Diário de bordo - Malm
- Malm
- Proprietário i-MiEV
- Registado: 06 ago 2011, 15:38
- Data de fabrico: 31 mar 2011
Re: Diário de bordo - Malm
O contador da casa foi dos 10158 aos 10172. 14 kWh de consumo. Parece-me que não carregou mesmo tudinho que podia, mas ficou muito perto, ficou com a voltagem total de 360 V, com as células com voltagens entre 4,1V e 4,095V. Como não tenho o valor às décimas não dá para tirar conclusões.
Entre um pack ainda mais fresco e um habitáculo tórrido, a escolha que faço é abrir as janelas.
- Apr
- Proprietário Leaf
- Registado: 22 fev 2014, 02:29
- Data de fabrico: 28 jun 2013
- Capacidade bateria: 55 Ah 12 barras
Estas a dizer que tens tartaruga porque a tensão da celula mais fraca com 0,5% de soc é parecida com a de 2014?
Quando apanhaste a ausencia de tartaruga qual era a tensao da celula mais fraca?
Tens que arranjar um contador para revelar os consumos da tomada! Se quiseres um grande que se mete no quadro eletrico diz que pode ser se arranje.
Quando apanhaste a ausencia de tartaruga qual era a tensao da celula mais fraca?
Tens que arranjar um contador para revelar os consumos da tomada! Se quiseres um grande que se mete no quadro eletrico diz que pode ser se arranje.
- Malm
- Proprietário i-MiEV
Tenho tartaruga porque ela aparece, nos i-MiEV, aos 9,5% de SoC. Conduzi com tartaruga uns 8 km dos 9,5% de SoC aos 0,5% de SoC. Na altura em que não tinha tartaruga o carro parava a dizer-me que tinha 14,5% de SoC, quando na verdade tinha 0, e com a tensão da célula mais fraca em 2,75 V. Nessa altura ele tinha a capacidade mal avaliada.
Entre um pack ainda mais fresco e um habitáculo tórrido, a escolha que faço é abrir as janelas.
- Apr
- Proprietário Leaf
- Registado: 22 fev 2014, 02:29
- Data de fabrico: 28 jun 2013
- Capacidade bateria: 55 Ah 12 barras
Ok já entendi, obrigado.
- Malm
- Proprietário i-MiEV
Depois de apresentar os meus dados mais recentes, e após comparar com os dados de outros carros, que entretanto também disponibilizaram os seus, chego à conclusão que tenho menos 23% de autonomia em relação à maioria dos carros novos. Já em relação à capacidade, terei menos 28% da inicial. A diferença eu explico no facto de muito provavelmente o i-MiEV ter, quando novo, 5% de capacidade que não usa (ainda fica com voltagem superior a 3,6V na mais fraca quando atinge os 0,0% de SoC).
Lembro que o ano passado obtive 36,4 Ah de capacidade restante, ou seja, considerando 50 como valor inicial, 27,2% menos.
Vamos lá ver o que dá este ano. Já estive mais otimista, agora parece-me que perdeu mais uns pontos percentuais. Talvez dê entre 34 e 35. Se assim for estamos a falar de 5% de degradação neste último ano, o que mesmo assim foi bastante melhor que a média dos 3 primeiros anos.
Lembro que o ano passado obtive 36,4 Ah de capacidade restante, ou seja, considerando 50 como valor inicial, 27,2% menos.
Vamos lá ver o que dá este ano. Já estive mais otimista, agora parece-me que perdeu mais uns pontos percentuais. Talvez dê entre 34 e 35. Se assim for estamos a falar de 5% de degradação neste último ano, o que mesmo assim foi bastante melhor que a média dos 3 primeiros anos.
- Malm
- Proprietário i-MiEV
Acho que para isso teria de demonstrar que tenho menos de 70% da autonomia inicial. O que para já ainda não se verifica.
- Malm
- Proprietário i-MiEV
Vamos ver primeiro o valor de capacidade que dá este ano. Em breve vai à revisão.
- Malm
- Proprietário i-MiEV
Tenho andado a tentar fazer umas contas, para saber quantos kWh tem o pack para usar dos 0 aos 100%, observando o que gasto pelo Canion. Mas o valor varia bastante. Fui para Viseu a uma média de 70 km/h, quase sempre a subir e com um consumo a rondar os 150 Wh por km, e as contas indicam um total de 10,6 kWh dos 0 aos 100% (muito pouco para um pack que em novo, em teoria, deveria ter 16). Mas no regresso, a descer e circulando a menor velocidade, como um consumo em torno dos 70 Wh por km, já as contas me levam a um total de 12 kWh disponíveis na bateria para usar. Estranho, devia dar sempre a mesma coisa, faziam-se menos km a andar mais depressa mas a energia utilizável deveria ser a mesma.
Realmente isso não faz sentido, terá a ver com mais temperatura nas baterias?
- Malm
- Proprietário i-MiEV
Acho muita diferença para se poder justificar com as temperaturas. E na ida já não estavam propriamente frias, que teve de ficar a carregar durante a noite.