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Fabricante de bombas de combustível lança carregador rápido!

Enviado: 07 mai 2012, 00:36
por RJSC
Pois é, a malta do petróleo já está a acordar e começa a lançar carregadores rápidos.
Infelizmente, devido aos vícios instalados, estes têm um formato muito semelhante às suas bombas de combustíveis fósseis e chegam mesmo a designar o carregador por "Bomba de Abastecimento Elétrico" :lol:

Estou a falar da Petrotec, uma companhia aparentemente portuguesa, que já equipa muitos postos de combustíveis clássicos...

Vai ser hilariante chegar a um posto de carregamento de VEs e ler a marca PETROtec... :lol:

Se todos os "petrol-heads" se convertessem não era nada mal pensado...
Agora como a Galp já quer vender eletricidade até para o mercado residencial, nada é de admirar... No entanto, como a marca não contém PETRO na sua designação, não se torna tão hilariante.

Como a tag [flash] está desligada no fórum :evil:, terão que ver mais pormenores neste link (inclui foto com um Leaf!):
http://www.petrotec.pt/flash/pfast/pt/pfast.swf
A bomba de abastecimento para veículos eléctricos PFAST é um produto português que facilitará a transição dos postos de combustíveis existentes para o futuro da mobilidade eléctrica. A Petrotec utiliza tecnologias de ponta combinadas com os importantes conceitos de sustentabilidade ambiental e apresenta um produto que impulsionará o mercado.

O Produto
A bomba PFAST, desenvolvida segundo o standard CHAdeMO, segue o conceito Fast-Charge, equipamentos de carregamento rápido de veículos. Um equipamento concebido para fornecer 80% da carga das baterias em períodos que poderão variar entre os 20 e os 30 minutos. O sistema monitoriza a bateria durante o processo de carregamento e fornece o máximo de energia, de acordo com as propriedades da mesma, em cada instante ou período do processo.

O produto conta com uma parceria com a MagnumCAP, empresa portuguesa especializada no desenvolvimento de soluções de gestão e disponibilização de energia elétrica, que se posiciona como um fornecedor de soluções de carregamento para o sistema de mobilidade elétrica MOBI.E.

As Implicações no Mercado
A Petrotec é o primeiro fabricante de equipamentos e sistemas para a indústria do retalho petrolífero a apresentar uma solução para o carregamento de veículos eléctricos, especialmente dedicada a Postos de Abastecimento.

A PFAST pode ser combinada com as tradicionais bombas de combustível actualmente em uso, permitindo uma transição fácil e gradual do número de equipamentos por estação de combustível e sem a necessidade de trabalhos de construção civil (assumindo infra-estrutura eléctrica apropriada). Isto permite converter rapidamente o negócio de acordo com a evolução do mercado da mobilidade eléctrica. A adopção antecipada desta solução traz valor acrescentado aos Postos de Abastecimento, permitindo potenciar as vendas (loja, cafetaria, etc.) e reconvertê-los para o futuro.

"A Petrotec quer fazer parte dos postos de abastecimento do futuro, por isso criou um produto que se enquadra nas tendências e tecnologias atuais, principalmente para espaços com maior cadência de paragens e indicados para curtas permanências, como é o caso dos postos de combustíveis" – Mário Nova, Diretor de Engenharia e Desenvolvimentos de Produtos da Petrotec.
Imagem

Re: Fabricante de bombas de combustível lança carregador ráp

Enviado: 07 mai 2012, 02:13
por Filipe
Será que estes electrões da Petrotec cheiram a petrólio :?:

Re: Fabricante de bombas de combustível lança carregador ráp

Enviado: 07 mai 2012, 17:35
por mjr
Se forem ao posto da Prio de Vilar de Andorinho já conseguem ver um posto de carga da marca Petrotec. A tecnologia é da Magnum Cap mas o posto é Petrotec. Acho muito bom uma empresa do setor investir neste tipo de tecnologia, pois terá uma relação mais fácil com os clientes. Os postos de abastecimento de combustível são o local natural para os PCR serem instalados.

Re: Fabricante de bombas de combustível lança carregador ráp

Enviado: 07 mai 2012, 18:21
por RJSC
Só se for mesmo para tentar "virar a cabeça" aos vendedores de petróleo.
Tendo em conta que o veículo tem que estar parado uns 30 minutos, o formato bomba de combustível com via de acesso em fila não se adequa.
O formato adequado é o de parque de estacionamento.
Se for essa a solução para que os vendedores de petróleo instalem PCR seja, mas não é a melhor solução.

Quanto a mim o formato de eleição é o dos os parques de descanso que são comuns hoje nas áreas de serviço de auto-estradas, com estacionamento lado a lado.

