Demasiado caro face a outros países e a muitos PCRs como é possível....

Início do pagamento total da rede de carregamento
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Re: Início do pagamento total da rede de carregamento
Re: Início do pagamento total da rede de carregamento
Pois é verdade. Ainda estava com esperanças que os PCNs de 3,7kW ficassem mais baratos, mas infelizmente não.
Nissan Leaf N-Connecta 40kWh desde 2019 com 43 000 kms
Re: Início do pagamento total da rede de carregamento
Excepto se o posto falhar e apanharem multa por estacionamento indevido!

P.S.: sim, é suposto receber e-mail com aviso de fim de carga, mas não só o envio desse e-mail pode falhar, como por algum motivo o proprietário pode não conseguir chegar ao carro a tempo.
- BrunoFonseca
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Re: Início do pagamento total da rede de carregamento
Eu continuo a nao compreender como é que os CEME cobram 16 cent + iva por kWh quando a tar está conpreendida entre 4 e 8 cent dependendo do horário. E isto para BTN, pois para MT ainda fica mais barato. O problema dos preços está no CEME e não no OPC.
Outro problema foi a fase de comercialização ter tido 2 momentos distintos, um para PCR outro para PCN.
Outro problema foi a fase de comercialização ter tido 2 momentos distintos, um para PCR outro para PCN.
- frankesousa
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Re: Início do pagamento total da rede de carregamento
16 cêntimos de dia é mais barato do que em casa, não me parece que seja uma roubalheira. Claro que em casa o "OPC" está incluído no preço, e és tu a pagar a instalação do sistema, nos carregadores alguém paga e depois pagamos nós o OPCBrunoFonseca Escreveu: ↑03 ago 2020, 01:24Eu continuo a nao compreender como é que os CEME cobram 16 cent + iva por kWh quando a tar está conpreendida entre 4 e 8 cent dependendo do horário. E isto para BTN, pois para MT ainda fica mais barato. O problema dos preços está no CEME e não no OPC.
Outro problema foi a fase de comercialização ter tido 2 momentos distintos, um para PCR outro para PCN.

