Toda a discussão relativa a Pontos de Carregamento também conhecidos por EVSE (Electric Vehicle Supply Equipment) vem para aqui.
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alexmol
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Mensagem
por alexmol » 12 nov 2015, 09:47
Na Irlanda a ESB tem vindo a construir uma rede de carregamento que conta actualmente com 800 postos normais e 70 postos rápidos.
À semelhança do mobi.e tem sido grátis e agora vão começar a cobrar.
O que acham da estrutura de preços?
Beginning later this month new ESB ecars customers will be asked to sign up to a monthly fee of €16.99 (VAT inclusive) to access the public charging network, with payment coming into effect from January 4th 2016.
This fee will cover:
•Free use of all 800+ standard public charge points
•Unlimited access to over 70 ESB ecars fast chargers until April 2016 – after which date a 30 cent per minute usage fee will apply
•Access to all online and 24/7 call centre supports currently available to ESB ecars customers
•Ability to cancel monthly payment without penalty
Alexandre Moleiro
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Gandalf the White

2018 Kia Soul EV 30kWh
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mjr
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por mjr » 12 nov 2015, 10:06
Para quem usar os PCLs regularmente parece-me muito interessante. 17€/0.1€/kW.h = 170kW.h em tarifa económica. Isto a dividir por 30 dias dá 5,6kW.h, ou seja basta carregar 5,6kW.h por dia para ficar mais barato que a energia em vazio.
O preço dos PCRs é que me parece um bocado descabido, especialmente para os carros que não consigam manter a corrente máxima de carga durante muito tempo.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
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ICEM4N
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por ICEM4N » 12 nov 2015, 10:12
Pois,
Ao menos têm os postos e nos não os temos o que é algo de muito bom.
Quanto à mensalidade o preco esta razoavel mas nao me acredito que se carregue cerca de 5kwh diariamente.
A mensalidade é mesmo para salvaguardar a manutencao dos postos.
Ha quem pague 40eur pela tv por cabo e quase nao veja televisao..
Preferia ter os postos do que nao os ter. Mas a mensalidade parece-me um pouco exagerada pois é necessario uma utilizacao diaria para compensar.
Algo nos valores dos 10eur mensais era mais razoavel.
Peugeot Ion 22000km desde 08-2015
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joelfmachado
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por joelfmachado » 12 nov 2015, 10:42
Acho que o sistema ideal deve permitir todos os tipos de pagamento/contrato (à semelhança dos tarifários das redes móveis).
Ou seja, cada utilizador deve poder escolher o melhor para o seu caso (assinatura mensal, pré-pago, pós-pago ou pagamento na hora).
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beme83
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Mensagem
por beme83 » 12 nov 2015, 11:06
alexmol Escreveu:Na Irlanda a ESB tem vindo a construir uma rede de carregamento que conta actualmente com 800 postos normais e 70 postos rápidos.
À semelhança do mobi.e tem sido grátis e agora vão começar a cobrar.
O que acham da estrutura de preços?
Beginning later this month new ESB ecars customers will be asked to sign up to a monthly fee of €16.99 (VAT inclusive) to access the public charging network, with payment coming into effect from January 4th 2016.
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Não esquecer que na Irlanda o salário mínimo nacional é aproximadamente 1462 Euros por isso ao pensar assim para Portugal daria menos de 6 euros mês e por minuto 12ct ou seja 20 minutos seriam 2 euros para cerca de 15 kw num leaf....Interessante
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ICEM4N
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por ICEM4N » 12 nov 2015, 11:18
beme83 Escreveu:alexmol Escreveu:Na Irlanda a ESB tem vindo a construir uma rede de carregamento que conta actualmente com 800 postos normais e 70 postos rápidos.
À semelhança do mobi.e tem sido grátis e agora vão começar a cobrar.
O que acham da estrutura de preços?
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Não esquecer que na Irlanda o salário mínimo nacional é aproximadamente 1462 Euros por isso ao pensar assim para Portugal daria menos de 6 euros mês e por minuto 12ct ou seja 20 minutos seriam 2 euros para cerca de 15 kw num leaf....Interessante
Pois, foi bem visto!!!
Peugeot Ion 22000km desde 08-2015
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por rnlcarlov » 12 nov 2015, 11:20
beme83 Escreveu:
Não esquecer que na Irlanda o salário mínimo nacional é aproximadamente 1462 Euros por isso ao pensar assim para Portugal daria menos de 6 euros mês e por minuto 12ct ou seja 20 minutos seriam 2 euros para cerca de 15 kw num leaf....Interessante
Como se em Portugal se fizesse tudo em proporção ao salário mínimo nacional...
Eu acho que já nos podemos dar por contentes que tivermos preços semelhantes aos da Irlanda. Antes isso que uma IBIL por cá...
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Filipe
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por Filipe » 12 nov 2015, 11:25
joelfmachado Escreveu:Acho que o sistema ideal deve permitir todos os tipos de pagamento/contrato (à semelhança dos tarifários das redes móveis).
Ou seja, cada utilizador deve poder escolher o melhor para o seu caso (assinatura mensal, pré-pago, pós-pago ou pagamento na hora).
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por zeuz » 12 nov 2015, 12:00
joelfmachado Escreveu:Acho que o sistema ideal deve permitir todos os tipos de pagamento/contrato (à semelhança dos tarifários das redes móveis).
Ou seja, cada utilizador deve poder escolher o melhor para o seu caso (assinatura mensal, pré-pago, pós-pago ou pagamento na hora).
As operadores de TV por cabo e de telemóveis não começaram logo a sua operação com a diversitude de tarifários que temos actualmente... dêem-lhes tempo, que certamente depois virão mais alternativas de tarifários e/ou opções de carregamento...

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FullElectric
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por FullElectric » 12 nov 2015, 12:31
Entre os que já são a pagar, este modelo é dos melhores a nível europeu.
Tomaríamos nós que Portugal adotasse este, hajam postos que fica mais barato que carregar em casa. Por cá à boa moda tuga quer a EDP quer os intereses e entidades que estão envolvidas na rede vão falar mais alto.
Os valores para carregamento nos PCR é que poderá ficar algo esticado se forem mal usados, na definição do modelo Irlandês entenderam que a utilização dos rápidos deve ser encarada como ocasional e não sistemática o que de certa forma está correto. Se forem utilizados para repor 50-60% de SOC e desligar quando a potência baixa dos 30kW poderá ficar a 40-50cent/KWh o que para um PCR parece bem.