
Instalação de Postos em Empresas Privadas
- rimsilva
- Proprietário i3
- Mensagens: 2414
- Registado: 31 mar 2016, 14:40
- Data de fabrico: 15 mar 2016
- Capacidade bateria: 60 Ah
- Localização: Vila Nova de Gaia
Instalação de Postos em Empresas Privadas
Boa Tarde a todos,
Gostaria de saber a opinião dos mais entendidos na melhor abordagem para este tema numa empresa.
Partindo da necessidade em instalar 4 ou 5 postos para uns plug-in híbridos, fui abordado para dar a minha opinião em relação a este assunto, nomeadamente melhores preços e fornecedores para carregamentos lentos. Não estou por dentro dos preços, sobretudo num ambiente mais empresarial.
Falaram-me em trifásico, ainda não fui verificar as características dos carros, sei que são Serie7, C350e e 330e, julgo que sejam carregamentos até 11kW.
Mas a minha questão vai um pouco mais além, ou seja, visto ser uma empresa muito grande, não faria mais sentido fazer uma abordagem diferente e possibilitar carregamento aos funcionários, no caso de não ser para já significativo, pode ser um incentivo e ajuda para o crescimento da ME.
As minhas questões/duvidas são mais ou menos as seguintes:
- Teria a empresa alguma possibilidade em conseguir incentivos do estado na instalação dos posto?
- Quais as entidades a contactar? Mobi.e?
- Não havendo incentivos, faz sentido equacionar a instalação de wallbox?
- Será antes preferível a instalação de postos como vemos no IKEA, por exemplo)? Quais as alternativas? Efacec ou Magnum Cap/Prio?
Obrigado desde já
Gostaria de saber a opinião dos mais entendidos na melhor abordagem para este tema numa empresa.
Partindo da necessidade em instalar 4 ou 5 postos para uns plug-in híbridos, fui abordado para dar a minha opinião em relação a este assunto, nomeadamente melhores preços e fornecedores para carregamentos lentos. Não estou por dentro dos preços, sobretudo num ambiente mais empresarial.
Falaram-me em trifásico, ainda não fui verificar as características dos carros, sei que são Serie7, C350e e 330e, julgo que sejam carregamentos até 11kW.
Mas a minha questão vai um pouco mais além, ou seja, visto ser uma empresa muito grande, não faria mais sentido fazer uma abordagem diferente e possibilitar carregamento aos funcionários, no caso de não ser para já significativo, pode ser um incentivo e ajuda para o crescimento da ME.
As minhas questões/duvidas são mais ou menos as seguintes:
- Teria a empresa alguma possibilidade em conseguir incentivos do estado na instalação dos posto?
- Quais as entidades a contactar? Mobi.e?
- Não havendo incentivos, faz sentido equacionar a instalação de wallbox?
- Será antes preferível a instalação de postos como vemos no IKEA, por exemplo)? Quais as alternativas? Efacec ou Magnum Cap/Prio?
Obrigado desde já
Última edição por rimsilva em 22 out 2016, 00:17, editado 1 vez no total.
- BrunoAlves
- Proprietário Ioniq EV
- Mensagens: 6522
- Registado: 30 abr 2016, 12:39
- Data de fabrico: 16 jun 2014
- Capacidade bateria: 57Ah
- Localização: Mealhada
Re: Instalação de Postos em Empresas Privadas
Para carregamento lento para funcionários, julgo que se disponibilizarem tomadas para que possam ser usados os EVSE "normais" seria uma excelente abordagem e sem custos de maior. Tanto para esses 4, como para os restantes colaboradores 
Desculpem, não consigo resistir:
Devia ser proibido existirem incentivos fiscais para carros destes. Carros desenhados exclusivamente para terem benefícios fiscais e fazerem 30kms eléctricos para depois passearem os motores V6 ou mais a gasolina.

Desculpem, não consigo resistir:
Utilitários, portantorimsilva Escreveu:sei que são Serie7, C350e e 330e, julgo que sejam carregamentos até 11kW.

Devia ser proibido existirem incentivos fiscais para carros destes. Carros desenhados exclusivamente para terem benefícios fiscais e fazerem 30kms eléctricos para depois passearem os motores V6 ou mais a gasolina.

Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! 

