
Autocharge
-
- Mensagens: 410
- Registado: 30 nov 2014, 00:41
- Data de fabrico: 12 mar 2013
- Capacidade bateria: 65,5 Ah
Autocharge
A Miio e a Autocharge apresentaram uma solução de carregamento nativa na Tesla - ligar o cabo ao carro e carregar.
Não percebo porque a Europa não torna isto um standard!
Mas adiante, a solução será apenas para Espanha e França, pois pelos vistos há algumas dificuldades em Portugal de compatibilizar o sistema com a Mobi-e.
https://observador.pt/2023/06/06/autoch ... -e-franca/
Sempre na frente, o modelo de mobilidade elétrica nacional! Nem se percebe porque os outros países não o adotaram já.
Não percebo porque a Europa não torna isto um standard!
Mas adiante, a solução será apenas para Espanha e França, pois pelos vistos há algumas dificuldades em Portugal de compatibilizar o sistema com a Mobi-e.
https://observador.pt/2023/06/06/autoch ... -e-franca/
Sempre na frente, o modelo de mobilidade elétrica nacional! Nem se percebe porque os outros países não o adotaram já.
- Nonnus
- Mensagens: 3455
- Registado: 10 set 2017, 04:43
- Data de fabrico: 01 jun 2017
- Capacidade bateria: 83,14 Ah 12 Barras
Re: Autocharge
É uma satisfação ver empresas portuguesas irem implementar novas ideias lá fora quando temos o melhor modelo do mundo. 
O mais incrível para quem está lembrado foi que a Daniela disse para quem quis ouvir, que caso a Tesla quisesse estar intregada no modelo português a MIIO conseguia pôr a funcionar em duas semanas. Agora vai-se implementar o modelo da Tesla na Espanha e na França.
Sou só eu que continuo achar que a CEO da MIIO contradiz-se demasiadas vezes? É que já por várias vezes em palestras diz-se algumas coisas que dão jeito no momento, mas na prática faz-se o inverso. Enfim...
Era bom saber o que é que impediu/impede de o autocharge ser implementado e testado em Portugal para depois sim expandir ao resto da Europa, e quem sabe do mundo.
É que do ponto de vista técnico o nosso modelo até deve facilitar, afinal temos todos os carregadores ligados a um só local. Não é uma das mais valias do nosso modelo?

O mais incrível para quem está lembrado foi que a Daniela disse para quem quis ouvir, que caso a Tesla quisesse estar intregada no modelo português a MIIO conseguia pôr a funcionar em duas semanas. Agora vai-se implementar o modelo da Tesla na Espanha e na França.

Sou só eu que continuo achar que a CEO da MIIO contradiz-se demasiadas vezes? É que já por várias vezes em palestras diz-se algumas coisas que dão jeito no momento, mas na prática faz-se o inverso. Enfim...
Era bom saber o que é que impediu/impede de o autocharge ser implementado e testado em Portugal para depois sim expandir ao resto da Europa, e quem sabe do mundo.
É que do ponto de vista técnico o nosso modelo até deve facilitar, afinal temos todos os carregadores ligados a um só local. Não é uma das mais valias do nosso modelo?

Proprietário de Nissan Leaf 30kWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 6 anos depois 160000km
- 30 de setembro 2024 entregue a Nissan ao abrigo da garantia para abate.
Proprietário de Kia e-Niro 64kWh desde: 05 de julho 2024
Proprietário de Peugeot e2008 desde: 07 de dezembro 2024
- 6 anos depois 160000km
- 30 de setembro 2024 entregue a Nissan ao abrigo da garantia para abate.
Proprietário de Kia e-Niro 64kWh desde: 05 de julho 2024
Proprietário de Peugeot e2008 desde: 07 de dezembro 2024
-
- Mensagens: 837
- Registado: 13 mar 2018, 11:51
- Data de fabrico: 30 dez 2020
- Capacidade bateria: 58Kwh
Re: Autocharge
O sistema chama-se plug and charge e já está disponível noutros operadores também(ionity por exemplo), é uma nova funcionalidade do CCS. Sei que por exemplo o meu carro o suporta fora de PT e usando o serviço da marca(we charge) que também não funciona em PT.
