
Mobilidade eléctrica ficará comprometida em poucos meses
- migle
- Mensagens: 2977
- Registado: 01 set 2017, 00:21
- Data de fabrico: 25 set 2017
- Capacidade bateria: 78Ah
- Localização: Alcochete
Re: Mobilidade eléctrica ficará comprometida em poucos meses
É verdade, pemifer. Isto não pode ser ou Tesla, ou nada. Ou Tesla, ou então mais vale termos todos carros com 16kWh de bateria.
- pemifer
- Proprietário Kia Niro EV
- Mensagens: 3331
- Registado: 15 fev 2016, 16:34
- Data de fabrico: 27 mar 2018
- Capacidade bateria: 109,30Ah
- Localização: Lisboa
Re: Mobilidade eléctrica ficará comprometida em poucos meses
A minha formação é de ciências exactas, eu gosto é de números e factos.Nonnus Escreveu: ↑03 jul 2018, 17:43Custa-me ver escrever-te assim.pemifer Escreveu: ↑03 jul 2018, 17:31A mobilidade elétrica não está comprometida.
O que está comprometido é a teoria de ir a todo o lado de VE.
Se antes se pensava em comprar um VE para ir a todo o lado e carregar onde estivesse parado, agora já há a noção que o único posto de carregamento com que se pode contar é o próprio e o VE é otimo para andar dentro do limite dos quilómetros da sua própria autonomia.
Qualquer viagem fora da autonomia do VE é uma aventura.
O mais provável é que corra bem em termos de conseguir chegar, agora conseguir planear uma hora de chegada... é mais fácil acertar no Euromilhões!Tu que foste um aventureiro como poucos em ir buscar o carro ao outro lado do mundo, agora tens essas palavras de desincentivo para quem quer fazer KM de VE.
O que falo é factual, não é incentivo, nem desincentivo.
Quando comprei o carro pensava em carregar em postos públicos e no trabalho.
Os postos públicos lentos, uma miséria.
Os 2 postos mais perto de minha casa, das vezes que tentei, desligados, uma vez apanhei um ligado mas com ecrã danificado. O Santanamos é que me ajudou via telemóvel pois sabia os passos de cor.
O da Av EUA, esteve 3 meses desligado, a maior parte dos dias está lá um BMW plugin ligado. Aliás passo lá 2 vezes por dia tem sempre carros, deve ser um dos postos lentos mais utilizados do país.
O do Dolce Vita Tejo, também normalmente ocupado por plugins. O que até faz sentido pois têm bateria pequena têm de carregar mais vezes.
No trabalho, um dia destes esqueci-me de por a carregar durante a noite, nem para me desenrascar me deixam carregar.
E assim vai a minha mobilidade elétrica...
- migle
- Mensagens: 2977
- Registado: 01 set 2017, 00:21
- Data de fabrico: 25 set 2017
- Capacidade bateria: 78Ah
- Localização: Alcochete
Re: Mobilidade eléctrica ficará comprometida em poucos meses
As limitações técnicas dos nossos carros são as que são. Temos de carregar, demora tempo, etc. Se o problema é a rede ser insuficiente, então o problema não é apenas a questão do investimento, ovo e galinha (não há rede porque não há carros, não há carros porque não há rede) e tem de se forçar para que a rede exista.
Uma das melhores maneiras de o fazer é usá-la. Se há demasiados carros, então tem de ser expandida.
Uma das melhores maneiras de o fazer é usá-la. Se há demasiados carros, então tem de ser expandida.
-
- Mensagens: 335
- Registado: 13 fev 2017, 20:37
- Data de fabrico: 01 fev 2016
- Capacidade bateria: 30 KW
Re: Mobilidade eléctrica ficará comprometida em poucos meses
pemifer tenho pena que assim seja, esperemos que a rede melhore, mas como os pagamentos serão em PCR, vamos la a ver o preço, os PCN pouco deveram melhorar, Em leiria e arredores, vejo uma quantidade enorme de VE, e se não me engano so existem dois PCN a funcionar, uma lastima 
Em relação ao sobrecarregamento da rede na sexta feira lembrei-me deste topico, fui acompanhar uma pessoa ao supercharger de Fatima, em 8 stalls, estavam 5 ocupados, um senhor disse logo quando chegamos: "Isto esta a ficar concorrido...", essa pessoa passou no domingo em Aveiras, estava um Leaf dos novos a carregar eles esperou um bocado, e um Tesla que chegou a seguir foi embora para não estar a espera.

