O valor 231 deve ser substituido por 281 gids. Certo?mjr Escreveu:O meu de Dezembro de 2013 a Dezembro de 2014 degradou 4,7%, segundo o LBC:
Dezembro de 2013 - 192 gids @ 80%
Dezembro de 2014 - 183 gids @ 80%
Isto dá 192/231 = 83,1% da capacidade de novo em dez 2013 e 183/231=79,2% da capacidade de novo em dez 2014. Numa base da capacidade de novo ele baixou de 83,1% para 79,2% ou seja 3,9% de perda da capacidade de novo. Em termos relativos perdeu 1 - 183/192 = 4,7%.

Diário de bordo - Malm
-
- Proprietário Leaf
- Registado: 05 jun 2011, 14:46
- Data de fabrico: 01 jul 2011
- Capacidade bateria: 47,44, 9 barras
Re: Diário de bordo - Malm
Nissan Leaf - 7 Julho 2011 - 93 500km em 1 FEV2020 - 40,38 AHr - 8 barras
- mjr
- Administrador do site
- Registado: 04 jan 2011, 15:55
- Data de fabrico: 30 mai 2018
- Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Não, é mesmo 231. Isto porque estou a falar de cargas a 80%, pois o carro para de carregar exatamente aos 80% de SOC. Nas cargas a 100% há muita variabilidade pois pode parar de 91% a 96% de SOC e por isso não dá para usar como referência cargas a 100%.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
- Malm
- Proprietário i-MiEV
- Registado: 06 ago 2011, 15:38
- Data de fabrico: 31 mar 2011
Dizem que o ano está acabar. Mais alguma convenção para que nos orientemos em conjunto. Faz-se então um balanço de 2014, embora acredite que o verdadeiro balanço deve ser feito a cada mês de março. Foi em março de 2014 que se deu a transformação e uma barra de 5%, lá para a região dos 50% de SoC, passou a valer 560 kWh na bateria. Esta semana voltei a fazer o teste e tal como esperava obtive os mesmos 560. 9 meses passaram e nada de calibrações. Tal como eu já digo há algum tempo, continuo a achar que calibrações da capacidade no i-MiEV só de ano a ano (bem diferente do que acontece no Leaf).
Antes de março de 2014, o meu carro parava a apresentar-me uma barra, tartaruga desaparecida. Em março passou a ter uma tartaruga de 9,5% de SoC. Isso quer dizer que de um cobertor que já não cobria a cama, passei a ter um cobertor claramente mais comprido que a cama. É possível que na data de hoje ainda consiga ter 9,5% de SoC na tartaruga (ou muito, muito próximo disso). Sinceramente, por acreditar que a temperatura tem um efeito significativo nas voltagens das células, até pode ser que grande parte da diferença que registo entre as voltagens a 0,0% em março e agora se devem à temperatura, que nos últimos tempos têm sido consideravelmente baixas.
Tenho apenas a certeza que desde março até dezembro cada barra vale exatamente o mesmo. Parece-me que aquela extra de energia que existia abaixo dos 0,0% em março (até chegar aos 2,75V numa célula) se reduziu. Outra coisa não seria de esperar. O difícil é quantificar quanto, porque a temperatura a que estão as baterias influencia estas medições.
Antes de março de 2014, o meu carro parava a apresentar-me uma barra, tartaruga desaparecida. Em março passou a ter uma tartaruga de 9,5% de SoC. Isso quer dizer que de um cobertor que já não cobria a cama, passei a ter um cobertor claramente mais comprido que a cama. É possível que na data de hoje ainda consiga ter 9,5% de SoC na tartaruga (ou muito, muito próximo disso). Sinceramente, por acreditar que a temperatura tem um efeito significativo nas voltagens das células, até pode ser que grande parte da diferença que registo entre as voltagens a 0,0% em março e agora se devem à temperatura, que nos últimos tempos têm sido consideravelmente baixas.
Tenho apenas a certeza que desde março até dezembro cada barra vale exatamente o mesmo. Parece-me que aquela extra de energia que existia abaixo dos 0,0% em março (até chegar aos 2,75V numa célula) se reduziu. Outra coisa não seria de esperar. O difícil é quantificar quanto, porque a temperatura a que estão as baterias influencia estas medições.
Entre um pack ainda mais fresco e um habitáculo tórrido, a escolha que faço é abrir as janelas.
- Malm
- Proprietário i-MiEV
560 Wh. Assim é que é. Obrigado pela indicação.rdias Escreveu:560 kWh ?
Entre um pack ainda mais fresco e um habitáculo tórrido, a escolha que faço é abrir as janelas.
- Malm
- Proprietário i-MiEV
Saiu o CaniOn125. Já está instalado. A principal atualização refere-se às temperaturas. Agora devem estar bem, hoje de manhã os sensores mais externos estavam a 11ºC. Isto depois de ter passado a noite na garagem sem carregar. Na garagem costumam estar 10º C por estes dias.
-
- Registado: 30 nov 2014, 00:41
- Data de fabrico: 12 mar 2013
- Capacidade bateria: 65,5 Ah
Penso que também bati um record Malmonastico, não é que li as 188 páginas deste tópico em três sessões espaçadas por menos de 24 horas?
Ainda estou um bocadinho zonzo mas sem dúvida que foi uma experiência gratificante. É bom ver alguém fascinado por perceber as coisas e levar as máquinas aos limites - entendam-se aqui como limites outras coisas que não a velocidade de passagem em curva ou o feeling dinâmico do carro. Algo que infelizmente muitos jornalistas da área automóvel não percebem, como é que alguém tira prazer de conduzir um carro sem ser para o por a cheirar a borracha queimada...
Devo ter um pouco dos mesmos genes, pois fui capaz de fazer 1628 km com um depósito no meu Prius, a velocidades médias semelhantes às do Malm e com circuitos que não destoam muito...
Só que uma coisa é fazer isso para estabelecer um record, outra coisa é fazer 70.000 km assim!
Parabéns pela dedicação e pela nova folosofia de mobilidade implementada!
Deste tópico retive acima de tudo que o Leaf é muito mais previsível para quem se dote das necessárias ferramentas informáticas, pois a indicação de autonomia restante é um quebra-cabeças; mas pelo menos vai indicando no painel a degradação das baterias.
Seria excelente se o canion indicasse alguns valores úteis para estimar a degradação das baterias e também os kWh aramazenados, como o Leaf Spy, pois isso permitiria uma gestão mais tranquila da autonomia e um conhecimento mais apurado do estado das baterias.

