Início do pagamento total da rede de carregamento
-
- Proprietário Leaf
- Registado: 13 jan 2011, 20:27
- Data de fabrico: 15 ago 2012
- Capacidade bateria: 16kWh, 9 Barras
Re: Início do pagamento total da rede de carregamento
Um PCN num centro comercial, loja, restaurante, etc não tem que ser para dar lucro.
É uma conveniência que se oferece para atrair clientes como o Wi-Fi o estacionamento gratuito, etc.
Nos espaços comerciais acho que é perfeitamente expectável ter PCN com Zero taxa de OPC em que simplesmente os utilizadores paguem a energia que consomem ao CEME.
E aí os preços são razoáveis.
Nos moldes em que estamos agora os PCN de rua com instalação custeada pelos OPC e ainda por cima com autarquias a querer cobrar taxas de ocupação da via pública, é impraticável.
A cobrar mais caro que um PCR mais vale simplesmente não instalar postos, porque também não vão ter clientes.
É uma conveniência que se oferece para atrair clientes como o Wi-Fi o estacionamento gratuito, etc.
Nos espaços comerciais acho que é perfeitamente expectável ter PCN com Zero taxa de OPC em que simplesmente os utilizadores paguem a energia que consomem ao CEME.
E aí os preços são razoáveis.
Nos moldes em que estamos agora os PCN de rua com instalação custeada pelos OPC e ainda por cima com autarquias a querer cobrar taxas de ocupação da via pública, é impraticável.
A cobrar mais caro que um PCR mais vale simplesmente não instalar postos, porque também não vão ter clientes.
- mjr
- Administrador do site
- Registado: 04 jan 2011, 15:55
- Data de fabrico: 30 mai 2018
- Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Os 0,005€/min não eram para a utilização em off-peak ou seja durante a noite, para postos na via pública?
Além de ser possível misturar no preçário a cobrança por tempo e energia, também deveria ser possível ter tarifários distintos consoante a hora do dia, pelo menos na via pública.
Além de ser possível misturar no preçário a cobrança por tempo e energia, também deveria ser possível ter tarifários distintos consoante a hora do dia, pelo menos na via pública.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
-
- Registado: 29 jan 2014, 19:39
- Data de fabrico: 01 abr 2011
- Capacidade bateria: 49,5 Ah
Exactamente. Tudo o que se passa no resto do mundo não serve para PortugalBrunoAlves Escreveu: ↑18 jul 2020, 21:28Certo, mas o meu ponto mantém-se. No resto do mundo não têm esta reinvenção da roda que nós temos![]()
Para chegar a esses valores, independentemente da potência do carregador do carro, dada a blindagem dada ao CEME, parece óbvio concluir que é o OPC que tem de dar o corpo às balas e ter o posto por "caridade" (algum exagero intencional)
Repito: querias um negócio para ti nestes moldes, com estes valores? Alguém queria?
Por exemplo, cobrar 10cts/kWh e ter um posto a render 37cts/h. Ou 72cts/h?
Ainda não consigui entender os interesses de certas pessoas que continuam a vir em defesa deste modelo.
É certo que é o que temos, mas se não o questionarmos, principalmente quem mais possibilidade tem de ser ouvido, estes problemas continuarão.
A triste realidade é exactamente esta que o Bruno questionou. O negócio do OPC nos PCN não é negócio. Se for barato não rentabiliza o investimento, se for caro não rentabiliza o investimento pq os UVE não os vão utilizar.
Porque será que a rede de PCN não cresce à mesma velocidade dos PCR?
Concordo em absoluto!FullElectric Escreveu: ↑19 jul 2020, 00:14Exactamente. Tudo o que se passa no resto do mundo não serve para PortugalBrunoAlves Escreveu: ↑18 jul 2020, 21:28Certo, mas o meu ponto mantém-se. No resto do mundo não têm esta reinvenção da roda que nós temos![]()
Ainda não consigui entender os interesses de certas pessoas que continuam a vir em defesa deste modelo.
É certo que é o que temos, mas se não o questionarmos, principalmente quem mais possibilidade tem de ser ouvido, estes problemas continuarão.
