
Diário de bordo - Malm
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Re: Diário de bordo - Malm
E antes batia certo?
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
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Re: Diário de bordo - Malm
Antes para estes valores baixos na minha ideia batia certo sim. A alteração surgiu devido a registarmos com alguma facilidade valores de 40 a 50º C no verão.mjr Escreveu:E antes batia certo?
Entre um pack ainda mais fresco e um habitáculo tórrido, a escolha que faço é abrir as janelas.
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Re: Diário de bordo - Malm
Essa não sei, mas vou experimentar também dentro do carro. No meu ver isso não tem qualquer influência, o que deve importar é a temperatura exterior, até porque estamos a falar de 36 horas de inatividade de um carro dentro de uma garagem onde a temperatura quase nada variou.Orlando Escreveu:E e temperatura no interior do carro?
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Re: Diário de bordo - Malm
Isto significa que o que o Canion lê não é a temperatura do sensor mas um valor em bruto não calibrado, como por exemplo a tensão num NTC. Sendo os dados não lineares e desconhecendo a curva de linearização, é necessário fazer extrapolação linear com pontos conhecidos da curva. Sem isto, ao otimizar para temperaturas altas prejudica a calibração das baixas e vice-versa.
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Re: Diário de bordo - Malm
Eu não acho que seja isso. Os criadores do canion já perceberam que dados enviados pelo carro correspondem as temperaturas, só que não sabem em que unidades ele estão. para mim e em graus Celsius, mas eles agora deu-lhes para achar que não. Isto e fácil de resolver, e só deixar o carro parado em locais de temperatura constante. Para já sei que 16 corresponde a 10 Celsius, agora precisava de ver que valor dá a outras temperaturas ambientes.mjr Escreveu:Isto significa que o que o Canion lê não é a temperatura do sensor mas um valor em bruto não calibrado, como por exemplo a tensão num NTC. Sendo os dados não lineares e desconhecendo a curva de linearização, é necessário fazer extrapolação linear com pontos conhecidos da curva. Sem isto, ao otimizar para temperaturas altas prejudica a calibração das baixas e vice-versa.
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Re: Diário de bordo - Malm
Acabei agora de ver o que aconteceu ao longo deste ano como o Leaf do VETL. Deve ser dos que menos degradou. Se fiz bem as contas, 4% de degradação não vai ser para todos. Ontem levei o meu i-MiEV dos 100% até 0.0% de uma vez (de 100% verdadeiros - 4,105 em todas as células, e de uma vez para não haver recalculos). Queria ver até que ponto ainda tinha aqueles 3 a 4% a mais que o carro não me deixava utilizar, para lá da tartaruga. Pelo que vi esses 3 a 4% já se foram, porque os 0% corresponderam ao mínimo de uma célula, 2,75 V. Agora é a 10 a mais fraca. Neste momento, os 100% de SoC do meu carro correspondem à verdadeira energia que o meu carro pode disponibilizar. Concluo então que também eu não escapei a uma degradação da ordem dos 3 a 4% durante este ano. Concluo também que tenho hoje exatamente a mesma autonomia do que tinha em março, só que agora vou começar a perder, porque aquela reserva foi-se. A tartaruga dá hoje para fazer 7 km, são 9-10% de SoC, mas no próximo ano, por esta altura, se o carro não resolver entretanto recalcular a sua capacidade, já só vai dar para fazer uns 4 km.
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Re: Diário de bordo - Malm
O meu de Dezembro de 2013 a Dezembro de 2014 degradou 4,7%, segundo o LBC:
Dezembro de 2013 - 192 gids @ 80%
Dezembro de 2014 - 183 gids @ 80%
Isto dá 192/231 = 83,1% da capacidade de novo em dez 2013 e 183/231=79,2% da capacidade de novo em dez 2014. Numa base da capacidade de novo ele baixou de 83,1% para 79,2% ou seja 3,9% de perda da capacidade de novo. Em termos relativos perdeu 1 - 183/192 = 4,7%.
Na verdade ganhou capacidade útil devido ao melhor equilíbrio das células. Em relação à capacidade média do pack o LBC deve ter razão.
A capacidade do teu pack anda então por onde Malm, 80% de novo?
Dezembro de 2013 - 192 gids @ 80%
Dezembro de 2014 - 183 gids @ 80%
Isto dá 192/231 = 83,1% da capacidade de novo em dez 2013 e 183/231=79,2% da capacidade de novo em dez 2014. Numa base da capacidade de novo ele baixou de 83,1% para 79,2% ou seja 3,9% de perda da capacidade de novo. Em termos relativos perdeu 1 - 183/192 = 4,7%.
Na verdade ganhou capacidade útil devido ao melhor equilíbrio das células. Em relação à capacidade média do pack o LBC deve ter razão.
A capacidade do teu pack anda então por onde Malm, 80% de novo?
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Re: Diário de bordo - Malm
MRider Escreveu:E quantos km conseguiu fazer no total ? De 100% a 0% ?
Essa pergunta é daquelas que tanto posso responder 30 como 150 km . Depende de tanta coisa... Para o caso isso não interessa. Sim, só faz 30 km se for com o aquecimento no máximo a subir a Serra da Estrela. Mas em novo, nessa situação, faria 40 km, no máximo dos máximos.
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Re: Diário de bordo - Malm
"A capacidade do teu pack anda então por onde Malm, 80% de novo?"
Isso nos i-MiEV é muito complicado de saber. Como não tenho os valores que tinha em novo, hei de ficar sempre na ignorância. Estou mais à vontade em falar em termos de autonomia (que nos i-MiEV pode ser bem diferente de capacidade, dado que como vimos no meu carro, 0,0% de SoC podem ser valores bem diferentes em diferentes momento). Sei que o carro calcula o mRR de acordo com a sua capacidade máxima, e esse valor num carro novo é geralmente 165 km. No meu ele andará em volta dos 130 a 135 neste momento (ainda não descobri o valor certo), ou seja, terei uma capacidade entre 78,7% e 81,8%.
No entanto, em termos de determinação da capacidade restante (Ah), o valor deve-se aproximar dos 70%.
Isso nos i-MiEV é muito complicado de saber. Como não tenho os valores que tinha em novo, hei de ficar sempre na ignorância. Estou mais à vontade em falar em termos de autonomia (que nos i-MiEV pode ser bem diferente de capacidade, dado que como vimos no meu carro, 0,0% de SoC podem ser valores bem diferentes em diferentes momento). Sei que o carro calcula o mRR de acordo com a sua capacidade máxima, e esse valor num carro novo é geralmente 165 km. No meu ele andará em volta dos 130 a 135 neste momento (ainda não descobri o valor certo), ou seja, terei uma capacidade entre 78,7% e 81,8%.
No entanto, em termos de determinação da capacidade restante (Ah), o valor deve-se aproximar dos 70%.
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Re: Diário de bordo - Malm
Eu procuro fazer a descarga dos 100 aos 0% numa viagem que costumo fazer com mais frequência, para saber com o que posso contar depois. Para mim é importante para poder perceber o que ainda tenho realmente de autonomia. É que já parei com o carro a dizer-me que podia fazer mais uns 7 km (na minha garagem, claro). E já conduzi mais de 10 km com o carro a dizer-me que não é possível andar mais. Eu faço o teste em condições de minha condução normal, porque é para elas que preciso de fazer o teste, e vos garanto que me tem permitido ter muito menos stress em situações em que tenho de levar a bateria a valores de carga mais baixos. Neste caso é para mim fundamental perceber se depois de aparecer a tartaruga eu tenho mais 9% de SoC para usar ou não. Parece-me que neste momento terei cerca de 9%.
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