Toda a discussão relativa a Pontos de Carregamento também conhecidos por EVSE (Electric Vehicle Supply Equipment) vem para aqui.
-
jfr2006
- Mensagens: 2507
- Registado: 26 nov 2014, 12:18
- Data de fabrico: 31 out 2016
- Capacidade bateria: 82.34Ah
Mensagem
por jfr2006 » 13 jul 2020, 10:46
-
BrunoFonseca
- Mensagens: 1246
- Registado: 16 jul 2018, 12:32
- Data de fabrico: 29 mai 2018
Mensagem
por BrunoFonseca » 13 jul 2020, 11:08
Isto nao põe um ponto final no nosso modelo. Basta os CEME terem a dita app e o problema fica resolvido.
Mesmo que se pague num posto com MB, podes continuar a ter o CEME e o OPC, isto porque o UVE paga ao CEME que por sua vez paga ao OPC.
-
beme83
- Proprietário Leaf
- Mensagens: 920
- Registado: 11 dez 2014, 16:49
- Data de fabrico: 11 dez 2014
- Capacidade bateria: 59,91 Ah
Mensagem
por beme83 » 13 jul 2020, 11:16
Tecnicamente o nosso sistema não permite monopólio pois divide o mercado em 2 (Instaladores e comercializadores) e permite a entrada de pequenos negócios contudo este modelo ao separar as áreas de negócio faz que seja necessário duas empresas a maximizar o seu lucro o que leva aos preços que vemos nos pontos de carregamento. Isto tudo associado a uma empresa obrigatória de gestão de rede (Mobie) e regras especificas na contratação de ligações de eletricidade o que leva mais uma vez a custos elevados. E a pérola é ter um posto pronto e esperar meses para se poder ligar pois não tem a inspeção, quando o que seria razoável era ter um timing de 30 dias para inspeção e caso esta não esteja feita por motivo do inspetor devia ser permitido ligar e o OPC assumir o risco. Pois um posto parado 6 meses para ligação lá vai um bom dinheiro. Todos estes fatores levam a preços elevados comparativamente a outros países.
-
jfr2006
- Mensagens: 2507
- Registado: 26 nov 2014, 12:18
- Data de fabrico: 31 out 2016
- Capacidade bateria: 82.34Ah
Mensagem
por jfr2006 » 13 jul 2020, 11:17
E para usar a APP é preciso...?
Pois..e quem não tiver um smartphone?
-
t3lmo
- Mensagens: 865
- Registado: 04 ago 2012, 13:29
- Data de fabrico: 31 out 2014
- Capacidade bateria: 36,8Ah + 60Ah
- Localização: Sintra
Mensagem
por t3lmo » 13 jul 2020, 11:54
Existem 2 cartões sem qualquer app que permitem carregar em toda a europa e com tarifas simples e planas de preço único para cada tomada (Ionity inclusive).
Basta que todos os operadores queiram fazer da mesma forma (e vão fazê-lo). É mais uma questão de vontade e não de sistemas.
-
rimsilva
- Proprietário i3
- Mensagens: 2414
- Registado: 31 mar 2016, 14:40
- Data de fabrico: 15 mar 2016
- Capacidade bateria: 60 Ah
- Localização: Vila Nova de Gaia
Mensagem
por rimsilva » 13 jul 2020, 12:13
Qual é o e-mail do Sr Mundt?

-
mjr
- Administrador do site
- Mensagens: 9926
- Registado: 04 jan 2011, 15:55
- Data de fabrico: 30 mai 2018
- Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
- Localização: Porto
Mensagem
por mjr » 13 jul 2020, 18:05
jfr2006 Escreveu: ↑13 jul 2020, 11:17
E para usar a APP é preciso...?
Pois..e quem não tiver um smartphone?
Não me parece problemático para um utilizador de VE a possibilidade de não ter um smartphone. Hoje em dia, e falo por mim, é mais provável não ter um cartão bancário do que não ter um smartphone.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE:
http://www.uve.pt
-
rnlcarlov
- Mensagens: 2323
- Registado: 16 jun 2015, 18:08
- Data de fabrico: 04 mai 2011
- Capacidade bateria: 41.1 Ah
- Localização: Lisboa
Mensagem
por rnlcarlov » 13 jul 2020, 18:41
mjr Escreveu: ↑13 jul 2020, 18:05
Não me parece problemático para um utilizador de VE a possibilidade de não ter um smartphone. Hoje em dia, e falo por mim, é mais provável não ter um cartão bancário do que não ter um smartphone.
Concordo. Também comprei um smartphone por necessidade de usar apps para aceder primeiro ao BMS da mota, depois ao ODB do C-zero e agora do Ioniq, para não falar das apps eletromaps e miio, que são quase essenciais para quem tem VE.
Última edição por
rnlcarlov em 13 jul 2020, 22:47, editado 1 vez no total.
-
migle
- Mensagens: 2977
- Registado: 01 set 2017, 00:21
- Data de fabrico: 25 set 2017
- Capacidade bateria: 78Ah
- Localização: Alcochete
Mensagem
por migle » 13 jul 2020, 22:02
Pode não ter smartphone naquele momento... Porque o perdeu, roubaram, deixou cair, estragou-se, o antigo ficou em casa... E a loja de telemóveis pode estar para lá da autonomia do carro.
Ioniq EV

— Prius+

-
BrunoFonseca
- Mensagens: 1246
- Registado: 16 jul 2018, 12:32
- Data de fabrico: 29 mai 2018
Mensagem
por BrunoFonseca » 13 jul 2020, 22:07
migle Escreveu: ↑13 jul 2020, 22:02
Pode não ter smartphone naquele momento... Porque o perdeu, roubaram, deixou cair, estragou-se, o antigo ficou em casa... E a loja de telemóveis pode estar para lá da autonomia do carro.
Também te podem roubar a carteira com o dinheiro e cartões de débito/credito...
Nunca haverá um modelo que sirva todas as necessidades.