Diario de Bordo - ICEM4N - ION

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Re: Diario de Bordo - ICEM4N - ION

Mensagem por ICEM4N » 23 ago 2015, 17:21

Uma questão.
Acabei de fazer 40km, caso amanhã por ex faça apenas 30,devo carregar hoje ou esperar para amanhã pois o carregamento de hoje aquece as baterias e amanha volto a aquecer... Sei que posso arrefecer as baterias mas gostaria de saber qual a melhor estratégia. Sendo que prefiro estar sempre com o carro carregado
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Re: Diario de Bordo - ICEM4N - ION

Mensagem por lmlr » 23 ago 2015, 17:41

Eu sempre que tenho uma remota possibilidade de vir a precisar de carga, carrego.

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VETL
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Re: Diario de Bordo - ICEM4N - ION

Mensagem por VETL » 23 ago 2015, 17:43

ICEM4N Escreveu:Uma questão.
Acabei de fazer 40km, caso amanhã por ex faça apenas 30,devo carregar hoje ou esperar para amanhã pois o carregamento de hoje aquece as baterias e amanha volto a aquecer... Sei que posso arrefecer as baterias mas gostaria de saber qual a melhor estratégia. Sendo que prefiro estar sempre com o carro carregado
Os meus 5 cêntimos:
Estar sempre com o carro carregado é um erro.
Deves programar o carregamento para que termine antes de sair de casa.
E a 100%, só se for mesmo necessário...
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Malm
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Re: Diario de Bordo - ICEM4N - ION

Mensagem por Malm » 23 ago 2015, 19:16

Eu se hoje terminar o dia com 30% e amanhã souber que só gasto 10%, não o ponho à carga. Só carrega amanhã dos 20% aos "falsos" 100%. Isto porque só a partir da meia-noite a energia é mais barata, e para o carregar tem de ser de noite. Como é muito mais prático carregar na garagem do que na rua, o mais provável era ter de passar a noite na garagem, e pode perder-se uma noite fresca. E eu não quero perder por nada uma noite fresca.

Já ao domingo é diferente, carrego na garagem dos 30% aos 60% das 7 às 8:30 da tarde e rua com ele. Isto por que ao domingo a tarifa é a metade do preço todo o dia.

Sinceramente, as noites frescas poderão até contribuir mais para manter a degradação baixa do que tudo o resto. Ao contrário do Sol, o luar faz-lhes muito bem.
Entre um pack ainda mais fresco e um habitáculo tórrido, a escolha que faço é abrir as janelas.

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Re: Diario de Bordo - ICEM4N - ION

Mensagem por ICEM4N » 23 ago 2015, 19:29

Malm Escreveu:Eu se hoje terminar o dia com 30% e amanhã souber que só gasto 10%, não o ponho à carga. Só carrega amanhã dos 20% aos "falsos" 100%. Isto porque só a partir da meia-noite a energia é mais barata, e para o carregar tem de ser de noite. Como é muito mais prático carregar na garagem do que na rua, o mais provável era ter de passar a noite na garagem, e pode perder-se uma noite fresca. E eu não quero perder por nada uma noite fresca.

Já ao domingo é diferente, carrego na garagem dos 30% aos 60% das 7 às 8:30 da tarde e rua com ele. Isto por que ao domingo a tarifa é a metade do preço todo o dia.

Sinceramente, as noites frescas poderão até contribuir mais para manter a degradação baixa do que tudo o resto. Ao contrário do Sol, o luar faz-lhes muito bem.
Concordo contigo no carregamento mas não deixo é o carro cá fora..... Não estou em tábua.... Aqui é a capital dos roubos de carros. Qualquer coisa serve para eles.
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Re: Diario de Bordo - ICEM4N - ION

Mensagem por ICEM4N » 23 ago 2015, 19:30

Malm estou a pensar ir de Valongo à régua.
Parece que é percurso semelhante ao teu para Aveiro.
Faço bem estes km? São 86km