A triste realidade é exactamente esta que o Bruno questionou. O negócio do OPC nos PCN não é negócio. Se for barato não rentabiliza o investimento, se for caro não rentabiliza o investimento pq os UVE não os vão utilizar.
Porque será que a rede de PCN não cresce à mesma velocidade dos PCR?

Actualmente, não!cfvp Escreveu: ↑08 jul 2020, 21:42Não entendi bem. Há algum VE que não tenha carga lenta? A mennekes é carga lenta, a carga rápida é tipicamente chademo ou CCS. A mennekes em carga rápida só conheço no Renault Zoe e não é em todos.zeuz Escreveu: ↑08 jul 2020, 19:55Foram vendidos :
* BMW i3 60Ah sem carga rápida, i.e., sem tomada mennekes
* Nissan Leaf 24kWh sem carga rápida, i.e., sem tomada CHAdeMO
* Nissan Leaf 24kWh sem carga a 6,6kWh, i.e., só carregam em AC a 3,6kWh
* VW e-Golf sem carga rápida, i.e., sem tomada mennekes
Os exemplos que dei serviram para mostrar que apesar de aqui ninguém considerar a compra de um BEV sem carga rápida, ainda assim essas opções foram lançadas pelos fabricantes e tiveram compradores.
É vos assim tão difícil de acreditar que há clientes para carros só com carga DC ?
Com condutores sem garagem própria, com PCN's ao preço dos PCR e com cargas rápidas de 15 minutos, é capaz de não ser descabido comprar um BEV sem carga AC, principalmente se isso significar uma redução significativa no preço de aquisição.
Suponhamos que de um dia para o outro terminavam os carros com motores de combustão interna e passavam a ser todos BEV's. Ou seja, nenhum carro pagaria imposto de circulação, nem imposto sobre produtos petrolíferos. Como iriam os governos arrecadar o mesmo valor que arrecadavam antes com estes impostos ?
Tenho veículo eléctrico desde 2014... acho que me exprimi clara e correctamente!Nonnus Escreveu: ↑09 jul 2020, 01:14zeuz,
Que grande confusão que ai vai entre DC / AC e que visão tão pessimista e deturpada da mobilidade eléctrica! Eu não vou estar aqui a citar o que você já escreveu para mostrar o quanto você esta a ter uma visão muito fechada e fora da realidade actual, vou falar no global.
A generalidade dos clientes europeus vivem em apartamentos, sem lugar de garagem, portanto a minha realidade.Nonnus Escreveu: ↑09 jul 2020, 01:14Em primeiro lugar o mundo não é o seu prédio e o seu prédio não é o resto do mundo. Portanto as marcas não querem saber da sua realidade em particular, querem saber da generalidade dos clientes. Você no seu prédio tem limitações e muitos milhares de pessoas vivem com essas limitações, mas existem muitos mais sem esses problemas que você tem.
TAR ?! Obrigação de comunicar a instalação de painéis solares ?! Regras e Certificações para instalar um posto público de carregamento ?!
Consegue ver a correlação entre as questões que escreveu e estas questões ?
Já está a acontecer em alguns estados americanos...
De facto a nossa rede é deficitária, mas como disse, e bem,
Lembro-me de o @rnlcarlov ter equacionado um desses equipamentos para o Morangwatt... salvo erro o valor rondava os 5.000€... trocos, para quem tem dinheiro para comprar um VE...
Não prestou atenção ao que escrevi... o exemplo de carros sem carregamento DC foi dado como exemplo do que um fabricante pode fazer, mesmo que não seja do nosso interesse/desejo. Mais uma vez, como disse, e bem,Nonnus Escreveu: ↑09 jul 2020, 01:14Por ultimo diga-me um carro que tenha saído no ultimo ano que apenas aceite carregamento DC (corrente continua, aquela que não temos em casa sem uso de conversores)?