Em relação ao sobrecarregamento da rede na sexta feira lembrei-me deste topico, fui acompanhar uma pessoa ao supercharger de Fatima, em 8 stalls, estavam 5 ocupados, um senhor disse logo quando chegamos: "Isto esta a ficar concorrido...", essa pessoa passou no domingo em Aveiras, estava um Leaf dos novos a carregar eles esperou um bocado, e um Tesla que chegou a seguir foi embora para não estar a espera.
- NunoLopes
- Mensagens: 206
- Registado: 20 mar 2018, 23:07
- Data de fabrico: 16 jan 2015
- Capacidade bateria: 56,90Ah 12 barras
- Localização: São Domingos de Rana, Cascais
Re: Mobilidade eléctrica ficará comprometida em poucos meses
Eu acho que o pior mesmo é o estado da rede, senão vejamos este meu exemplo;
esta terça quis ir a Alverca buscar o meu mais velho que está em casa do avô, a mulher tinha chegado do trabalho em Lisboa, com cerca de 45% de bateria, lá fui eu ao PCR do Lidl da Abóboda aqui a cerca de 1Km, 2 Leaf 40kW, 3 Leaf 30kW e 1 á carga isto cerca das 20:00, todos Uber, lá fui eu até ao PCR da A5, cheguei e PCR a dar conectores ocupados, isto sem ninguém a carregar; chamada para a Mobi.e, e vamos reiniciar o posto e veja como fica, posto reinicia e continua igual, chamada para a Mobi.e e dou conta do estado do posto, pergunto pelo PCR da 2ª circular e espanto está off, resumo, não fui a Alverca.
Outro caso é o do PCN da Abóboda com as tomadas 3 e 4 off desde 5 de Maio, todas as semanas reportadas por mim mais de uma vez, e espanto continuam iguais.
O mesmo com o Prio de Trajouce á perto de 1 ano que está off.
O fim de semana passado fui a Cascais passear com a Maria e o mais novo, como tinha pouca bateria e queria deixar o carro perto do centro de Cascais, parei ao pé da estação, estava um Leaf 40kW verde a carregar na tomada 2, as outras estavam verdes, mas as trancas estavam em baixo como se estivesse um cabo ligado, telefonema para a Mobi.e, e eles sabiam que apenas a tomada 2 estava operacional, das 6 tomadas apenas uma funciona.
Também este fim de semana fui ao Estoril, fiquei ao pé do casino; na marginal e apenas 1 tomada funcionava das 4 do PCN.
È só olhar para o estado dos PCN's no electromaps, ou passar neles e ver que a maior parte deles estão avariados/vandalizados, ou estão off.
Está um PCN na universidade ali ao pé de São Marcos, depois do McDonald's, em que desde que foi instalada , foi vandalizada e nunca funcionou, já reportada várias vezes por mim e continua na mesma.
Fora PCN dentro de terreno privado, usado para fins privados, em que os terrenos foram vedados por empresas.
Enfim, isto é o estado da rede que temos, vamos ver se depois da entrada em vigor dos pagamentos isto muda.
esta terça quis ir a Alverca buscar o meu mais velho que está em casa do avô, a mulher tinha chegado do trabalho em Lisboa, com cerca de 45% de bateria, lá fui eu ao PCR do Lidl da Abóboda aqui a cerca de 1Km, 2 Leaf 40kW, 3 Leaf 30kW e 1 á carga isto cerca das 20:00, todos Uber, lá fui eu até ao PCR da A5, cheguei e PCR a dar conectores ocupados, isto sem ninguém a carregar; chamada para a Mobi.e, e vamos reiniciar o posto e veja como fica, posto reinicia e continua igual, chamada para a Mobi.e e dou conta do estado do posto, pergunto pelo PCR da 2ª circular e espanto está off, resumo, não fui a Alverca.
