Diario de Bordo - ICEM4N - ION
-
- Proprietário Ion
- Registado: 26 ago 2012, 02:38
- Data de fabrico: 20 set 2011
- Capacidade bateria: 40.8Ah
Re: Diario de Bordo - ICEM4N - ION
Uma questão.
Acabei de fazer 40km, caso amanhã por ex faça apenas 30,devo carregar hoje ou esperar para amanhã pois o carregamento de hoje aquece as baterias e amanha volto a aquecer... Sei que posso arrefecer as baterias mas gostaria de saber qual a melhor estratégia. Sendo que prefiro estar sempre com o carro carregado
Acabei de fazer 40km, caso amanhã por ex faça apenas 30,devo carregar hoje ou esperar para amanhã pois o carregamento de hoje aquece as baterias e amanha volto a aquecer... Sei que posso arrefecer as baterias mas gostaria de saber qual a melhor estratégia. Sendo que prefiro estar sempre com o carro carregado
Peugeot Ion 22000km desde 08-2015
-
- Proprietário Leaf
- Registado: 11 out 2012, 12:31
- Data de fabrico: 01 jan 2011
- Capacidade bateria: 65,5 Ah
Eu sempre que tenho uma remota possibilidade de vir a precisar de carga, carrego.
- VETL
- Proprietário Leaf
- Registado: 03 jul 2013, 13:50
- Data de fabrico: 27 jan 2017
- Capacidade bateria: 73,25AHr 12B (30kWh)
Os meus 5 cêntimos:ICEM4N Escreveu:Uma questão.
Estar sempre com o carro carregado é um erro.
Deves programar o carregamento para que termine antes de sair de casa.
E a 100%, só se for mesmo necessário...
=> Automóvel Eléctrico
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets
=> Aquecimento central a Pelets
- Registado: 06 ago 2011, 15:38
- Data de fabrico: 31 mar 2011
Eu se hoje terminar o dia com 30% e amanhã souber que só gasto 10%, não o ponho à carga. Só carrega amanhã dos 20% aos "falsos" 100%. Isto porque só a partir da meia-noite a energia é mais barata, e para o carregar tem de ser de noite. Como é muito mais prático carregar na garagem do que na rua, o mais provável era ter de passar a noite na garagem, e pode perder-se uma noite fresca. E eu não quero perder por nada uma noite fresca.
Já ao domingo é diferente, carrego na garagem dos 30% aos 60% das 7 às 8:30 da tarde e rua com ele. Isto por que ao domingo a tarifa é a metade do preço todo o dia.
Sinceramente, as noites frescas poderão até contribuir mais para manter a degradação baixa do que tudo o resto. Ao contrário do Sol, o luar faz-lhes muito bem.
Já ao domingo é diferente, carrego na garagem dos 30% aos 60% das 7 às 8:30 da tarde e rua com ele. Isto por que ao domingo a tarifa é a metade do preço todo o dia.
Sinceramente, as noites frescas poderão até contribuir mais para manter a degradação baixa do que tudo o resto. Ao contrário do Sol, o luar faz-lhes muito bem.
Entre um pack ainda mais fresco e um habitáculo tórrido, a escolha que faço é abrir as janelas.
-
- Proprietário Ion
Concordo contigo no carregamento mas não deixo é o carro cá fora..... Não estou em tábua.... Aqui é a capital dos roubos de carros. Qualquer coisa serve para eles.Malm Escreveu:Eu se hoje terminar o dia com 30% e amanhã souber que só gasto 10%, não o ponho à carga. Só carrega amanhã dos 20% aos "falsos" 100%. Isto porque só a partir da meia-noite a energia é mais barata, e para o carregar tem de ser de noite. Como é muito mais prático carregar na garagem do que na rua, o mais provável era ter de passar a noite na garagem, e pode perder-se uma noite fresca. E eu não quero perder por nada uma noite fresca.
-
- Proprietário Ion
Malm estou a pensar ir de Valongo à régua.
Parece que é percurso semelhante ao teu para Aveiro.
Faço bem estes km? São 86km
[img]http://i.imgur.com/m5H2MTG.png[/img]
Parece que é percurso semelhante ao teu para Aveiro.
Faço bem estes km? São 86km
[img]http://i.imgur.com/m5H2MTG.png[/img]
- Malm
- Proprietário i-MiEV
Aqui é mais fácil assaltarem-me dentro da garagem do que fora. A prática já demonstrou.ICEM4N Escreveu:Concordo contigo no carregamento mas não deixo é o carro cá fora..... Não estou em tábua.... Aqui é a capital dos roubos de carros. Qualquer coisa serve para eles.Malm Escreveu:Eu se hoje terminar o dia com 30% e amanhã souber que só gasto 10%, não o ponho à carga. Só carrega amanhã dos 20% aos "falsos" 100%. Isto porque só a partir da meia-noite a energia é mais barata, e para o carregar tem de ser de noite. Como é muito mais prático carregar na garagem do que na rua, o mais provável era ter de passar a noite na garagem, e pode perder-se uma noite fresca. E eu não quero perder por nada uma noite fresca.
Entre um pack ainda mais fresco e um habitáculo tórrido, a escolha que faço é abrir as janelas.
- Malm
- Proprietário i-MiEV
Não podias ter arranjado trajeto mais manhoso. É que a pico de altitude é pouco antes do final da viagem. No meu trajeto a subida é de apenas 440 metros. Vais chegar ao topo da subida com umas duas barras. É isso que conta, é chegar ao topo da subida, porque no resto da viagem é só lucro. Essa subida de 800 metros limpa muita barra, umas 6.
- Malm
- Proprietário i-MiEV
O meu a 100% tb nunca está. Primeiro porque 100% seria carregar todas as células até aos 4,2V, e o carro num carregamento nunca me deixa. Ele, chegando as células a 4,1V, seja carregamento lento ou rápido, não aceita mais, logo por aí aos 100% nunca chega (apesar de me indicar 100% de SoC). Mas nivela-as muito bem a 4,1 V, por isso até o deixo muitas vezes ele por lá andar. Mas há mais, ele muitas vezes nem aos 4,1V leva as células num carregamento completo, fica-se pelos 4,08 V, ou ainda menos. Desta forma, apesar de ele me dizer que fez um carregamento até falsos 100%, nem a esses falsos 100% chegou. Por isso é vulgar o carro aceitar carga após terminar um carregamento, tendo já observado correções de falsos 100% de SoC para também falsos 96% (na realidade ele estará com uns 90%) de SoC após iniciar um segundo carregamento.VETL Escreveu:Os meus 5 cêntimos:ICEM4N Escreveu:Uma questão.
Estar sempre com o carro carregado é um erro.
Deves programar o carregamento para que termine antes de sair de casa.
E a 100%, só se for mesmo necessário...
Por isso, considero esse cuidado de só carregar até 80% algo que não faz sentido.
Isto é como se tivéssemos um copo que leva 100 ml até ao topo mas 5 mm abaixo tem um furo. Por mais que tentemos encher o copo até ao topo não vamos conseguir porque atingindo os 95 ml a água começa a sair pelo furo. No meu caso, com a factor adicional de ele muitas vezes me colocar o furo mais abaixo.
-
- Proprietário Ion
Malm, já procuraste pelo controlo remoto do. Imiev?