Início do pagamento total da rede de carregamento

Toda a discussão relativa a Pontos de Carregamento também conhecidos por EVSE (Electric Vehicle Supply Equipment) vem para aqui.
cfvp
Registado: 11 nov 2017, 23:14

Re: Início do pagamento total da rede de carregamento

Mensagem por cfvp » 25 jul 2020, 21:43

BrunoAlves Escreveu:
25 jul 2020, 21:35
Exactamente isto ;) É a rentabilidade do OPC, já que o resto depende do CEME.
Mesmo com o valor ridículo para o dono do posto continua a ser caro para o utilizador :(
Achas que se o OPC fosse uma entidade única seria possível rentabilizar melhor e ter um preço mais atrativo para este posto em particular?
Nissan Leaf N-Connecta 40kWh desde 2019 com 43 000 kms

BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah

Mensagem por BrunoAlves » 25 jul 2020, 22:24

Já comentei isso várias vezes. Em alguns, provavelmente muitos, postos destes da rede piloto não será fácil ter bons preços mesmo não existindo CEME. São postos isolados, muitas vezes em sítios sem acesso a electricidade sem ser com baixada dedicada.
A única forma de oferecer bons preços para potências/consumos baixos é:
- não ter CEME, de forma a que o OPC possa contratar no mercado fornecimento de energia para TODOS os seus postos e que, em quantidade, terá obviamente preços inferiores ao residencial (que é o que pagamos na mobilidade eléctrica)
- ter pontos de fornecimento de "qualquer" fonte, preferencialmente fornecimentos existentes em MT. Desse fornecimento existente, que tem electricidade mais barata e cuja existência do PCN nem faz cócegas à instalação existente (ou exige muito pouca alteração).

A legislação e o modelo existentes são, como bem parece, insustentáveis para os utilizadores
Última edição por BrunoAlves em 25 jul 2020, 23:02, editado 1 vez no total.
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

rimsilva
Proprietário i3
Registado: 31 mar 2016, 14:40
Data de fabrico: 15 mar 2016
Capacidade bateria: 60 Ah

Mensagem por rimsilva » 25 jul 2020, 22:26

cfvp Escreveu:
24 jul 2020, 22:47

Ok, os plug-ins não podem usar PCRs pelo preço, mas como eu disse se o preço dos PCNs for igual ou mais caro que a gasolina quem é que se vai sujeitar aos PCNs quando pode por gasolina em 2min e andar centenas de kms?
No fundo é o mesmo que eu tenho referido, o meu objectivo foi contrapôr a ideia de fica mais barato carregar em PCR. Para VE's sem carga rápida, não fica.
Nunca disse que os preços são baratos para um PHEV, só os postos cobrados ao kWh (e com tarifas razoaveis) é que podem fazer com que compense um PHEV carregar fora de casa (a imagem do posto da KLC é um exemplo disso).
cfvp Escreveu:
Claro que há o fator ambiental e as pessoas deviam ter isso em conta, mas ao mesmo tempo é difícil justificar um carregamento nessas condições. Além de que acredito que muitos plug-ins são vendidos por causa dos incentivos do estado e não propriamente pelo fator ambiental. Também acredito que muitos que comprem um plug-in o carreguem em casa, no dia-a-dia e nas viagens mais longas metam combustível. Caso contrário não estou a ver qual o benefício de optar por um plug-in, se não podem ligar à ficha. É que ao contrário de um BEV moderno, que tem autonomia de mais de 200km, um plug-in com a baixa autonomia teria que ir muito mais vezes aos PCNs, o que facilmente poderia-se tornar inconveniente e daí acabarem por meter combustível, mas se é para isso mais valia um hibrido normal, digo eu.
Por ter uma baixa autonomia é que precisa de PCNs, no dia-a-dia para deslocações em cidade. Não precisa seguramente de carregar muitas vezes em PCN, mas faz todo o sentido que o faça.
cfvp Escreveu:
Relativamente ao estado controlar esta situação dos postos já era pedir muito :lol:, mas sim a rede devia ter sido melhor planeada, tanto na parte do tipo de postos, mas especialmente o local dos mesmos. De qualquer forma, na minha opinião, o estado não deveria beneficiar plug-ins, porque estes podem andar a vida toda a gasolina.

Pois quanto ao futuro não sei, mas tendo em conta a autonomia cada vez maior dos BEVs e o preço a manter-se ou reduzir-se, é provável que os plug-in comecem a desaparecer.
O Estado não devia dar beneficios aos PHEV (sobretudo nos moldes actuais), mas está a dar.
Por isso temos de analisar o assunto com base nessa realidade e a meu ver não se pode (ou melhor não devia) apenas dar beneficios fiscais (com dinheiro de todos os portugueses), vender VE's e depois não dar condições de carregemento fora de casa, até porque há quem não tenha forma de carregar em casa.

Quanto ao desaparecimento dos Plugin (a lógica deveria ser essa por causa da autonomia dos BEVs), mas está a acontecer precisamente o contrário, têm sido lançados cada vez mais PHEV (Ford. Peugeot, Renaut, volvo, mercedes, BMW, etc...) fruto da vontade dos contrutores em prolongar a "galinha dos ovos de ouro", se vão andar em modo electrico ou não, isso poucos lhes importa, o que interessa é garantir receitas nas oficinas...

rimsilva
Proprietário i3
Registado: 31 mar 2016, 14:40
Data de fabrico: 15 mar 2016
Capacidade bateria: 60 Ah

Mensagem por rimsilva » 25 jul 2020, 22:44

BrunoAlves Escreveu:
25 jul 2020, 21:35
Exactamente isto ;) É a rentabilidade do OPC, já que o resto depende do CEME.
Mesmo com o valor ridículo para o dono do posto continua a ser caro para o utilizador :(
Rentabilidade não é de certeza, pode ser a receita, o que é muito diferente.

