
Utilização indevida de PCN
- rjspedition
- Mensagens: 522
- Registado: 11 jul 2021, 10:34
- Data de fabrico: 01 jan 2011
Utilização indevida de PCN
Boa tarde,
Um dos PCN (dos originais) que tenho em redor tem um dos quatro pontos inativo / a dar erro faz algum tempo, apresentando a instalação danos físicos e com a luz a vermelho, mas que mesmo assim é "utilizado".
Como carrego de forma mais regular por agora, reparo mais nisso e ontem com o estado na Miio a oscilar entre indisponível e em uso (novamente luz na tomada sempre a vermelho), esteve ocupado durante pelo menos 9 horas seguidas por um híbrido com o cabo lá ligado: Fiquei em dúvida se seria tentativa de carregar falhada ( 9h ??? ) ou se seria uma tentativa de "estacionamento com bonificação em preço", ou seja, passar o dia sem pagar e sem gastar com carregamento, dado que a tomada está mesmo inop.
Hoje regresso ao PCN.
A mesma tomada está ocupada por um outro híbrido com a Miio a marcar como estando a ser utilizado à 24h, o que é claramente "erro".
O exato mesmo híbrido de ontem está no entanto mais uma vez duas tomadas ao lado em tomada que está funcional, com a ficha ligada, mas a marcar como disponível na app: A carregar não está, ou se esteve, alguma falhou. Não há qualquer outra tomada para quem necessite.
Não julgando já este caso que poderá ser tudo uma grande coincidência, quem contactar por exemplo em caso de postos ocupados com híbridos ou VE "abandonados" e nós com necessidade de carregar? Nunca me deparei com esta situação.
OPC? PSP? EMEL (Lisboa) ?
É claro que o mais simples é encontrar um posto próximo, o que em Lisboa é fácil, mas em outros locais poderá não ser.
Um dos PCN (dos originais) que tenho em redor tem um dos quatro pontos inativo / a dar erro faz algum tempo, apresentando a instalação danos físicos e com a luz a vermelho, mas que mesmo assim é "utilizado".
Como carrego de forma mais regular por agora, reparo mais nisso e ontem com o estado na Miio a oscilar entre indisponível e em uso (novamente luz na tomada sempre a vermelho), esteve ocupado durante pelo menos 9 horas seguidas por um híbrido com o cabo lá ligado: Fiquei em dúvida se seria tentativa de carregar falhada ( 9h ??? ) ou se seria uma tentativa de "estacionamento com bonificação em preço", ou seja, passar o dia sem pagar e sem gastar com carregamento, dado que a tomada está mesmo inop.
Hoje regresso ao PCN.
A mesma tomada está ocupada por um outro híbrido com a Miio a marcar como estando a ser utilizado à 24h, o que é claramente "erro".
O exato mesmo híbrido de ontem está no entanto mais uma vez duas tomadas ao lado em tomada que está funcional, com a ficha ligada, mas a marcar como disponível na app: A carregar não está, ou se esteve, alguma falhou. Não há qualquer outra tomada para quem necessite.
Não julgando já este caso que poderá ser tudo uma grande coincidência, quem contactar por exemplo em caso de postos ocupados com híbridos ou VE "abandonados" e nós com necessidade de carregar? Nunca me deparei com esta situação.
OPC? PSP? EMEL (Lisboa) ?
É claro que o mais simples é encontrar um posto próximo, o que em Lisboa é fácil, mas em outros locais poderá não ser.
Última edição por rjspedition em 10 nov 2021, 16:32, editado 4 vezes no total.
- Nonnus
- Mensagens: 3455
- Registado: 10 set 2017, 04:43
- Data de fabrico: 01 jun 2017
- Capacidade bateria: 83,14 Ah 12 Barras
Re: Utilização indevida de PCN
No tempo em que os carregamentos eram de borla havia N casos desses relatados. Pessoas que usavam os PCN como estacionamento para não pagarem estacionamento. Em Évora havia uma funcionaria da CM que fazia isso todos os dias num PCN em frente a CM. São os chicos espertos da vida.
Proprietário de Nissan Leaf 30kWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 6 anos depois 160000km
- 30 de setembro 2024 entregue a Nissan ao abrigo da garantia para abate.
Proprietário de Kia e-Niro 64kWh desde: 05 de julho 2024
Proprietário de Peugeot e2008 desde: 07 de dezembro 2024
- 6 anos depois 160000km
- 30 de setembro 2024 entregue a Nissan ao abrigo da garantia para abate.
Proprietário de Kia e-Niro 64kWh desde: 05 de julho 2024
Proprietário de Peugeot e2008 desde: 07 de dezembro 2024
- rimsilva
- Proprietário i3
- Mensagens: 2414
- Registado: 31 mar 2016, 14:40
- Data de fabrico: 15 mar 2016
- Capacidade bateria: 60 Ah
- Localização: Vila Nova de Gaia
Re: Utilização indevida de PCN
A situação está um pouco confusa, se indicar o postos talvez possamos esclarecer melhor.
O Nonnus já falou nos abusos mais frequente nesses casos, que se verificavam sobretudo com PHEV (mas não eram os unicos), neste caso pode ser o mesmo aproveitamento do estacionamento, por falhas com os postos.
Normalmente a EMEL é implacável com o uso abusivo dos lugares postos e consequentemente multa quem não está a carregar.
A responsabilidade do OPC depende do postos, porque sendo da rede piloto pode ainda não estar na posse de nenhum operador e por isso não há muito a fazer a esse nivel.
O Nonnus já falou nos abusos mais frequente nesses casos, que se verificavam sobretudo com PHEV (mas não eram os unicos), neste caso pode ser o mesmo aproveitamento do estacionamento, por falhas com os postos.
Normalmente a EMEL é implacável com o uso abusivo dos lugares postos e consequentemente multa quem não está a carregar.
A responsabilidade do OPC depende do postos, porque sendo da rede piloto pode ainda não estar na posse de nenhum operador e por isso não há muito a fazer a esse nivel.
- rjspedition
- Mensagens: 522
- Registado: 11 jul 2021, 10:34
- Data de fabrico: 01 jan 2011
Re: Utilização indevida de PCN
Foi a ideia com que fiquei ontem: Luz vermelha, sei que a tomada está danificada, e todo o dia com cabo esticado a carregar, mas aqui a bem (ou a mal) não prejudica ninguém.
Hoje o mesmo PHEV está duas tomadas ao lado, cabo esticado, com a tomada a marcar como disponível na APP/Mobi-e: última utilização à mais de 4h.
Erro no carregamento? Chegou aos 100% e o posto terminou (isto é possível?) É que se for propositado está a ocupar uma tomada válida quando não há nenhuma disponível agora, por exemplo.
Folgo em saber que a EMEL costuma responder.
Na tomada que está danificada está um outro PHEV também de cabo esticado.