Outro caso é o do PCN da Abóboda com as tomadas 3 e 4 off desde 5 de Maio, todas as semanas reportadas por mim mais de uma vez, e espanto continuam iguais.
O mesmo com o Prio de Trajouce á perto de 1 ano que está off.
O fim de semana passado fui a Cascais passear com a Maria e o mais novo, como tinha pouca bateria e queria deixar o carro perto do centro de Cascais, parei ao pé da estação, estava um Leaf 40kW verde a carregar na tomada 2, as outras estavam verdes, mas as trancas estavam em baixo como se estivesse um cabo ligado, telefonema para a Mobi.e, e eles sabiam que apenas a tomada 2 estava operacional, das 6 tomadas apenas uma funciona.
Também este fim de semana fui ao Estoril, fiquei ao pé do casino; na marginal e apenas 1 tomada funcionava das 4 do PCN.
È só olhar para o estado dos PCN's no electromaps, ou passar neles e ver que a maior parte deles estão avariados/vandalizados, ou estão off.
Está um PCN na universidade ali ao pé de São Marcos, depois do McDonald's, em que desde que foi instalada , foi vandalizada e nunca funcionou, já reportada várias vezes por mim e continua na mesma.
Fora PCN dentro de terreno privado, usado para fins privados, em que os terrenos foram vedados por empresas.
Enfim, isto é o estado da rede que temos, vamos ver se depois da entrada em vigor dos pagamentos isto muda.
- NunoLopes
- Mensagens: 206
- Registado: 20 mar 2018, 23:07
- Data de fabrico: 16 jan 2015
- Capacidade bateria: 56,90Ah 12 barras
- Localização: São Domingos de Rana, Cascais
Re: Mobilidade eléctrica ficará comprometida em poucos meses
@pemifer, obrigado pela foto, ainda não tinha ai entrado, apenas passo e olho para lá, essas fotos é o mais próximo que estive desse posto.
Enfim, no comments.
Enfim, no comments.
- Nonnus
- Mensagens: 3455
- Registado: 10 set 2017, 04:43
- Data de fabrico: 01 jun 2017
- Capacidade bateria: 83,14 Ah 12 Barras
Re: Mobilidade eléctrica ficará comprometida em poucos meses
No ENVE, na conferencia onde estavam representados a UVE, AUVE, e a Associação de VE´s do Brasil, perguntei ao Henrique da UVE porque é que não se dava a exploração dos PCN´s as Camaras Municipais. O Henrique respondeu-me que as CM não tem interesse neste negócio, o que me faz uma certa confusão.
Todos sabemos que as CM só não põe mais parquímetros nas cidades porque não podem, como é que não tem interesse numa oportunidade de negocio que é o carregamentos de veículos eléctricos. Não acham o negocio atractivo?
O Henrique mencionou que quando apresentaram o projecto da mobilidade eléctrica (2011) houve algumas autarquias que negaram a instalação de PCN´s.
Pergunto eu, e na altura qual era o modelo de negocio? Penso que nenhum! Instala-se os PCN`s e quando avariarem vocês arranjam. Ter uma infraestrutura que apenas serve para dar despesa acredito que ninguém queira...
Neste ENVE também ficamos a saber com os relatos de vários intervenientes nas várias conferencias que houve ao longo dos dois dias que estamos muito melhor que certos paises. Ficamos a saber que por exemplo em todo o Brasil existem apenas 90 postos de carregamento, que os brasileiros apenas podem comprar o BMW I3 e que os outros carros electricos apenas podem ser adquiridos por empresas. Ficamos a saber que na vizinha Espanha são precisos 7 cartões para se conseguir carregar em todos os postos, e que por exemplo o presidente da AUVE consegue vir de carro electrico até a nossa capital, mas não consegue ir a capital de Espanha.
Estamos longe do ideal e como foi dito se calhar nunca vamos ter as condições ideais, mas muito melhor que certos países europeus e muito melhor que no Brasil (90 postos
).

Todos sabemos que as CM só não põe mais parquímetros nas cidades porque não podem, como é que não tem interesse numa oportunidade de negocio que é o carregamentos de veículos eléctricos. Não acham o negocio atractivo?