Não concordam que o que se apresenta na imagem será o melhor lugar para colocar ostos de carga rápida?
Até porque um condutor de VE não aprecia nada estar ao lado das bombas de combustível a respirar vapores de petróleo refinado...
Imagem

Re: Fabricante de bombas de combustível lança carregador ráp

Enviado: 07 mai 2012, 18:29
por Essiemme
èh pá...

Eu até considero isto como uma boa notícia por um lado, mas má pelo outro...

Será que vamos pagar pelos carregamentos rápidos o mesmo (ou até mais) que pelo petróleo ?!?!?

Bom, pelo menos posso dormir mais descansado, pois tenho em casa algumas "bombas de abastecimento"...

:lol:

Re: Fabricante de bombas de combustível lança carregador ráp

Enviado: 07 mai 2012, 18:40
por RJSC
Essiemme Escreveu:èh pá...

Eu até considero isto como uma boa notícia por um lado, mas má pelo outro...

Será que vamos pagar pelos carregamentos rápidos o mesmo (ou até mais) que pelo petróleo ?!?!?

Bom, pelo menos posso dormir mais descansado, pois tenho em casa algumas "bombas de abastecimento"...

:lol:
O que vale é que para a maioria das pessoas o carregamento rápido é só para situações ocasionais.
De qualquer maneira era já esperado que um carregamento rápido custasse o mesmo o mais que o equivale3nte de petróleo.

A última notícia com preços que li indicava um preço de 0,20€ por kWh num posto de carga rápido mais uma taxa fixa de serviço, o que em 24 kWh para carregar um Leaf se traduz num mínimo de 4,80€

Re: Fabricante de bombas de combustível lança carregador ráp

Enviado: 07 mai 2012, 18:44
por mjr
O formato físico penso não ser muito importante. O formato convencional de bomba não me choca até porque uma situação de parque de estacionamento também está sujeita a filas. O importante é o número de lugares de carga rápida disponíveis. Há um problema que os parques de estacionamento possuem: OS LUGARES ESTÃO SEMPRE OCUPADOS POR CI! É algo que me irrita, daí os "gritos".

Para nós a vantagem das bombas é estarem em locais mais interessantes que parques de estacionamento. Além disso não estou a ver um negócio a crescer apenas como PCR. Tem de ter algo mais associado, pois as margens ganhas no posto serão sempre diminutas. Ninguém instala PCR se for para perder dinheiro!

Por exemplo, no PCR da Prio de Vilar de Andorinho tem uma loja onde vendem o habitual, tais como revistas, cafés, bebidas, etc. Para eles é interessante que quem esteja a abastecer tenha que de alguma maneira "queimar" tempo, como por exemplo consumindo produtos da loja. Eu já fiz isso neste posto, até porque os preços dos produtos são interessantes, bem ao contrário dos preços presentes nas lojas da Galp.

Os 0,20€/kW.h penso serem a taxa de serviço. A eletricidade será faturada à parte pelo fornecedor de eletricidade.

Re: Fabricante de bombas de combustível lança carregador ráp

Enviado: 07 mai 2012, 18:46
por Essiemme
xissssa... 4,80 euros para fazer 100 KMs (velocidades de auto-estrada) ainda é vantajoso, mesmo assim...

:?

Re: Fabricante de bombas de combustível lança carregador ráp

Enviado: 07 mai 2012, 18:48
por Essiemme
mjr Escreveu:O formato físico penso não ser muito importante. O formato convencional de bomba não me choca até porque uma situação de parque de estacionamento também está sujeita a filas. O importante é o número de lugares de carga rápida disponíveis. Há um problema que os parques de estacionamento possuem: OS LUGARES ESTÃO SEMPRE OCUPADOS POR CI! É algo que me irrita, daí os "gritos".

Para nós a vantagem das bombas é estarem em locais mais interessantes que parques de estacionamento. Além disso não estou a ver um negócio a crescer apenas como PCR. Tem de ter algo mais associado, pois as margens ganhas no posto serão sempre diminutas. Ninguém instala PCR se for para perder dinheiro!

Por exemplo, no PCR da Prio de Vilar de Andorinho tem uma loja onde vendem o habitual, tais como revistas, cafés, bebidas, etc. Para eles é interessante que quem esteja a abastecer tenha que de alguma maneira "queimar" tempo, como por exemplo consumindo produtos da loja. Eu já fiz isso neste posto, até porque os preços dos produtos são interessantes, bem ao contrário dos preços presentes nas lojas da Galp.

Os 0,20€/kW.h penso serem a taxa de serviço. A eletricidade será faturada à parte pelo fornecedor de eletricidade.
Ainda este fds comsumi um lanche para 2 adultos + 2 crianças, precisamente por ter usado o PCR da A5...

É verdade, sim senhor!