O exemplo dos carros que você deu tem carregadores AC (Corrente Alterna, aquela que temos em casa) e no caso dos Leaf´s 24 esta a falar de carros que saíram a 10 anos e passados 10 anos a mudança foi passarem a ter AC e DC e não apenas DC, e já nem é opção, trás de serie os dois tipos e pronto. De lá para cá já avançamos muito e hoje em dia a opção do tipo de carregamento é exclusivo de poucas marcas como o caso da Renault, em que a opção é se tem DC, o inverso da sua teoria. O AC (corrente alterna), carregamento em casa esta sempre presente.![]()
Está aí muita especulação. Só porque já lançaram BEVs sem DC não quer dizer que vão lançar BEVs sem AC, uma coisa não leva a outra, mas sim é possível. Também é possível lançaram um BEV com 20km de autonomia, mas vão fazê-lo? Não me parece. Assim como não me parece que lançem um carro sem AC porque penso que colocar um carregador AC não seja grande despesa e é sempre uma mais valia.zeuz Escreveu: ↑19 jul 2020, 02:33Actualmente, não!
Os exemplos que dei serviram para mostrar que apesar de aqui ninguém considerar a compra de um BEV sem carga rápida, ainda assim essas opções foram lançadas pelos fabricantes e tiveram compradores.
É vos assim tão difícil de acreditar que há clientes para carros só com carga DC ?
Com condutores sem garagem própria, com PCN's ao preço dos PCR e com cargas rápidas de 15 minutos, é capaz de não ser descabido comprar um BEV sem carga AC, principalmente se isso significar uma redução significativa no preço de aquisição.
Quanto aos PCNs ainda não temos preços nenhuns da tarifa OPC dos postos da rede piloto, nem sabemos como é que o mercado vai reagir nos próximos tempos, é especulação neste momento. No entanto mesmo considerando PCNs ao preço de PCRs pode continuar a fazer sentido optar por um PCN, se conseguirmos carregar enquanto almoçamos ou assim. Além disso tem a vantagem de praticamente não aquecer a bateria, o que para os Leafs dá jeito.
Nesse caso os BEVs pagariam o IUC mínimo, que já pagariam hoje, caso não estivessem isentos.zeuz Escreveu: ↑19 jul 2020, 02:33Suponhamos que de um dia para o outro terminavam os carros com motores de combustão interna e passavam a ser todos BEV's. Ou seja, nenhum carro pagaria imposto de circulação, nem imposto sobre produtos petrolíferos. Como iriam os governos arrecadar o mesmo valor que arrecadavam antes com estes impostos ?
Quanto ao imposto sobre produtos petrolíferos, não sei bem, mas acredito que o estado também poupasse ao não ter que importar combustível de fora.
Nissan Leaf N-Connecta 40kWh desde 2019 com 43 000 kms
- BrunoAlves
- Proprietário Ioniq EV
- Registado: 30 abr 2016, 12:39
- Data de fabrico: 16 jun 2014
- Capacidade bateria: 57Ah
Claro. Mas repara, se fosse possível o dono do shopping instalar postos, abastecê-los do seu PT (como aliás acaba por acontecer...), a energia custava-lhe uns 4cts/kWh, ele podia vender o carregamento a uns bons 15-20cts/kWh, cobria o custo e pagava a manutenção dos postos, etc. E ainda era bom preço.RJSC Escreveu: ↑18 jul 2020, 23:22Um PCN num centro comercial, loja, restaurante, etc não tem que ser para dar lucro.
Nos espaços comerciais acho que é perfeitamente expectável ter PCN com Zero taxa de OPC
Não podem.
E porquê OPC zero? O OPC é a santa casa? Então o dono do espaço dá espaço como medida para atrair clientes, o OPC instala e mantém a custo zero, a energia vem do PT (ou outra "baixada" de energia) do dono do espaço, mas o CEME esse sim cobra normalmente. Não entendo a lógica...
Juro que não entendo mjr...

O posto é mais barato de noite? O aluguer do espaço na via pública é mais barato de noite? Se vandalizarem o posto de noite é mais barato de reparar? Se prender o cabo e o OPC tiver 4h para tratar da respectiva libertação é mais barato à noite? A amortização do posto na contabilidade é mais rápida à noite?