Ainda estou um bocadinho zonzo mas sem dúvida que foi uma experiência gratificante. É bom ver alguém fascinado por perceber as coisas e levar as máquinas aos limites - entendam-se aqui como limites outras coisas que não a velocidade de passagem em curva ou o feeling dinâmico do carro. Algo que infelizmente muitos jornalistas da área automóvel não percebem, como é que alguém tira prazer de conduzir um carro sem ser para o por a cheirar a borracha queimada...
Devo ter um pouco dos mesmos genes, pois fui capaz de fazer 1628 km com um depósito no meu Prius, a velocidades médias semelhantes às do Malm e com circuitos que não destoam muito...

Só que uma coisa é fazer isso para estabelecer um record, outra coisa é fazer 70.000 km assim!

Parabéns pela dedicação e pela nova folosofia de mobilidade implementada!
Deste tópico retive acima de tudo que o Leaf é muito mais previsível para quem se dote das necessárias ferramentas informáticas, pois a indicação de autonomia restante é um quebra-cabeças; mas pelo menos vai indicando no painel a degradação das baterias.
Seria excelente se o canion indicasse alguns valores úteis para estimar a degradação das baterias e também os kWh aramazenados, como o Leaf Spy, pois isso permitiria uma gestão mais tranquila da autonomia e um conhecimento mais apurado do estado das baterias.
- t3lmo
- Registado: 04 ago 2012, 13:29
- Data de fabrico: 31 out 2014
- Capacidade bateria: 36,8Ah + 60Ah
Viva Malm,
Uma pergunta rápida, este i-MiEV (ou um dos outros da família aqui no forum) já carregou com o EVSE de 16 Amp?
Se sim, qual a corrente máxima que o equipamento puxa da rede?
É verdade que o sistema de carregamento do carro limita a corrente no máximo a 14.5 Amp mesmo que a rede tenha os 16 disponíveis?
Obrigado!
Uma pergunta rápida, este i-MiEV (ou um dos outros da família aqui no forum) já carregou com o EVSE de 16 Amp?
É verdade que o sistema de carregamento do carro limita a corrente no máximo a 14.5 Amp mesmo que a rede tenha os 16 disponíveis?
Obrigado!
ekoway · Dez-2011 · 34.333km
PHEV · Dez-2014 · 80.000km
C-Evo · Set-2015 · 85.000km
iOn · Jan-2017 · 65.00km
Kauai · Jul-2019 · 46.000km
PHEV · Dez-2014 · 80.000km
C-Evo · Set-2015 · 85.000km
iOn · Jan-2017 · 65.00km
Kauai · Jul-2019 · 46.000km
- VETL
- Proprietário Leaf
- Registado: 03 jul 2013, 13:50
- Data de fabrico: 27 jan 2017
- Capacidade bateria: 73,25AHr 12B (30kWh)
Bem: A malta não aparece para ajudar o t3lmo.t3lmo Escreveu:Viva Malm,
Obrigado!
Eu sei que pelo menos o Malm tem o EVSE de 16A.
Agora no que toca ao resto das questões, terá mesmo que ser ele ou outro utilizador desses carros a responder.
Se calhar até está cá neste tópico isso mesmo detalhado, mas a sua dimensão actual faz com que uma pesquisa nesse sentido seja um trabalho do "arco da velha"...

=> Automóvel Eléctrico
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets
=> Aquecimento central a Pelets
- Registado: 11 out 2012, 12:31
- Data de fabrico: 01 jan 2011
- Capacidade bateria: 65,5 Ah
Penso que sim, mesmo com o EVSE de 16A o carro só carrega a 14,5A.
- Apr
- Proprietário Leaf
- Registado: 22 fev 2014, 02:29
- Data de fabrico: 28 jun 2013
- Capacidade bateria: 55 Ah 12 barras
Talvez isto ajude:
"[...] The I-miev comes with a 3.3 kw on board charger [...]"
Resta saber se é da tomada se é de carga. Para 14,5A parece ser de tomada.
fonte -> http://myimiev.com/forum/viewtopic.php?f=2&t=2149
"[...] The I-miev comes with a 3.3 kw on board charger [...]"
Resta saber se é da tomada se é de carga. Para 14,5A parece ser de tomada.
fonte -> http://myimiev.com/forum/viewtopic.php?f=2&t=2149