
Ajuda carregamento doméstico
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Re: Ajuda carregamento doméstico
Tenho mais umas questões em relação ao carregamento.
Tenciono instalar um relógio para regular e arrancar o carregamento às horas que pretendo, de forma a maximizar o uso do bi-horário.
Aliado a isto gostaria de instalar algum sistema por meio de relés ou assim para que quando o carro atingisse a carga total, cortar a alimentação à tomada.
É prejudicial ter o carro ligado 10 horas por exemplo, quando só 3 (por exemplo) é que esteve a carregar?
Tenciono instalar um relógio para regular e arrancar o carregamento às horas que pretendo, de forma a maximizar o uso do bi-horário.
Aliado a isto gostaria de instalar algum sistema por meio de relés ou assim para que quando o carro atingisse a carga total, cortar a alimentação à tomada.
É prejudicial ter o carro ligado 10 horas por exemplo, quando só 3 (por exemplo) é que esteve a carregar?
Re: Ajuda carregamento doméstico
Não, não é prejudicial, não é é conveniente deixar o carro com 100% de carga parado, se for com 80% pode estar sempre ligado à corrente.
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Re: Ajuda carregamento doméstico
Pode usar um Sonoff Pow. Embora nas especificações indique suportar 16A, não deve usar com mais de 10A.
Última edição por marcopns em 12 mai 2018, 23:22, editado 1 vez no total.
Nissan Leaf 9/2014 - 105 000km
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Re: Ajuda carregamento doméstico
Certo, não é saudável para as baterias estarem com a carga máxima, penso que um pouco à semelhança com os telemóveis.Fil Escreveu:Não, não é prejudicial, não é é conveniente deixar o carro com 100% de carga parado, se for com 80% pode estar sempre ligado à corrente.
Como faço esse controlo de manter nos 80% ligado à corrente?
Aproveito e faço outra questão que surgiu agora no contexto da conversa. Idealmente, e uma vez que não esgoto a autonomia do carro entre carregamentos, de modo a evitar degradação da bateria e posteriores problemas, devo carrega-la até que percentagem aproximadamente?
São estas questões que preciso de ver respondidas de forma a arranjar algum sistema que me permita este tipo de controlo.
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Re: Ajuda carregamento doméstico
Os clones não têm opções de controlo de carga. Por isso, tal como eu disse, um Sonoff Pow é uma ferramenta indispensável de programação e controlo de horários de carga por aplicação de telemóvel.
Carregue a 100% sempre que necessário ou pelo menos 1 vez por semana para concluir o processo de balanceamento. No dia a dia, programe o Sonoff para carregar apenas o tempo necessário.
Isto não é fundamental ser seguido a letra, são apenas boas práticas para que as baterias durem um pouco mais.... mesmo eu estou aqui a aconselhar, mas no dia a dia não faço nada disto
Resumindo... usufrua do seu novo carro e não se preocupe muito com o resto.
Carregue a 100% sempre que necessário ou pelo menos 1 vez por semana para concluir o processo de balanceamento. No dia a dia, programe o Sonoff para carregar apenas o tempo necessário.
Isto não é fundamental ser seguido a letra, são apenas boas práticas para que as baterias durem um pouco mais.... mesmo eu estou aqui a aconselhar, mas no dia a dia não faço nada disto

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Re: Ajuda carregamento doméstico
Sem duvida que o Sonoff Pow é uma boa solução, se for o R2 melhor ainda.
https://www.ebay.es/i/332626968952?ul_n ... 1738635531
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Re: Ajuda carregamento doméstico
Estou a ler bem? Voces anadam a brincar com o fogo. Não há em nenhum sistema bem montado corte por relé ou contactor em potencia! A não ser que as cargas tenham um consumo desprezável face à corrente nominal do relé! Pelo menos em material reles como é o que compramos no dia a dia.
Um relé dimensionado para cortar em potencia 16, 10 ou mesmo 6 amperes não se assemelha em nada aos relés que equipam o sonoff e obviamente que custam mais do que uma palete de sonoffs.
Ou seja! poderiam até usar os sonoffs( a atuar um contactor externo) para iniciar a carga de um EV mas nunca para desligar prematuramente sem antes indicar ao carro que é para acabar a carga. eu tenho relés gigantes com contactos queimados poruque o primeiro EVSE feito por mim desligava o relé antes do piloto!!!
Se o fizerem, vai funcionar até ao dia em que minusculo relé do sonoff falhar. Há muitos cenários interessantes de falha, por isso o melhor é melhor é reforçar o seguro da casa...
Agora nunca vão poder dizer é que não sabiam!
Um relé dimensionado para cortar em potencia 16, 10 ou mesmo 6 amperes não se assemelha em nada aos relés que equipam o sonoff e obviamente que custam mais do que uma palete de sonoffs.
Ou seja! poderiam até usar os sonoffs( a atuar um contactor externo) para iniciar a carga de um EV mas nunca para desligar prematuramente sem antes indicar ao carro que é para acabar a carga. eu tenho relés gigantes com contactos queimados poruque o primeiro EVSE feito por mim desligava o relé antes do piloto!!!
Se o fizerem, vai funcionar até ao dia em que minusculo relé do sonoff falhar. Há muitos cenários interessantes de falha, por isso o melhor é melhor é reforçar o seguro da casa...
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- VETL
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Re: Ajuda carregamento doméstico
Sim, isso do SONOFF cortar a energia ao carro de qualquer maneira, é meio caminho para problemas.
É que nem é uma questão de poder acontecer ou não - a questão é quando vai dar bronca, porque vai correr mal de certeza.
Mesmo que o SONOFF estivesse a comandar um contactor em condições, o carro também não ia gostar de estar sujeito permanentemente a cortes de corrente sem ser avisado pelo EVSE.
É que nem é uma questão de poder acontecer ou não - a questão é quando vai dar bronca, porque vai correr mal de certeza.
Mesmo que o SONOFF estivesse a comandar um contactor em condições, o carro também não ia gostar de estar sujeito permanentemente a cortes de corrente sem ser avisado pelo EVSE.
=> Automóvel Eléctrico
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets
__________________________________________________________________________
Associado da UVE - Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt
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Re: Ajuda carregamento doméstico
Então nesse caso aplica-se o que eu estava a pensar de cortar apenas quando ele chegasse aos 100%?VETL Escreveu:Sim, isso do SONOFF cortar a energia ao carro de qualquer maneira, é meio caminho para problemas.
É que nem é uma questão de poder acontecer ou não - a questão é quando vai dar bronca, porque vai correr mal de certeza.
Mesmo que o SONOFF estivesse a comandar um contactor em condições, o carro também não ia gostar de estar sujeito permanentemente a cortes de corrente sem ser avisado pelo EVSE.
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Re: Ajuda carregamento doméstico
Então mas assim não precisa de cortar nada, a carga termina naturalmente. Pode fazer sentido ter o sonoff (com contactor externo) para iniciar a carga de forma temporizada. Só isso já permite cobrir praticamente todos os cenários.
Carregar até uma % de bateria não há sistema comercial externo que o faça, e com relés na minha opinião está fora de questão.
Carregar até uma % de bateria não há sistema comercial externo que o faça, e com relés na minha opinião está fora de questão.