A rentabilidade será uma decisão de gestão, que acredito que a KLC saiba fazer e não deve estar neste negócio para perder dinheiro.

Mesmo que tenha chegado a este valor por imposição do contrato de concessão e noutros postos possa ter um lucro maior, ao utilizador o que interessa é o valor que acaba por pagar.

Como utilizador, gostaria de pagar menos por um posto de apenas 3,7 kW, mas para um VE sem carga rápida (onde o PCR não é alternativa), o custo de caregamento ainda é mais económico que o combustivel.
Infelizmente, não é mais económico, porque temos um grave problema na ME em Portugal, temos um CEME que "leva" 2/3 da faturação de um carregamento, o que não deixa grande margem ao OPC.

BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV

Mensagem por BrunoAlves » 25 jul 2020, 22:57

Semântica :mrgreen: Mas sim, antes fosse rentabilidade. É receita bruta.

Se alguém aqui achar normal pagar 5000€ por derminado activo e cobrar 37cts/h pela sua utilização, pois eu não queria.

RJSC
Proprietário Leaf
Registado: 13 jan 2011, 20:27
Data de fabrico: 15 ago 2012
Capacidade bateria: 16kWh, 9 Barras

Mensagem por RJSC » 25 jul 2020, 23:48

BrunoAlves Escreveu:
25 jul 2020, 22:57
Se alguém aqui achar normal pagar 5000€ por derminado activo e cobrar 37cts/h pela sua utilização, pois eu não queria.
Os da rede piloto foram pagos pelos nossos impostos...

BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV

Mensagem por BrunoAlves » 25 jul 2020, 23:50

Certo, mas e? Quem fez dinheiro com isso foi o Estado ou a MobiE ou alguém.

Os OPC pagaram NO MÍNIMO 300k€ por lotes de 60 postos. Três vezes nove vinte e sete, noves fora nada, cada posto fica NO MÍNIMO em 5k€ certo? Os OPC pagaram esses postos. À MobiE, ao estado, a nós.

RJSC
Proprietário Leaf
Registado: 13 jan 2011, 20:27
Data de fabrico: 15 ago 2012
Capacidade bateria: 16kWh, 9 Barras

Mensagem por RJSC » 25 jul 2020, 23:55

BrunoAlves Escreveu:
08 jul 2020, 12:23
Dará uma rentabilidade total de 285€/dia (5*0,12*24*0,33*60). 1052 dias (quase 3 anos) para os lotes mais baratos, 1808 dias (quase 5 anos) para os lotes mais caros.
Quem investiu em micro-produção levou uns 8 anos ou mais a recuperar o investimento, e não faltaram interessados.
Eu tenho 500W em auto-consumo solar e deve levar 7 anos a ficar pago, porque não há net metering e nos dias de sol uns 40% da energia sai para a rede.
Se o preço da energia aumentar poderá levar um pouco menos.

Mas que a mobi-e levou caro por postos obsoletos que já desvalorizaram apenas pelo passar dos anos, isso concordo.

BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV

Mensagem por BrunoAlves » 26 jul 2020, 00:07

Mas os teus painéis estão sossegados no teu telhado (a menos de Leslie). Limpas e está feito. O investimento é mais do que garantido, daí que não tenham faltado interessados. 8 anos de payback para 25 anos de durabilidade, só é preciso a coragem de empatar o dinheiro tanto tempo (e o dinheiro, bem entendido :mrgreen: )
Os postos estão na via pública, sujeitos a tudo e mais alguma coisa.
Um cabo fica preso e segundo o RME são 400€ (nem sei se é por hora ou valor absoluto) de muita. Cai o disjuntor, vem um técnico de carro e tempo e tal, mais umas centenas de €. Avaria, centenas de € em peças mais as centenas do técnico.

Eles lá saberão. Se cobrar 37cts/h num bem de 5000€ é bom investimento, eu não entendo. E o que disputo é que existiriam soluções para que este valor fosse mais interessante, com a potencialidade de transpor essa vantagem para o utilizador. Assim pagas 30cts/kWh para carregar a 16A e ainda agradeces que a TAR é descontada e ainda não pagas à MobiE.

cfvp
Registado: 11 nov 2017, 23:14

Mensagem por cfvp » 26 jul 2020, 15:35

Há pouco fui por o carro a carregar no posto CBR-00002 e descobri isto:
Imagem

Nada mau, um posto de 22kW a este preço. Queres ver que os postos de 22kW ao minuto vão ficar mais baratos que os outros ao kWh? :lol:
Bem aqui acredito que o facto do posto estar limitado aos 7,2kW também ajude a baixar o preço. Eu não me importo nada. :mrgreen:
Aliás os 2 postos mais perto de minha casa são de 22kW, mas estão limitados a 7,2kW. :twisted: Concidência? Se calhar não. :twisted: :lol:
Talvez hoje ainda vá ver se outros aqui por perto já têm operador e preço afixados.
Nissan Leaf N-Connecta 40kWh desde 2019 com 43 000 kms

Responder

Voltar para “Carregamento”