O Henrique mencionou que quando apresentaram o projecto da mobilidade eléctrica (2011) houve algumas autarquias que negaram a instalação de PCN´s.
Pergunto eu, e na altura qual era o modelo de negocio? Penso que nenhum! Instala-se os PCN`s e quando avariarem vocês arranjam. Ter uma infraestrutura que apenas serve para dar despesa acredito que ninguém queira...
Neste ENVE também ficamos a saber com os relatos de vários intervenientes nas várias conferencias que houve ao longo dos dois dias que estamos muito melhor que certos paises. Ficamos a saber que por exemplo em todo o Brasil existem apenas 90 postos de carregamento, que os brasileiros apenas podem comprar o BMW I3 e que os outros carros electricos apenas podem ser adquiridos por empresas. Ficamos a saber que na vizinha Espanha são precisos 7 cartões para se conseguir carregar em todos os postos, e que por exemplo o presidente da AUVE consegue vir de carro electrico até a nossa capital, mas não consegue ir a capital de Espanha.

Estamos longe do ideal e como foi dito se calhar nunca vamos ter as condições ideais, mas muito melhor que certos países europeus e muito melhor que no Brasil (90 postos

Proprietário de Nissan Leaf 30kWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 6 anos depois 160000km
- 30 de setembro 2024 entregue a Nissan ao abrigo da garantia para abate.
Proprietário de Kia e-Niro 64kWh desde: 05 de julho 2024
Proprietário de Peugeot e2008 desde: 07 de dezembro 2024
- 6 anos depois 160000km
- 30 de setembro 2024 entregue a Nissan ao abrigo da garantia para abate.
Proprietário de Kia e-Niro 64kWh desde: 05 de julho 2024
Proprietário de Peugeot e2008 desde: 07 de dezembro 2024
- LuisG
- Proprietário Leaf
- Mensagens: 1031
- Registado: 24 nov 2016, 09:57
- Data de fabrico: 24 mar 2017
- Capacidade bateria: 83,89 AHr
- Localização: Alenquer
Re: Mobilidade eléctrica ficará comprometida em poucos meses
Plenamente de acordo com o principal local de carga de um VE é em casa ou no trabalho. Contudo, discordo como se disse que a rede pública será complementar! Nós temos, essa possibilidade de carregar em casa, e quem não tem? Dos utilizadores de veiculos automoveis se calhar 80% tem o carro na rua e no emprego não é opção.
Mesmo no trabalho, mesmo que exista hipotese de carregar, a maioria das empresas não irá querer mais esse custo.
O tal custo que se falou entre 4€ a 6€ num PCR, apesar de existirem outras vantagens no VE, vão colocar o custo, ao nivel de alguns ICE a GPL e diesel.
Na altura de analisar opções o que é o consumidor vai pensar?
Por estes motivos acredito que sim, infelizmente, existe essa possibilidade da ME ficar comprometida.
Mesmo no trabalho, mesmo que exista hipotese de carregar, a maioria das empresas não irá querer mais esse custo.
O tal custo que se falou entre 4€ a 6€ num PCR, apesar de existirem outras vantagens no VE, vão colocar o custo, ao nivel de alguns ICE a GPL e diesel.
Na altura de analisar opções o que é o consumidor vai pensar?
Por estes motivos acredito que sim, infelizmente, existe essa possibilidade da ME ficar comprometida.
AQS termossifão 300Ltrs + AC 3300W
Sócio da associação de utilizadores de veículos elétricos, http://www.uve.pt
DB SR Leaf
Sócio da associação de utilizadores de veículos elétricos, http://www.uve.pt
DB SR Leaf
- mjr
- Administrador do site
- Mensagens: 9926
- Registado: 04 jan 2011, 15:55
- Data de fabrico: 30 mai 2018
- Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
- Localização: Porto
Re: Mobilidade eléctrica ficará comprometida em poucos meses
4€ a 6€ por 100km parece-me um valor muito aceitável para uma utilização esporádica dos PCRs.
Já para um uso intensivo é claramente um valor elevado. Nesses casos poderá haver tarifários mais interessantes.
Já para um uso intensivo é claramente um valor elevado. Nesses casos poderá haver tarifários mais interessantes.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt