
Notícia Governo mantém Mobi.e como gestora ate 2018
- rpatricio
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Notícia Governo mantém Mobi.e como gestora ate 2018
“Até que se verifique um maior desenvolvimento da rede de mobilidade eléctrica” em Portugal, a empresa Mobi.e continuará a assegurar a gestão da rede de abastecimento dos carros eléctricos no país.
O Governo decidiu, por despacho do Ministério do Ambiente, Ordenamento do Território e Energia, publicado esta quinta-feira, 18 de Junho, em Diário da República, prorrogar por mais três anos, até 12 de Junho de 2018, a gestão da rede de mobilidade eléctrica à Mobi.e.
"A actividade da entidade gestora da rede de mobilidade eléctrica continuará a ser assegurada, até 12 de Junho de 2018, renovável por períodos mínimos de um ano" pela sociedade anónima Mobi.e", lê-se no despacho. https://dre.pt/application/conteudo/67521710
No contexto de "evolução " para o regime de mobilidade eléctrica, por decreto-lei publicado há um ano, a sociedade Mobi.e "continuaria a assegurar a gestão da rede de mobilidade eléctrica", e até nova indicação da tutela da Energia, "no prazo máximo de seis meses ", ou seja, atá ao final de 2014.
O prazo foi prorrogado, novamente, em Março deste ano, "até 12 de Junho de 2015". E é este prazo que é agora prorrogado, desta vez por mais três anos. O actual Executivo considera que, tendo em conta a "especial relevância que assume a garantia do funcionamento da entidade gestora da rede de mobilidade eléctrica para a prossecução dos objectivos de política energética", a Mobi.e, continua a ser "a entidade com maior conhecimento e experiência adquiridos no desenvolvimento dessa actividade" e capaz de assegurar os deveres instituídos na constituição da rede nacional de mobilidade eléctrica homónima.
"Ainda que esta solução possa ser transitória, até que se se verifique um maior desenvolvimento da rede de mobilidade eléctrica", acrescenta o diploma.
Constituída por decreto-lei publicado a 26 de Abril de 2010, a sociedade gestora da rede de mobilidade eléctrica foi prevista desde o início como sendo detida em 51% pela "entidade concessionária da rede nacional de distribuição de electricidade".
As entidades públicas que desenvolvessem "actividades relacionadas com a mobilidade eléctrica" podiam "adquirir ou subscrever, em condições de mercado, uma participação individual não superior, respectivamente, a 10%" e as privadas, nas mesmas condições, a "5% do capital da entidade", sem que contudo excedessem, todas, 49%.
A atribuição, então, de 51% da sociedade Mobi.e à EDP levou aliás o tema a ser questionado pela então oposição social-democrata na Assembleia da República, ao então ministro da Economia, da Inovação e do Desenvolvimento, Vieira e Silva , que tinha como secretário de Energia Carlos Zorrinho.
A pergunta, subscrita a 18 de Maio, por oito deputados do PSD (Nuno Reis, Pedro Saraiva, António Leitão Amaro, Almeida Henriques, José Eduardo Martins, Emídio Guerreiro, Carlos São Martinho e Celeste Amaro) questionava em primeiro lugar: "Qual é o racional inerente à atribuição de 51% à entidade concessionária da rede nacional de distribuição de electricidade (à data a EDP)?"
A segunda questão da, então, oposição era: "de que forma será posta no mercado a restante participação de 49% e de que forma se irá garantir condições igualitárias de subscrição a todos os possíveis interessados?".
E contextualizavam: "dado que a comunicação social tem dado como garantia a participação de um conjunto de empresas privadas, nem todas com actividades directamente relacionadas com a mobilidade eléctrica".
A rede de mobilidade eléctrica, cujo primeiro ponto de carregamento foi inaugurado por José Sócrates em Junho de 2010, tinha, em Dezembro passado, 884 utilizadores. No "site" oficial da rede, são contabilizados "1.300 pontos de carregamento normal e 50 pontos de carregamento rápido em espaços de aceso público em Portugal Continental".