[img]http://i.imgur.com/m5H2MTG.png[/img]
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Re: Diario de Bordo - ICEM4N - ION

Mensagem por Malm » 23 ago 2015, 19:36

ICEM4N Escreveu:
Malm Escreveu:Eu se hoje terminar o dia com 30% e amanhã souber que só gasto 10%, não o ponho à carga. Só carrega amanhã dos 20% aos "falsos" 100%. Isto porque só a partir da meia-noite a energia é mais barata, e para o carregar tem de ser de noite. Como é muito mais prático carregar na garagem do que na rua, o mais provável era ter de passar a noite na garagem, e pode perder-se uma noite fresca. E eu não quero perder por nada uma noite fresca.

Já ao domingo é diferente, carrego na garagem dos 30% aos 60% das 7 às 8:30 da tarde e rua com ele. Isto por que ao domingo a tarifa é a metade do preço todo o dia.

Sinceramente, as noites frescas poderão até contribuir mais para manter a degradação baixa do que tudo o resto. Ao contrário do Sol, o luar faz-lhes muito bem.
Concordo contigo no carregamento mas não deixo é o carro cá fora..... Não estou em tábua.... Aqui é a capital dos roubos de carros. Qualquer coisa serve para eles.
Aqui é mais fácil assaltarem-me dentro da garagem do que fora. A prática já demonstrou.
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Re: Diario de Bordo - ICEM4N - ION

Mensagem por Malm » 23 ago 2015, 19:43

Não podias ter arranjado trajeto mais manhoso. É que a pico de altitude é pouco antes do final da viagem. No meu trajeto a subida é de apenas 440 metros. Vais chegar ao topo da subida com umas duas barras. É isso que conta, é chegar ao topo da subida, porque no resto da viagem é só lucro. Essa subida de 800 metros limpa muita barra, umas 6.
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Re: Diario de Bordo - ICEM4N - ION

Mensagem por Malm » 23 ago 2015, 19:52

VETL Escreveu:
ICEM4N Escreveu:Uma questão.
Acabei de fazer 40km, caso amanhã por ex faça apenas 30,devo carregar hoje ou esperar para amanhã pois o carregamento de hoje aquece as baterias e amanha volto a aquecer... Sei que posso arrefecer as baterias mas gostaria de saber qual a melhor estratégia. Sendo que prefiro estar sempre com o carro carregado
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Estar sempre com o carro carregado é um erro.
Deves programar o carregamento para que termine antes de sair de casa.
E a 100%, só se for mesmo necessário...
O meu a 100% tb nunca está. Primeiro porque 100% seria carregar todas as células até aos 4,2V, e o carro num carregamento nunca me deixa. Ele, chegando as células a 4,1V, seja carregamento lento ou rápido, não aceita mais, logo por aí aos 100% nunca chega (apesar de me indicar 100% de SoC). Mas nivela-as muito bem a 4,1 V, por isso até o deixo muitas vezes ele por lá andar. Mas há mais, ele muitas vezes nem aos 4,1V leva as células num carregamento completo, fica-se pelos 4,08 V, ou ainda menos. Desta forma, apesar de ele me dizer que fez um carregamento até falsos 100%, nem a esses falsos 100% chegou. Por isso é vulgar o carro aceitar carga após terminar um carregamento, tendo já observado correções de falsos 100% de SoC para também falsos 96% (na realidade ele estará com uns 90%) de SoC após iniciar um segundo carregamento.

Por isso, considero esse cuidado de só carregar até 80% algo que não faz sentido.

Isto é como se tivéssemos um copo que leva 100 ml até ao topo mas 5 mm abaixo tem um furo. Por mais que tentemos encher o copo até ao topo não vamos conseguir porque atingindo os 95 ml a água começa a sair pelo furo. No meu caso, com a factor adicional de ele muitas vezes me colocar o furo mais abaixo.
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Re: Diario de Bordo - ICEM4N - ION

Mensagem por ICEM4N » 23 ago 2015, 22:59

Malm, já procuraste pelo controlo remoto do. Imiev?
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