Peço desculpa pelo off-topic, mas a conversar é que a gente se entende.
Orlando Escreveu:brigado pela dica da extensão.
Ensinar a missa ao vigário.
Orlando Escreveu:Qualquer CI é um elétrico....e tem bateria...de arranque, fora os outros motores todos elétricos internos que entalam os dedos.
Olhe que não Dr., olhe que não. Qualquer CI é um híbrido. Para ser eléctrico teria de poder ser ligado à tomada e percorrer pelo menos 25 km em modo 100% eléctrico.
Orlando Escreveu:Mas eu percebo o teu ponto de vista, que para ti é a tua realidade.
Minha e a de muitos outros. Por motivos profissionais não me posso dar ao luxo de esperar 1h para que um PCR fique livre. Quando puder ter um BEV que tenha autonomia q.b. para o previsto e o imprevisto, nessa altura deixarei o EREV de parte. Até lá não quero ter dois carros e quero que o meu carro:
- seja eléctrico;
- me possa levar a qualquer lado;
- esteja sempre pronto;
- nunca, em situação alguma, me possa "entalar";
Orlando Escreveu:Mas quando tento evangelizar alguém, explico bem que eles são para carregar em casa e não ser um parasita da rede.
Uso termos diferentes, mas digo o mesmo.
Orlando Escreveu:O ficar entalado é um medo natural, perfeitamente natural.
A título pessoal, teria 0 problemas em ter de passar 10 horas agarrado a uma tomada de 6 amperes para poder seguir viagem ou até mesmo de ter de ir de reboque. Um pouco de aventura faz sempre bem para quebrar a monotonia.

Trabalhando na área em que trabalho e estando on-call 24/7, não é uma possibilidade.
Orlando Escreveu:O meu mobi-e mais perto de minha casa fica a 15kms de casa e está avariado há 5 anos. Nunca tive mobi-e junto do trabalho.
No meu caso, fica um pouco mais perto, mas vai dar ao mesmo. Não vou estar a deixar o carro a 6 ou 7 km de casa só para aproveitar borlas. Nunca fui muito de borlas.
Orlando Escreveu:E tenho 1 VE puros há pelo menos 10 anos.
Parabéns por seres pioneiro. E há quantos anos não tens 1 CI, ou quando foi a última vez que conduziste 1 (mesmo que alugado)?
Orlando Escreveu:Ah, eu carrego em casa e só utilizo a rede em viagem.
Somos dois. Desde 22/07/2016 (primeira utilização MOBI.E) até hoje, realizei 21 carregamentos (7 dos quais foram na semana passada e só porque fiz questão de correr os PCRs todos por onde passei.

).
Orlando Escreveu:Talvez seja eu aqui que não perceba o conceito de mobilidade elétrica.
Não me parece que não o percebas. Apenas talvez te tenhas esquecido de que nem todos poderão partilhar do mesmo "conceito". Se eu e tu podemos carregar (e carregamos) em casa, a maioria da população em Portugal não o pode fazer. Há quem esteja 100% dependente dos postos públicos. São parasitas?
Se te posso apontar um "defeito" não é certamente o não defenderes a mobilidade eléctrica mas sim o de teres o hábito de colocares tudo em termos de "preto ou branco", "tudo ou nada", "8 ou 80".
Orlando Escreveu:Vou ter que voltar aos bons velhos tempos de ida de mota para Algarve, Mangualde, etc....e pedir tomadas aos restaurantes. Nada do outro mundo.
Respeito que o faças e não critico mas, tirando situações muito excepcionais, não concordo com ter de andar a pedir tomadas em restaurantes e discordo completamente em andar a roubar electricidade nas casas de banho, como vejo muitas vezes ser sugerido por aqui.
Orlando Escreveu:Por isso, numa entrevista da rádio dizia eu já há uns 3 anos que tenho um elétrico porque sou maluco. Agora afirmo mesmo: maluco da cabeça.

Não menosprezando a tua maluquice, acho que vou mais à frente.
Um abraço.