A EDP, a Inteli a e a CEIIA – Centro para a Excelência e Inovação na Indústria Automóvel são parte do projecto de mobilidade eléctrica desde o início, assim como a Efacec, a Magnum Capital e a Siemens, a que se juntaram a Novabase e a Critical Software.
Fonte: http://www.jornaldenegocios.pt/empresas ... _2018.html
O Governo decidiu, por despacho do Ministério do Ambiente, Ordenamento do Território e Energia, publicado esta quinta-feira, 18 de Junho, em Diário da República, prorrogar por mais três anos, até 12 de Junho de 2018, a gestão da rede de mobilidade eléctrica à Mobi.e.
"A actividade da entidade gestora da rede de mobilidade eléctrica continuará a ser assegurada, até 12 de Junho de 2018, renovável por períodos mínimos de um ano" pela sociedade anónima Mobi.e", lê-se no despacho. https://dre.pt/application/conteudo/67521710
No contexto de "evolução " para o regime de mobilidade eléctrica, por decreto-lei publicado há um ano, a sociedade Mobi.e "continuaria a assegurar a gestão da rede de mobilidade eléctrica", e até nova indicação da tutela da Energia, "no prazo máximo de seis meses ", ou seja, atá ao final de 2014.
O prazo foi prorrogado, novamente, em Março deste ano, "até 12 de Junho de 2015". E é este prazo que é agora prorrogado, desta vez por mais três anos. O actual Executivo considera que, tendo em conta a "especial relevância que assume a garantia do funcionamento da entidade gestora da rede de mobilidade eléctrica para a prossecução dos objectivos de política energética", a Mobi.e, continua a ser "a entidade com maior conhecimento e experiência adquiridos no desenvolvimento dessa actividade" e capaz de assegurar os deveres instituídos na constituição da rede nacional de mobilidade eléctrica homónima.
"Ainda que esta solução possa ser transitória, até que se se verifique um maior desenvolvimento da rede de mobilidade eléctrica", acrescenta o diploma.
Constituída por decreto-lei publicado a 26 de Abril de 2010, a sociedade gestora da rede de mobilidade eléctrica foi prevista desde o início como sendo detida em 51% pela "entidade concessionária da rede nacional de distribuição de electricidade".
As entidades públicas que desenvolvessem "actividades relacionadas com a mobilidade eléctrica" podiam "adquirir ou subscrever, em condições de mercado, uma participação individual não superior, respectivamente, a 10%" e as privadas, nas mesmas condições, a "5% do capital da entidade", sem que contudo excedessem, todas, 49%.
A atribuição, então, de 51% da sociedade Mobi.e à EDP levou aliás o tema a ser questionado pela então oposição social-democrata na Assembleia da República, ao então ministro da Economia, da Inovação e do Desenvolvimento, Vieira e Silva , que tinha como secretário de Energia Carlos Zorrinho.
A pergunta, subscrita a 18 de Maio, por oito deputados do PSD (Nuno Reis, Pedro Saraiva, António Leitão Amaro, Almeida Henriques, José Eduardo Martins, Emídio Guerreiro, Carlos São Martinho e Celeste Amaro) questionava em primeiro lugar: "Qual é o racional inerente à atribuição de 51% à entidade concessionária da rede nacional de distribuição de electricidade (à data a EDP)?"
A segunda questão da, então, oposição era: "de que forma será posta no mercado a restante participação de 49% e de que forma se irá garantir condições igualitárias de subscrição a todos os possíveis interessados?".
E contextualizavam: "dado que a comunicação social tem dado como garantia a participação de um conjunto de empresas privadas, nem todas com actividades directamente relacionadas com a mobilidade eléctrica".
A rede de mobilidade eléctrica, cujo primeiro ponto de carregamento foi inaugurado por José Sócrates em Junho de 2010, tinha, em Dezembro passado, 884 utilizadores. No "site" oficial da rede, são contabilizados "1.300 pontos de carregamento normal e 50 pontos de carregamento rápido em espaços de aceso público em Portugal Continental".
