Luz verde intermitente = final de carga, com bateria a 100%. Dessas duas vezes aconteceu indicar fim de carga, mas sem estar totalmente carregado. Nada de barulhos.

iOn - Interrupção de carregamento
-
- Mensagens: 8
- Registado: 20 mar 2019, 12:37
- Data de fabrico: 15 fev 2016
- Capacidade bateria: 43,5 Ah
Re: iOn - Interrupção de carregamento
Pedro Lopes
Ferreira do Zêzere
Peugeot iOn
Ferreira do Zêzere
Peugeot iOn
- Apr
- Proprietário Leaf
- Mensagens: 2483
- Registado: 22 fev 2014, 02:29
- Data de fabrico: 28 jun 2013
- Capacidade bateria: 55 Ah 12 barras
Re: iOn - Interrupção de carregamento
nao conheco esse evse, a ver pela descricao eu diria que o carro transitou para estado B e nao regressa ao estado C sem re-inserir a ficha novamente. Nao sei porque nao resume a carga quando lhe apetece. experimenta outro evse em principio teria o mesmo comportamento ja que é o carro que manda mas nunca se sabe.
outra coisa, nao esta a contar que o rele do sonoff faça 16A pois nao?
outra coisa, nao esta a contar que o rele do sonoff faça 16A pois nao?
-
- Mensagens: 8
- Registado: 20 mar 2019, 12:37
- Data de fabrico: 15 fev 2016
- Capacidade bateria: 43,5 Ah
Re: iOn - Interrupção de carregamento
Também já coloquei essa hipótese... seria possivel o EVSE parar de carregar por protecção? Se isso acontecesse deveria acender a luz de FAULT?
Pedro Lopes
Ferreira do Zêzere
Peugeot iOn
Ferreira do Zêzere
Peugeot iOn
-
- Mensagens: 8
- Registado: 20 mar 2019, 12:37
- Data de fabrico: 15 fev 2016
- Capacidade bateria: 43,5 Ah
Re: iOn - Interrupção de carregamento
Experimentar outro EVSE não deve ser fácil, a menos que adquira outro, mas sem ter a certeza de ser isso não vou arriscar. Para já só aconteceu 2 vezes e está numa média de acontecer a cada 15 dias... vamos ver como se comporta nas próximas semanas.Apr Escreveu: ↑22 abr 2019, 00:10nao conheco esse evse, a ver pela descricao eu diria que o carro transitou para estado B e nao regressa ao estado C sem re-inserir a ficha novamente. Nao sei porque nao resume a carga quando lhe apetece. experimenta outro evse em principio teria o mesmo comportamento ja que é o carro que manda mas nunca se sabe.
outra coisa, nao esta a contar que o rele do sonoff faça 16A pois nao?
Para já queria só um feedback se era coisa que já tivesse acontecido a alguém, e procurar uma razão para isso.
Este SONOFF indica um limite de 15A e só o tenho usado a 8A. Excepcionalmente só carreguei a 14A nos 2 dias em que falhou a carga, e sempre sob observação. Não notei aquecimento exagerado mesmo a carregar a 14A.
Pedro Lopes
Ferreira do Zêzere
Peugeot iOn
Ferreira do Zêzere
Peugeot iOn
-
- Mensagens: 52
- Registado: 13 fev 2019, 23:47
Re: iOn - Interrupção de carregamento
Os momentos mais criticos são quando liga e desliga, em funcionamento dentro dos limites normais não deverá fazer muita diferença. No caso de ligar, como o EVSE ainda têm que arrancar e o carro começar e tal, não há stress. A desligar, se o carro já estiver carregado e o EVSE estiver em standby é igual, não há grande esforço. Se for interromper a carga a historia é outra e, como o Apr referiu, não convem contar com os 16A (ou 15A que seja) neste tipo de material.
-
- Mensagens: 87
- Registado: 23 jun 2017, 08:09
- Localização: Samora Correia
Re: iOn - Interrupção de carregamento
Estes alertas são muito importantes para quem está a ouvir estas coisas pela primeira vez e não tem grande conhecimentos na matéria.
Como estes carros não têm programador de carregamentos onboard, tem de ser o dono a fazer os cálculos. A maioria de nós faz isto e usa estes aparelhos para porogramar o início da carga. ATENÇÃO: Interromper a carga SÓ MANUALMENTE ou então deixar carregar até 100%
Sou de Samora Correia, se poder ajudar, diga.
Abraço ao fórum!
Como estes carros não têm programador de carregamentos onboard, tem de ser o dono a fazer os cálculos. A maioria de nós faz isto e usa estes aparelhos para porogramar o início da carga. ATENÇÃO: Interromper a carga SÓ MANUALMENTE ou então deixar carregar até 100%
Sou de Samora Correia, se poder ajudar, diga.
Abraço ao fórum!
- Apr
- Proprietário Leaf
- Mensagens: 2483
- Registado: 22 fev 2014, 02:29
- Data de fabrico: 28 jun 2013
- Capacidade bateria: 55 Ah 12 barras
Re: iOn - Interrupção de carregamento
o maior problema do rele do sonoff é a total ausencia de datasheet. Quem sabe ligar um sonoff a um quadro eletrico também sabe ligar um sonoff a um contactor externo. Por algumas dezenas de euros, e 2 fios, é trivial adicionar um contactor de marca para que tudo funcione melhor, não se desgasta o rele do sonoff e não se sujeita o OBC do carro a comportamentos errantes de um relé de fraca qualidade.
Re: iOn - Interrupção de carregamento
Nem maisApr Escreveu: ↑24 abr 2019, 22:22o maior problema do rele do sonoff é a total ausencia de datasheet. Quem sabe ligar um sonoff a um quadro eletrico também sabe ligar um sonoff a um contactor externo. Por algumas dezenas de euros, e 2 fios, é trivial adicionar um contactor de marca para que tudo funcione melhor, não se desgasta o rele do sonoff e não se sujeita o OBC do carro a comportamentos errantes de um relé de fraca qualidade.

- Malm
- Proprietário i-MiEV
- Mensagens: 3529
- Registado: 06 ago 2011, 15:38
- Data de fabrico: 31 mar 2011
- Localização: Tábua
Re: iOn - Interrupção de carregamento
Eu aposto num problema no carro, que assume carga completa quando atinge os 50% de SoC. Existem 3 possíveis momentos de pausa na carga, aos 30%, aos 50% e aos 70%. Se o carro depois de uma pausa aos 50 assumir carga completa não vai voltar a carregar. As pausas aos 50 são muito menos frequentes que aos 30 mas podem acontecer. Uma maneira fácil de resolver o problema é prever o tempo que ele demora a chegar aos 50, dar um certo tempo sem carga após esse tempo e voltar a fornecer eletricidade após esse tempo, que ele volta a carregar. É programar dois carregamentos separados, com os tempos devidamente calculados, e vais ter sempre os 80, 90% que pretendes.
Entre um pack ainda mais fresco e um habitáculo tórrido, a escolha que faço é abrir as janelas.