- mjr
- Administrador do site
- Mensagens: 9926
- Registado: 04 jan 2011, 15:55
- Data de fabrico: 30 mai 2018
- Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
- Localização: Porto
Re: Autocharge
O autocharge não é bem o plug and charge. Pelo que percebi o plug and charge é muito mais seguro, pois a comunicação é encriptada com certificados digitais. Já o autocharge, com base numa análise rápida, é baseado no endereço MAC do controlador CCS do carro, logo é teoricamente possível fazer spoofing do MAC e fazer outro carro pagar pela nossa sessão.
Uma análise técnica dos 2 standards:
https://uploads-ssl.webflow.com/62fffb2 ... VS-PnC.pdf
Sobre não funcionar em PT, claro que sabemos que este tipo de inovações dependem da EGME para ser implementadas (basicamente passar o MAC do controlador CCS para o CEME, da forma mais segura possível). Mas o que a Miio diz é verdade, a partir do momento em que são implementadas, todos os postos passam a suportara funcionalidade.
Uma análise técnica dos 2 standards:
https://uploads-ssl.webflow.com/62fffb2 ... VS-PnC.pdf
Sobre não funcionar em PT, claro que sabemos que este tipo de inovações dependem da EGME para ser implementadas (basicamente passar o MAC do controlador CCS para o CEME, da forma mais segura possível). Mas o que a Miio diz é verdade, a partir do momento em que são implementadas, todos os postos passam a suportara funcionalidade.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
- t3lmo
- Mensagens: 865
- Registado: 04 ago 2012, 13:29
- Data de fabrico: 31 out 2014
- Capacidade bateria: 36,8Ah + 60Ah
- Localização: Sintra
Re: Autocharge
Mais exemplos de apps com AutoCharge:
https://www.evgo.com/autocharge
https://support.fastned.nl/hc/en-gb/art ... utocharge-
As diferenças para o Plug & Charge (ISO 15118):
https://www.switch-ev.com/blog/the-batt ... spec-70121
Em set/out está prevista uma API para os OPC terem esta comunicação disponível, e a Miio será a primeira app utilizar.
https://www.evgo.com/autocharge
https://support.fastned.nl/hc/en-gb/art ... utocharge-
As diferenças para o Plug & Charge (ISO 15118):
https://www.switch-ev.com/blog/the-batt ... spec-70121
Em set/out está prevista uma API para os OPC terem esta comunicação disponível, e a Miio será a primeira app utilizar.
ekoway · Dez-2011 · 34.333km
PHEV · Dez-2014 · 80.000km
C-Evo · Set-2015 · 85.000km
iOn · Jan-2017 · 65.00km
Kauai · Jul-2019 · 46.000km
PHEV · Dez-2014 · 80.000km
C-Evo · Set-2015 · 85.000km
iOn · Jan-2017 · 65.00km
Kauai · Jul-2019 · 46.000km
-
- Mensagens: 837
- Registado: 13 mar 2018, 11:51
- Data de fabrico: 30 dez 2020
- Capacidade bateria: 58Kwh
Re: Autocharge
Obrigado aos dois pela explicação
- rimsilva
- Proprietário i3
- Mensagens: 2414
- Registado: 31 mar 2016, 14:40
- Data de fabrico: 15 mar 2016
- Capacidade bateria: 60 Ah
- Localização: Vila Nova de Gaia
Re: Autocharge
Depende de direcção para onde sopra o vento "if you know what I mean..."Nonnus Escreveu: ↑07 jun 2023, 07:07É uma satisfação ver empresas portuguesas irem implementar novas ideias lá fora quando temos o melhor modelo do mundo.
O mais incrível para quem está lembrado foi que a Daniela disse para quem quis ouvir, que caso a Tesla quisesse estar intregada no modelo português a MIIO conseguia pôr a funcionar em duas semanas. Agora vai-se implementar o modelo da Tesla na Espanha e na França.
Sou só eu que continuo achar que a CEO da MIIO contradiz-se demasiadas vezes? É que já por várias vezes em palestras diz-se algumas coisas que dão jeito no momento, mas na prática faz-se o inverso. Enfim...