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Re: Notícia Governo mantém Mobi.e como gestora ate 2018
Mais uns anitos com eletricidade gratuita... Mas eu preferia pagar (dentro do razoável...) e ter os PCRs instalados numa verdadeira rede nacional.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
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Re: Notícia Governo mantém Mobi.e como gestora ate 2018
Mais 3 anos a marcar passo, um governo em fim de mandato renova por 3 anos um contracto destes !!!!! Porque?!
Foi sempre "engonhando" e agora 3 anos ?!
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Re: Notícia Governo mantém Mobi.e como gestora ate 2018
Não digo nada, pois já todos conhecem muito bem o que eu penso sobre este DesGoverno

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Re: Notícia Governo mantém Mobi.e como gestora ate 2018
50 pontos de carregamento rápido em espaços de acesso público? Instalaram já os PCRs todos sem eu saber?rpatricio Escreveu: A rede de mobilidade eléctrica, cujo primeiro ponto de carregamento foi inaugurado por José Sócrates em Junho de 2010, tinha, em Dezembro passado, 884 utilizadores. No "site" oficial da rede, são contabilizados "1.300 pontos de carregamento normal e 50 pontos de carregamento rápido em espaços de aceso público em Portugal Continental".

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Re: Notícia Governo mantém Mobi.e como gestora ate 2018
Talvez um V2H ainda compense para trazer energia de borla para casa. 

- rpatricio
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Re: Notícia Governo mantém Mobi.e como gestora ate 2018
É o que está no site da Mobie-e http://www.mobie.pt/a-rede-mobi.e
"A rede MOBI.E conta com 1.300 pontos de carregamento normal e 50 pontos de carregamento rápido em espaços de acesso público em Portugal Continental.
Os 1.300 pontos de carregamento normal estão colocados nas cidades de Almada, Aveiro, Beja, Braga, Bragança, Cascais, Castelo Branco, Coimbra, Évora, Faro, Guarda, Guimarães, Leiria, Lisboa, Loures, Portalegre, Porto, Santarém, Setúbal, Sintra, Torres Vedras, Viana do Castelo, Vila Nova de Gaia, Vila Real e Viseu.
Os 50 pontos de carregamento rápido estão colocados nas vias de circulação entre estes concelhos, de forma a possibilitar a deslocação entre eles, assim como em zonas estratégicas que assegurem carregamentos de emergência."
Será que isto é mentir ?
"A rede MOBI.E conta com 1.300 pontos de carregamento normal e 50 pontos de carregamento rápido em espaços de acesso público em Portugal Continental.
Os 1.300 pontos de carregamento normal estão colocados nas cidades de Almada, Aveiro, Beja, Braga, Bragança, Cascais, Castelo Branco, Coimbra, Évora, Faro, Guarda, Guimarães, Leiria, Lisboa, Loures, Portalegre, Porto, Santarém, Setúbal, Sintra, Torres Vedras, Viana do Castelo, Vila Nova de Gaia, Vila Real e Viseu.
Os 50 pontos de carregamento rápido estão colocados nas vias de circulação entre estes concelhos, de forma a possibilitar a deslocação entre eles, assim como em zonas estratégicas que assegurem carregamentos de emergência."
Será que isto é mentir ?
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Re: Notícia Governo mantém Mobi.e como gestora ate 2018
Dizer a verdade não é certamente.rpatricio Escreveu: Os 50 pontos de carregamento rápido estão colocados nas vias de circulação entre estes concelhos, de forma a possibilitar a deslocação entre eles, assim como em zonas estratégicas que assegurem carregamentos de emergência."
Será que isto é mentir ?
Poderes precognitivos (de um futuro não muito próximo)?
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Re: Notícia Governo mantém Mobi.e como gestora ate 2018
Por outro lado...
http://observador.pt/2015/06/19/governo ... eletricos/
Se de facto adquirirem e começarem a usar os VEs, vão precisar de uma rede de PCRs decente.
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Se de facto adquirirem e começarem a usar os VEs, vão precisar de uma rede de PCRs decente.
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Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
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Re: Notícia Governo mantém Mobi.e como gestora ate 2018
Se não forem comprar Teslas
Está a vê-los a andar de Zoe ou mesmo Leaf?

Está a vê-los a andar de Zoe ou mesmo Leaf?