Posto LSB-90111

Re: Utilização indevida de PCN
Para carregar num PCN/PCR é necessário ter o dístico azul :
Em Lisboa o pessoal costuma reportar para a Polícia Municipal :
Em Lisboa o pessoal costuma reportar para a Polícia Municipal :
- rnlcarlov
- Mensagens: 2323
- Registado: 16 jun 2015, 18:08
- Data de fabrico: 04 mai 2011
- Capacidade bateria: 41.1 Ah
- Localização: Lisboa
Re: Utilização indevida de PCN
Segundo a miio pertence à PowerDot. Daquilo que conheço do posto, ele realmente era um bocado manhoso, não sei se levou alguma intervenção desde a última vez que o usei há muito tempo atrás.
- rjspedition
- Mensagens: 522
- Registado: 11 jul 2021, 10:34
- Data de fabrico: 01 jan 2011
Re: Utilização indevida de PCN
Bem, tenho estado ilegal também ao que parece.
Desconhecia que era obrigatório o dístico, e confesso que não vejo um único faz bastante tempo:
Já serviu para algo o tópico, vou solicitar!

Desconhecia que era obrigatório o dístico, e confesso que não vejo um único faz bastante tempo:
3 — Os veículos estacionados no local objeto de licença de utilização devem estar identificados com o dístico identificativo, (…), sendo proibido o estacionamento na mesma sem essa identificação.
Já serviu para algo o tópico, vou solicitar!

- rimsilva
- Proprietário i3
- Mensagens: 2414
- Registado: 31 mar 2016, 14:40
- Data de fabrico: 15 mar 2016
- Capacidade bateria: 60 Ah
- Localização: Vila Nova de Gaia
Re: Utilização indevida de PCN
Pois, se não funciona é verdade, a EMEL é que não costuma a gostar muito da ideiarjspedition Escreveu: ↑10 nov 2021, 16:47Foi a ideia com que fiquei ontem: Luz vermelha, sei que a tomada está danificada, e todo o dia com cabo esticado a carregar, mas aqui a bem (ou a mal) não prejudica ninguém.

Sendo um posto 9xxx já foi concessionado e assim sendo se o posto está avariado, o melhor será reportar à PowerDot.