podes considerar que sobrevive ao carro. Claro que vais perdendo autonomia mas, por exemplo num Leaf 24kWh MK2, com o ritmo de degradação que se vai conhecendo, daqui a 10 anos ainda fazes 100km. No caso dos clones, há o caso do Malm que é pioneiro no uso do micro ondas

mas mesmo assim ainda faz uso muito normal dele.
- O que faz mais a bateria perder mais capacidade? (Km ou tempo)
Tempo e temperatura média
- Qual o preço de substituição das ditas baterias nesses veículos?
No Leaf à volta de 7000€ pelo que se vai conhecendo, no clones 17.000

Não valerá a pena pensar nisso pelo menos na geração actual do Leaf
- Há hipótese de meter baterias com mais capacidade? (quando a substituição)
Em alguns carros sim (zoe, i3 pelo menos), nos clones não porque já não se fazem, nos Leaf oficialmente também não (ainda que se espere que apareçam soluções "aftermarket" para iss). O preço vai ser sempre pouco convidativo (no i3 são 10.000€ ou lá o que era). No futuro (quando o teu carro eventualmente precisasse de uma bateria nova) ninguém sabe o que aí virá. MAis uma vez, não penses muito nisso
- Porque não há (acho eu) algum kit fotovoltaico para meter no tejadilho destes veículos?
Porque o que um painel isolado gera é ridículo quando comparado com a capacidade da bateria, além de feio e frágil

Parado eventualmente podias conseguir gerar alguma energia, mas tu precisas de autonomia é em viagem e, nos intervalos entre cargas, não ias gerar nada que se fizesse sentir. Para carregar parado, mais vale encontrar um posto que te faça a carga e, espera-se, que te alimente de energia gerada através de muitos painéis ou outra renovável
