
Ion apos carregamento de 100%
- pnunes
- Proprietário Leaf
- Mensagens: 902
- Registado: 01 dez 2011, 11:34
- Data de fabrico: 30 mar 2015
- Capacidade bateria: 65,5 Ah 12 Barras
Re: Ion apos carregamento de 100%
OK, tem lógica, se é em garantia é deles. Obrigado pela info.FullElectric Escreveu:Também coloquei essa questão, mas querem ficar com a velha pois como é uma troca em garantia e estes carros estão a ter um seguimento apertado de análise pelo fabricante, a bateria volta para a reengenharia.pnunes Escreveu: ...Como procede a citroen relativamente á troca da bateria, fica com ela ou o cliente etm opção de a comprar?
VE Nissan Leaf
Microprodução Fotovoltaico 9,1kwp
AutoConsumo Fotovoltaico 11kwp
Micro Hidrica (max)1,5kw
AQC+AQS Biomassa Sólida
40 Tubos de Vácuo
Flukso FLM03E online
Emoncms online
PVOutput online
Microprodução Fotovoltaico 9,1kwp
AutoConsumo Fotovoltaico 11kwp
Micro Hidrica (max)1,5kw
AQC+AQS Biomassa Sólida
40 Tubos de Vácuo
Flukso FLM03E online
Emoncms online
PVOutput online
- Malm
- Proprietário i-MiEV
- Mensagens: 3529
- Registado: 06 ago 2011, 15:38
- Data de fabrico: 31 mar 2011
- Localização: Tábua
Re: Ion apos carregamento de 100%
Depois de tomar conhecimento do teu caso, vou também tentar acionar a garantia do meu. Tenho muito mais a ganhar que a perder. Seria burro em não tentar. E também tenho os meus trunfos na manga. Obrigado por teres partilhado aqui o teu caso. A tua informação foi decisiva na minha decisão.FullElectric Escreveu:Se o dizes não discuto, não tenho um iMiev.Malm Escreveu:Gostaria que me explicasses melhor porque achas que tenho direito a uma bateria nova em folha por ter 34 Ah. Nunca a Mitsubishi referiu que substituiria a bateria se tivesse menos de 30% da capacidade ao fim de 5 anos, ao contrário do que acontece com o Leaf. Talvez conseguisse convencê-los se notasse uma perda em 30% da autonomia, mas essa não é a realidade.
No meu Mitsubishi (Citroen Czero) a garantia está assumida 70% até 5 anos ou 100.000km e penso que no Ion é igual. Ao abrigo disso, a marca vai trocar a bateria no meu C0, pois estava com 34,2Ah quando accionei a garantia estava com 97.000 km.
A troca já está assumida, só estou a aguardar que chegue a bateria nova ao concessionário Citroen para levar lá o carro para a troca.
Só espero é não me dar mal com a nova bateria, caso consiga que ma troquem. É que a antiga, apesar de sofrer mais com o calor, parece que tem uma grande fiabilidade. Talvez as novas não tenham tanta, mas também há de vir com mais 5 anos de garantia, pelo que pelo menos durante mais 5 anos vou ter carro.
Entre um pack ainda mais fresco e um habitáculo tórrido, a escolha que faço é abrir as janelas.
-
- Proprietário Ion
- Mensagens: 729
- Registado: 26 ago 2012, 02:38
- Data de fabrico: 20 set 2011
- Capacidade bateria: 40.8Ah
Re: Ion apos carregamento de 100%
Aqui está uma excelente informacao, obrigado FulllectricFullElectric Escreveu:Se o dizes não discuto, não tenho um iMiev.Malm Escreveu:Gostaria que me explicasses melhor porque achas que tenho direito a uma bateria nova em folha por ter 34 Ah. Nunca a Mitsubishi referiu que substituiria a bateria se tivesse menos de 30% da capacidade ao fim de 5 anos, ao contrário do que acontece com o Leaf. Talvez conseguisse convencê-los se notasse uma perda em 30% da autonomia, mas essa não é a realidade.
No meu Mitsubishi (Citroen Czero) a garantia está assumida 70% até 5 anos ou 100.000km e penso que no Ion é igual. Ao abrigo disso, a marca vai trocar a bateria no meu C0, pois estava com 34,2Ah quando accionei a garantia estava com 97.000 km.
A troca já está assumida, só estou a aguardar que chegue a bateria nova ao concessionário Citroen para levar lá o carro para a troca.