Eu não acredito que o preço do kWh possa baixar muito disso.
A não ser que apareça um CEME que cobre um fee de gestão mensal e depois o kWh um pouco mais barato (tal como a Cashback power) mas isso seria para muitos (eu incluído) mau negocio porque só uso o carregamento publico quando o rei faz anos.
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10/2018 - 47.500km (12 Barras-90,27% SOH) --- 05/2020 - 96.660km (11 Barras-81 % SOH)
10/2020 - 101.000km (10 Barras-78.6% SOH) --- 08/2023 - 137.300km (9 Barras-69.74% SOH)
11/2023 - 140.000km (9 Barras-67.86% SOH) --- 02/2024 - 144.757km (8 Barras-65.83% SOH)
01/2025 - 160.500 (7 Barras-57% SOH) (FIM!)
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- rimsilva
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Re: Início do pagamento total da rede de carregamento
sem duvida, já há muito que venho dizendo o mesmo.BrunoFonseca Escreveu: ↑03 ago 2020, 01:24Eu continuo a nao compreender como é que os CEME cobram 16 cent + iva por kWh quando a tar está conpreendida entre 4 e 8 cent dependendo do horário. E isto para BTN, pois para MT ainda fica mais barato. O problema dos preços está no CEME e não no OPC.
Outro problema foi a fase de comercialização ter tido 2 momentos distintos, um para PCR outro para PCN.
Foi isso que referi no meu comentário anterior, quando falei no posto de Loures (LRS00025) que é de 3,7 kW e cobra 0,007€/min o que implica um custo de 0,11€/Kwh e o posto 7,4 kW que cobra 0,014€/min, dá aproximadamente o mesmo custo.
Tudo indica que indica que a Galp irá praticar 0,11€/kWh nos seus postos ex rede piloto. Se o posto de 7,4 passar para a potencia original de 22 kW, certamente que o preço será ajustado também.
Falta saber o que é que os outros operadores irão fazer, tenho convicção que a EDP e KLC será dentro disto, já a power dot tenho duvidas que não seja mais caro.
Este tipo de preços acho que acaba por confirmar a ideia que tenho defendido aquando das várias discussões neste forum sobre preços ao min vs kWh, mais importante do que a forma de calculo é o valor final justo e neste caso, cobrar um posto de 3,7 kW a metade do preço de um a 7,4 kW, faz todo o sentido e torna o carregamento mais "justo" (algo que não se assiste em muitos postos "privados" que já são pagos)
Se os preços são exagerados ou não, tudo vai depender da sua utilização, se houver procura é porque o preço
0,3€ fora de casa nãos será assim tão caro, sobretudo se pensarmos que em casa fora do horário de vazio, as tarifas são mais elevadas.
Se gostava que os preços fossem mais baixos (sobretudo neste contexto de postos da rede piloto financiados), gostava, mas... como já foi referido com os CEMEs a cobrar o que cobram, não havia muito por onde "fugir".
- rimsilva
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Re: Início do pagamento total da rede de carregamento
De dia o que se paga na ME são valores a rondar os 0,2€/kWh, só que um CEME não é propriamente um particular.frankesousa Escreveu: ↑03 ago 2020, 10:0016 cêntimos de dia é mais barato do que em casa, não me parece que seja uma roubalheira. Claro que em casa o "OPC" está incluído no preço, e és tu a pagar a instalação do sistema, nos carregadores alguém paga e depois pagamos nós o OPCBrunoFonseca Escreveu: ↑03 ago 2020, 01:24Eu continuo a nao compreender como é que os CEME cobram 16 cent + iva por kWh quando a tar está conpreendida entre 4 e 8 cent dependendo do horário. E isto para BTN, pois para MT ainda fica mais barato. O problema dos preços está no CEME e não no OPC.
Outro problema foi a fase de comercialização ter tido 2 momentos distintos, um para PCR outro para PCN.![]()
Eu não acredito que o preço do kWh possa baixar muito disso.
A não ser que apareça um CEME que cobre um fee de gestão mensal e depois o kWh um pouco mais barato (tal como a Cashback power) mas isso seria para muitos (eu incluído) mau negocio porque só uso o carregamento publico quando o rei faz anos.
Se há industrias a pagar um custo kWh médio abaixo dos 0,15€, certamente que numa actividade deste genero, seria possivel a um OPC negociar a energia, refletindo isso numa tarifa mais baixa, mas mesmo que não o fizesse, preferia dar muito mais essa "margem" da energia ao OPC do que ao CEME.
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Re: Início do pagamento total da rede de carregamento
É verdade, mas isso é voltar a mesma discussão de sempre. Se fosse um mercado livre (a sério) o dono do posto até instalava painéis solares e mais o que lhe apetecer e comprava a energia muito mais barata sem qualquer duvida, beneficiando o utilizador final.rimsilva Escreveu: ↑03 ago 2020, 10:14De dia o que se paga na ME são valores a rondar os 0,2€/kWh, só que um CEME não é propriamente um particular.
Se há industrias a pagar um custo kWh médio abaixo dos 0,15€, certamente que numa actividade deste genero, seria possivel a um OPC negociar a energia, refletindo isso numa tarifa mais baixa, mas mesmo que não o fizesse, preferia dar muito mais essa "margem" da energia ao OPC do que ao CEME.
Agora, mantendo o modelo, é melhor contar com os 0,30€/kWh como o "normal" dos carregamentos públicos já os mais baratos. Não falta aí cargas a 0,7€/kWh ou mais usando o "carro certo" no "posto certo".
A beleza da ME nunca será usar carregadores públicos, nem aqui nem em lugar nenhum do mundo.
Na Noruega por exemplo os PCN que vejo (em Bergen que é onde ando normalmente) estão sempre às moscas, e PCR é para viagens. O Normal, como será aqui também, é carregar o animal em tomadas normais e preços de "quase 0 NOK / €" já que a electricidade é bem barata por lá.
Leaf Acenta 30kWh de 2016 - Abatido
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11/2023 - 140.000km (9 Barras-67.86% SOH) --- 02/2024 - 144.757km (8 Barras-65.83% SOH)
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- rimsilva
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Re: Início do pagamento total da rede de carregamento
Nessa prespectiva, não deixa de ser também possivel reduzir o custo do carregamento, logo que o CEME não fosse tão explorador...
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Re: Início do pagamento total da rede de carregamento
Quer dizer, o CEME que cobra 16 cêntimos de dia aplica uma tarifa simples e é só para clientes residenciais da sua eletricidade. Na maioria dos casos o preço de dia sai acima desse valor, e mais caro do que em casa de dia.frankesousa Escreveu: ↑03 ago 2020, 10:0016 cêntimos de dia é mais barato do que em casa, não me parece que seja uma roubalheira.BrunoFonseca Escreveu: ↑03 ago 2020, 01:24Eu continuo a nao compreender como é que os CEME cobram 16 cent + iva por kWh quando a tar está conpreendida entre 4 e 8 cent dependendo do horário. E isto para BTN, pois para MT ainda fica mais barato. O problema dos preços está no CEME e não no OPC.
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