Era bom saber o que é que impediu/impede de o autocharge ser implementado e testado em Portugal para depois sim expandir ao resto da Europa, e quem sabe do mundo.
É que do ponto de vista técnico o nosso modelo até deve facilitar, afinal temos todos os carregadores ligados a um só local. Não é uma das mais valias do nosso modelo?![]()
Mas sinceramente acho uma perda de tempo andar a esgrimir funcionalidades técnicas PRO e CONTRA modelo, os guros do modelo em Portugal querem isso mesmo, que o pessoal se entretenha com "guerrras e guerrinhas" em vez de tocar no ponto/objectivo fundamental do "modelo".
Tecnicamente TUDO (ou QUASE TUDO) é possivel, com maior ou menor dificudade, com mais ou menos custos, basta alguém querer que assim seja.
-
- Mensagens: 410
- Registado: 30 nov 2014, 00:41
- Data de fabrico: 12 mar 2013
- Capacidade bateria: 65,5 Ah
Re: Autocharge
O maior problema do modelo não é técnico, mas sim conceptual. Um modelo que obriga a separar CEME e OPC e impede os OPC de contratarem a energia diretamente é um modelo errado, que não motiva o investimento privado e torna os carregamentos mais caros e pouco transparentes.
Seremos uma ilha isolada da Europa e estamos condenados a que as grandes redes europeias (Tesla, Ionity) não operem em Portugal ou operem coxas. Como português, isto revolta-me. Não é preciso que seja assim.
Ontem foi um dia de movimento nas nossas estradas. Tudo o que eram carregadores nas autoestradas estiveram lotados, onde está o investimento privado? Se calhar o modelo não ajuda? Que tal tirar as rendas garantidas aos CEME?
Fruto do boicote legal à rede Tesla sem expansão nos últimos 2 anos, também aí ocorreram tempos de espera.
É assim que se quer promover a mobilidade elétrica em Portugal?
Seremos uma ilha isolada da Europa e estamos condenados a que as grandes redes europeias (Tesla, Ionity) não operem em Portugal ou operem coxas. Como português, isto revolta-me. Não é preciso que seja assim.
Ontem foi um dia de movimento nas nossas estradas. Tudo o que eram carregadores nas autoestradas estiveram lotados, onde está o investimento privado? Se calhar o modelo não ajuda? Que tal tirar as rendas garantidas aos CEME?
Fruto do boicote legal à rede Tesla sem expansão nos últimos 2 anos, também aí ocorreram tempos de espera.
É assim que se quer promover a mobilidade elétrica em Portugal?
-
- Mensagens: 72
- Registado: 25 mar 2021, 13:36
- Data de fabrico: 29 set 2015
- Capacidade bateria: 54.79 Ah - 11 barras
- Localização: Espinho
Re: Autocharge
A CEO da miio não quer a mudança do sistema porque como assim está, é peixe na água.
Os outros investem, são obrigados a abrir as pernas e no fim a miio sem investimento capta o maior lucro..
Maravilha!
Os outros investem, são obrigados a abrir as pernas e no fim a miio sem investimento capta o maior lucro..
Maravilha!
- Nonnus
- Mensagens: 3455
- Registado: 10 set 2017, 04:43
- Data de fabrico: 01 jun 2017
- Capacidade bateria: 83,14 Ah 12 Barras
Re: Autocharge
Por acaso nunca tinha visto isso dessa maneira, mas sim, como funciona o nosso modelo, e sendo que muita gente usa a miio CEME pelas funcionalidades da APP, e pelo desconhecimento de outros CEMES, a miio não deve ter muito interesse na mudança.
Proprietário de Nissan Leaf 30kWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 6 anos depois 160000km
- 30 de setembro 2024 entregue a Nissan ao abrigo da garantia para abate.
Proprietário de Kia e-Niro 64kWh desde: 05 de julho 2024
Proprietário de Peugeot e2008 desde: 07 de dezembro 2024
- 6 anos depois 160000km
- 30 de setembro 2024 entregue a Nissan ao abrigo da garantia para abate.
Proprietário de Kia e-Niro 64kWh desde: 05 de julho 2024
Proprietário de Peugeot e2008 desde: 07 de dezembro 2024