- rimsilva
- Proprietário i3
- Mensagens: 2414
- Registado: 31 mar 2016, 14:40
- Data de fabrico: 15 mar 2016
- Capacidade bateria: 60 Ah
- Localização: Vila Nova de Gaia
Re: Instalação de Postos em Empresas Privadas
Estes 4 carros são da empresa, mas é uma possibilidade.margarett Escreveu:Para carregamento lento para funcionários, julgo que se disponibilizarem tomadas para que possam ser usados os EVSE "normais" seria uma excelente abordagem e sem custos de maior. Tanto para esses 4, como para os restantes colaboradores
Pessoalmente acho que a abordagem deveria ser diferente, é uma grande empresa com politica ambiental, um edifício "inteligente" e tem um parque enorme, com centenas de lugares de estacionamento para deficientes, grávidas e outros reservados para os carros da empresa. Ficariam muito bem lugares específicos para carregamento.
Off TOPIC
Sem duvida, sou um defensor dessa ideia.margarett Escreveu:Desculpem, não consigo resistir:Utilitários, portantorimsilva Escreveu:sei que são Serie7, C350e e 330e, julgo que sejam carregamentos até 11kW.![]()
Devia ser proibido existirem incentivos fiscais para carros destes. Carros desenhados exclusivamente para terem benefícios fiscais e fazerem 30kms eléctricos para depois passearem os motores V6 ou mais a gasolina.
Sou amigo da pessoa que está a analisar esta questão.
Quando me falou no Mercedes C350e, o meu comentário foi " esse carro é uma vergonha..."

Não é aceitável ser possível deduzir o IVA não compra destes carros!
Depois o que se vê (de acordo com informação no site da UVE) o Mercedes foi o carro mais vendido em Junho e Agosto (pelo menos).
Re: Instalação de Postos em Empresas Privadas
Também estava interessado em instalar uns pontos onde trabalho.rimsilva Escreveu:- Quais as entidades a contactar? Mobi.e?
Contactei a Mobi.e, disseram para contactar os distribuidores que são eles que instalam. Contactei a EDP, responderam-me que iam encaminhar internamente e blá blá e até hoje...
- t3lmo
- Mensagens: 865
- Registado: 04 ago 2012, 13:29
- Data de fabrico: 31 out 2014
- Capacidade bateria: 36,8Ah + 60Ah
- Localização: Sintra
Re: Instalação de Postos em Empresas Privadas
Não existe qualquer incentivo (por cá) 
Esquece Mobi.e, as tomadas e os EVSE a andarem pelo chão (poderão servir de contingência se houver). Os utilizadores pouco se vão dar ao trabalho de abrir o porta bagagens todos os dias e tirar um cabo (experiência de quem já viu frotas phev).
Do ponto de vista de utilização diária fará todo o sentido instalar 1 ou 2 wallbox de preferência com dupla porta tipo 2 (mennekes) e se possível já com cabos conectados e enrolados em suporte na parede.
Algo deste género, seja MagnumCap ou outro fornecedor:

Depois é pedir orçamentos, podes começar com:
MagnumCap - http://www.magnumcap.com/index.php/solu ... lity?id=28
LugEnergy - http://www.lugenergy.pt/carregador-de-parede-wall-box/
R-EVC - https://r-evc.com/en/15-wallbox

Esquece Mobi.e, as tomadas e os EVSE a andarem pelo chão (poderão servir de contingência se houver). Os utilizadores pouco se vão dar ao trabalho de abrir o porta bagagens todos os dias e tirar um cabo (experiência de quem já viu frotas phev).
Do ponto de vista de utilização diária fará todo o sentido instalar 1 ou 2 wallbox de preferência com dupla porta tipo 2 (mennekes) e se possível já com cabos conectados e enrolados em suporte na parede.
Algo deste género, seja MagnumCap ou outro fornecedor:

Depois é pedir orçamentos, podes começar com:
MagnumCap - http://www.magnumcap.com/index.php/solu ... lity?id=28
LugEnergy - http://www.lugenergy.pt/carregador-de-parede-wall-box/
R-EVC - https://r-evc.com/en/15-wallbox
ekoway · Dez-2011 · 34.333km
PHEV · Dez-2014 · 80.000km
C-Evo · Set-2015 · 85.000km
iOn · Jan-2017 · 65.00km
Kauai · Jul-2019 · 46.000km
PHEV · Dez-2014 · 80.000km
C-Evo · Set-2015 · 85.000km
iOn · Jan-2017 · 65.00km
Kauai · Jul-2019 · 46.000km
- rimsilva
- Proprietário i3
- Mensagens: 2414
- Registado: 31 mar 2016, 14:40
- Data de fabrico: 15 mar 2016
- Capacidade bateria: 60 Ah
- Localização: Vila Nova de Gaia
Re: Instalação de Postos em Empresas Privadas
Obrigado a todos pelo feedback.
-
- Mensagens: 242
- Registado: 13 fev 2015, 21:00
- Data de fabrico: 01 jun 2014
- Capacidade bateria: 9,3 kWh
Re: Instalação de Postos em Empresas Privadas
Só um reparo: com essa sugestão (imagem da wallbox) os utilizadores vão continuar a precisar de "abrir o porta bagagens todos os dias e tirar um cabo" conforme referes.t3lmo Escreveu: Esquece Mobi.e, as tomadas e os EVSE a andarem pelo chão (poderão servir de contingência se houver). Os utilizadores pouco se vão dar ao trabalho de abrir o porta bagagens todos os dias e tirar um cabo (experiência de quem já viu frotas phev).
Do ponto de vista de utilização diária fará todo o sentido instalar 1 ou 2 wallbox de preferência com dupla porta tipo 2 (mennekes) e se possível já com cabos conectados e enrolados em suporte na parede.
Se tiver cabo, possivelmente cada box dupla + cabo são 1000 EUR.
Para isso ser eficiente em termos de custos, temos:
100km combustível fóssil: 10 EUR (média para os motores exemplificados pelo OP)
100km eletricidade: 4 EUR (média para o peso das viaturas exemplificadas pelo OP)
diferença: 10 - 4 = 6 EUR, poupança por fazer 100km elétrico
1000 / 6 = 167 x 100km = 16700 km
Só depois de 16700 km ELETRICOS é que se paga a box.
Sabendo que a relação entre KM elétricos e KM fóssivel deverá ser algo do tipo 1:5, então:
16700 x 5 = 83500 KM totais
A box só estará paga após 83500 km totais na viatura.
Isto, se realmente andarem 20% do tempo a elétrico. Pode ser mais, pode ser menos...
Conclusão 1: Pode ser prático, mas é uma solução cara e com retorno lento, em vez de simples tomadas (custo próximo de 0).
Conclusão 2: Nas mãos errada, de facto os PHEV podem ser um flop. Nas minhas, está com 2.5 L/100 há 40 mil km.
-
- Proprietário Leaf
- Mensagens: 449
- Registado: 06 mar 2012, 20:04
- Data de fabrico: 29 set 2014
- Capacidade bateria: 55ah
- Localização: Vagos
Re: Instalação de Postos em Empresas Privadas
A wallbox não deve ter cabo. Deve ser igual aos actuais postos públicos lentos para que haja compatibilidade com todos os carros do mercado.
Nissan Leaf 9/2014 - 105 000km
- t3lmo
- Mensagens: 865
- Registado: 04 ago 2012, 13:29
- Data de fabrico: 31 out 2014
- Capacidade bateria: 36,8Ah + 60Ah
- Localização: Sintra
Re: Instalação de Postos em Empresas Privadas
Só este fim de semana aplica-se um código PHEV15 de desconto de 15% (e portes grátis) sobre os produtos da loja R-EVC. Quem quiser que aproveitet3lmo Escreveu: Depois é pedir orçamentos, podes começar com:
...
R-EVC - https://r-evc.com/en/15-wallbox

ekoway · Dez-2011 · 34.333km
PHEV · Dez-2014 · 80.000km
C-Evo · Set-2015 · 85.000km
iOn · Jan-2017 · 65.00km
Kauai · Jul-2019 · 46.000km
PHEV · Dez-2014 · 80.000km
C-Evo · Set-2015 · 85.000km
iOn · Jan-2017 · 65.00km
Kauai · Jul-2019 · 46.000km
- Filipe
- Proprietário Leaf
- Mensagens: 3088
- Registado: 19 fev 2011, 03:51
- Data de fabrico: 09 mai 2011
- Capacidade bateria: 51,50 Ah - 10 Barras
- Localização: Murtal - Parede - Lisboa
Re: Instalação de Postos em Empresas Privadas
Para não estar a fazer um novo tópico, aqui coloco esta notícia como um exemplo a seguir por outras empresas.
http://forococheselectricos.com/2017/02 ... ctricos%29

http://forococheselectricos.com/2017/02 ... ctricos%29
Nissan LEAF mk1 - Cinzento-Prateado - 86,5 K em 29 Jul 2018.
Nissan LEAF 3.0 +e - Cinzento Diamante - 22 Nov 2019
Nissan LEAF 3.0 +e - Cinzento Diamante - 22 Nov 2019