Peugeot Ion 22000km desde 08-2015
-
- Mensagens: 1169
- Registado: 29 jan 2014, 19:39
- Data de fabrico: 01 abr 2011
- Capacidade bateria: 49,5 Ah
Re: Ion apos carregamento de 100%
Não têm que agradecer, estamos cá para partilhar

No teu caso ainda terás mais sorte pois as bateias novas do imiev mantêm as 88 células, enquanto as dos C0 e Ion são de 80.Malm Escreveu: Depois de tomar conhecimento do teu caso, vou também tentar acionar a garantia do meu. Tenho muito mais a ganhar que a perder. Seria burro em não tentar. E também tenho os meus trunfos na manga. Obrigado por teres partilhado aqui o teu caso. A tua informação foi decisiva na minha decisão.
Só espero é não me dar mal com a nova bateria, caso consiga que ma troquem. É que a antiga, apesar de sofrer mais com o calor, parece que tem uma grande fiabilidade. Talvez as novas não tenham tanta, mas também há de vir com mais 5 anos de garantia, pelo que pelo menos durante mais 5 anos vou ter carro.
-
- Mensagens: 948
- Registado: 18 mai 2015, 09:40
- Data de fabrico: 23 mai 2014
- Capacidade bateria: 55 Ah
Re: Ion apos carregamento de 100%
Segundo sei (pelo comportamento de outras marcas como a Nissan e Chevy), as marcas não são obrigadas a dar baterias novas, são apenas obrigadas a colocar a bateria dentro do desgaste normal dentro da garantia. Ou seja, um exemplo:Malm Escreveu: Só espero é não me dar mal com a nova bateria, caso consiga que ma troquem. É que a antiga, apesar de sofrer mais com o calor, parece que tem uma grande fiabilidade. Talvez as novas não tenham tanta, mas também há de vir com mais 5 anos de garantia, pelo que pelo menos durante mais 5 anos vou ter carro.
- Se tivermos um pack a 68% com uma ou duas células muito degradadas, eles só têm a obrigação de substituir essas células e restaurar o pack acima dos 70% da garantia. Em casos excepcionais (ou para agradar mais o cliente), existe a troca completa do pack. Em qualquer dos casos, não há prolongamento da garantia.
- mjr
- Administrador do site
- Mensagens: 9926
- Registado: 04 jan 2011, 15:55
- Data de fabrico: 30 mai 2018
- Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
- Localização: Porto
Re: Ion apos carregamento de 100%
A sorte é que normalmente os packs estão degradados com as células todas por igual e para eles é logisticamente mais simples trocar a bateria toda por uma nova. Implementar um sistema de larga escala de recondicionamento de baterias de alta tensão é um processo dispendioso para colocar em andamento, e com o nível de vendas atual não lhes deve compensar. Mas sim, de facto não são obrigados a colocar uma bateria nova.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
-
- Mensagens: 948
- Registado: 18 mai 2015, 09:40
- Data de fabrico: 23 mai 2014
- Capacidade bateria: 55 Ah
Re: Ion apos carregamento de 100%
Não esquecer que a bateria poderá não ser nova, poderá ser uma "manta de retalhos" de baterias substituídas em garantia, em que a única coisa que o fabricante faz é escolher as melhores células de vários packs para assemblar um pack "novo".mjr Escreveu:A sorte é que normalmente os packs estão degradados com as células todas por igual e para eles é logisticamente mais simples trocar a bateria toda por uma nova. Implementar um sistema de larga escala de recondicionamento de baterias de alta tensão é um processo dispendioso para colocar em andamento, e com o nível de vendas atual não lhes deve compensar. Mas sim, de facto não são obrigados a colocar uma bateria nova.
- mjr
- Administrador do site
- Mensagens: 9926
- Registado: 04 jan 2011, 15:55
- Data de fabrico: 30 mai 2018
- Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
- Localização: Porto
Re: Ion apos carregamento de 100%
Pode fazer isso, mas neste momento não o fazem (pelo menos a Nissan, não sei como será a Mitsubishi)porque como expliquei fica-lhes muito caro implementar esse sistema de recondicionamento de células. Acredito que quando o mercado crescer isso será uma realidade.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
-
- Mensagens: 948
- Registado: 18 mai 2015, 09:40
- Data de fabrico: 23 mai 2014
- Capacidade bateria: 55 Ah
Re: Ion apos carregamento de 100%
Acho que está na altura do Malm começar a andar a fundo e não virar o AC para as pilhas.
Talvez ganhe um pack novo de 88 células LEV50N.

Talvez ganhe um pack novo de 88 células LEV50N.