
carregamento sem fio
carregamento sem fio
Parece-me muito interessante, resta saber se é eficaz, se não existem muitas perdas e.....o preço.
https://www.pluglesspower.com/
https://www.pluglesspower.com/
Ex Fluence, now a Zoe and model X - Flyer X
- BrunoAlves
- Proprietário Ioniq EV
- Mensagens: 6522
- Registado: 30 abr 2016, 12:39
- Data de fabrico: 16 jun 2014
- Capacidade bateria: 57Ah
- Localização: Mealhada
Re: carregamento sem fio
A transmissão de energia por indução já existe, testada e experimentada na indústria. Do que conheço, a limitação para os VE é certamente a potência que se pode transmitir, ainda que os 3,3kW do Leaf sejam perfeitamente possíveis de atingir. Na industria podem alinhar-se vários colectores para aumentar a potência recebida, no caso de um carro certamente que não.
A transmissão de energia por indução requer um alinhamento mais ou menos preciso entre a parte estacionária e a parte móvel e será esse o grande obstáculo para qualquer sistema de carregamento "dinâmico" para qualquer carro.
Já existem vários veículos elécricos a ser carregados por indução. Maioritariamente bicicletas.
A transmissão de energia por indução requer um alinhamento mais ou menos preciso entre a parte estacionária e a parte móvel e será esse o grande obstáculo para qualquer sistema de carregamento "dinâmico" para qualquer carro.
Já existem vários veículos elécricos a ser carregados por indução. Maioritariamente bicicletas.
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! 

-
- Proprietário Leaf
- Mensagens: 119
- Registado: 31 jul 2016, 14:44
- Data de fabrico: 29 set 2016
- Capacidade bateria: 30 kWh
Re: carregamento sem fio
O preço está no site na secção "shop": 1540 USDFlyer Escreveu:Parece-me muito interessante, resta saber se é eficaz, se não existem muitas perdas e.....o preço.
- Filipe
- Proprietário Leaf
- Mensagens: 3088
- Registado: 19 fev 2011, 03:51
- Data de fabrico: 09 mai 2011
- Capacidade bateria: 51,50 Ah - 10 Barras
- Localização: Murtal - Parede - Lisboa
Re: carregamento sem fio
Já li algures que a próxima geração do Leaf já vem preparada, sendo opcional comprar logo o carregador, bem com poder abastecer de energia a habitação ou vender á rede. 

Nissan LEAF mk1 - Cinzento-Prateado - 86,5 K em 29 Jul 2018.
Nissan LEAF 3.0 +e - Cinzento Diamante - 22 Nov 2019
Nissan LEAF 3.0 +e - Cinzento Diamante - 22 Nov 2019
Re: carregamento sem fio
Isto é que me faz um pouco de confusão como será possível!Filipe Escreveu:bem com poder abastecer de energia a habitação ou vender á rede.
Ok os carros nas travagens e descidas recuperam energia e carregam a bateria mas esta energia, infelizmente, ainda é muito inferior ao gasto para o veiculo se locomover, ou seja, não será espectável chegar a casa com mais energia que quando saimos para poder "dar à casa".
Só vejo 2 opções para aproveitar isto (na realidade atual!)
- saímos de casa e carregamos noutro local e trazemos o carro com a bateria "cheia" para fornecer à casa mas tendo em conta que ninguém dá nada a ninguém é meio caminho para acelerar o fim das cargas à borla
- carregamos o carro nas horas de vazio e nas horas de cheio o carro fornece à casa para evitar/reduzir o consumo nas horas de cheio
Está a escapar-me alguma coisa?!
Re: carregamento sem fio
É isto e também em situações de emergência.Erbium Escreveu:carregamos o carro nas horas de vazio e nas horas de cheio o carro fornece à casa para evitar/reduzir o consumo nas horas de cheio
- mjr
- Administrador do site
- Mensagens: 9926
- Registado: 04 jan 2011, 15:55
- Data de fabrico: 30 mai 2018
- Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
- Localização: Porto
Re: carregamento sem fio
Ou colocas painéis solares e carregas o carro durante o dia para depois fornecer energia à casa durante a noite, isto claro para quem pode. Há vários cenários onde isto faz sentido, mas não é para todos.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
- MVS
- Mensagens: 16
- Registado: 10 jan 2016, 10:19
- Data de fabrico: 01 jan 2014
- Capacidade bateria: 50 Ah
- Localização: Porto
Re: carregamento sem fio
O rendimento destes sistemas (WPT) actualmente é baixo, alternam entre os 50% para os sistemas de pura indução e 60% para os ressonantes.
Mover quantidades massivas de energia por este processo parece-me um contra-censo. Razão pela qual apenas se usa esta tecnologia para baixas potências.
Mover quantidades massivas de energia por este processo parece-me um contra-censo. Razão pela qual apenas se usa esta tecnologia para baixas potências.
Re: carregamento sem fio
A grande vantagem que reconheço a estes sistemas é a de tornarem a mobilidade eléctrica mais acessível a pessoas de. mobilidade reduzida, para quem nem sempre é fácil o acesso e a interacção com os postos de carga.
- alexmol
- Proprietário Tesla
- Mensagens: 2674
- Registado: 29 jan 2015, 22:10
- Data de fabrico: 07 set 2019
- Capacidade bateria: SR+ ~49kWh
- Localização: Tavira
- Contacto:
Re: carregamento sem fio
Eu acho que os sistemas de carregamento sem fio vão ter um papel importante no carregamento lento em estacionamento nas cidades.
Quando o sistema de carregamento sem fio permitir fazer a autenticação dos utilizadores vai ser muito fácil os lugares de estacionamento terem postos de carregamento "embutidos" no piso. Resolve o problema de carregamento diário para quem não tem garagem.
Claro que se pode fazer o mesmo com fios, mas é mais elegante sem fios.
Quando o sistema de carregamento sem fio permitir fazer a autenticação dos utilizadores vai ser muito fácil os lugares de estacionamento terem postos de carregamento "embutidos" no piso. Resolve o problema de carregamento diário para quem não tem garagem.
Claro que se pode fazer o mesmo com fios, mas é mais elegante sem fios.