Off-peak é para o custo da energia, para a rede. Não para o dono do posto, para quem investe para que o posto exista. Mas pedir alguma coisa ao CEME ou à distribuição, isso é que não! Vamos é pôr o OPC a trabalhar de borla.
Aliás, seria demasiado sugerir que o OPC pagasse ao utilizador para que este use o posto? Melhor, obrigar o OPC a pagar ao CEME? Sem CEME não existia OPC

Já não devemos estar longe

Claro que é necessário conseguir soluções de custo controlado para quem não consegue carregar em casa, isso é sem dúvida.
Mas tu fazias para ti um negócio com retorno BRUTO de 30cts/h?
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! 

- mjr
- Administrador do site
Bruno, entre ter o posto não ocupado durante a noite ou poder obter algum retorno, eu se fosse OPC preferia ter esse retorno. É essa a definição de custos off-peak. Os riscos todos que mencionaste continuam a existir se o posto não for usado, exceto o cabo ficar preso, por isso é preferível usar o posto nessa situação.
Há imensos exemplos de situações destas, em que o ganho off-peak não chegaria para compensar o custo de operação do bem, mas é antes um complemento para as horas onde há mais procura e que devem só por si cobrir esses custos.
A TAR durante a noite é metade do dia, logo a distribuição tem menor rendimento à noite, com exatamente as mesmas obrigações de reposição em termos de avarias. O custo de uma barragem ou de uma central é até superior à noite, pois a mão de obra tem de ser mais bem paga nessas horas, mas recebem menos pela energia a essa hora por haver menos procura.
É a simples lei da oferta e procura, mas aplicada ao longo do dia.
E não estou a dizer que o OPC devia fazer isso. Acho é que é a maneira em que maximiza o retorno do ativo. Mas posso estar enganado, claro.
Há imensos exemplos de situações destas, em que o ganho off-peak não chegaria para compensar o custo de operação do bem, mas é antes um complemento para as horas onde há mais procura e que devem só por si cobrir esses custos.
A TAR durante a noite é metade do dia, logo a distribuição tem menor rendimento à noite, com exatamente as mesmas obrigações de reposição em termos de avarias. O custo de uma barragem ou de uma central é até superior à noite, pois a mão de obra tem de ser mais bem paga nessas horas, mas recebem menos pela energia a essa hora por haver menos procura.
É a simples lei da oferta e procura, mas aplicada ao longo do dia.
E não estou a dizer que o OPC devia fazer isso. Acho é que é a maneira em que maximiza o retorno do ativo. Mas posso estar enganado, claro.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
- BrunoAlves
- Proprietário Ioniq EV
- Registado: 30 abr 2016, 12:39
- Data de fabrico: 16 jun 2014
- Capacidade bateria: 57Ah
Pois eu olho para isso exactamente ao contrário.
Há muita muita gente a precisar de carregamento nocturno e sem possibilidade de o fazer em casa.
Tu dizes:
O OPC vai ter sempre o posto ocupado durante a noite, se o preço final do serviço for minimamente decente. Não precisa de CEME, RME, MobiE, coisa nenhuma. Precisa é de preço final razoável.
E os utilizadores também, precisam é de soluções de carregamento nocturno acessível. Ninguém precisa de CEME, ninguém precisa de MobiE. Ninguém. (pareço o Marco Paulo "Ninguém Ninguém
)
Tu dizes que o OPC tem de cobrar 30cts/h onde toda a gente mantém as margens.
A distribuição custa o mesmo, as barragens e centrais igual. Mas essas produzem para toda a rede, não para uma aplicação específica. Se o OPC permitir a venda de milhares de kWh numa noite (e sim, escolhi a forma como escrevi esta frase) a distribuição cobra milhares de parcelas da TAR, a central tem clientes para o que produziu. O OPC que cobre 30cts/h. Epa desculpa, não chego lá...
A electricidade tem sempre de ser produzida, transportada e consumida. Só não tem de o ser neste modelo estúpido.
Repito, fazias este negócio para ti?
Edit: façam as contas como quiserem, não é negócio para ninguém postos lentos baratos neste modelo.
Deixem quem já tem espaço e PT (se não existir, que se instale um para dezenas de postos lentos) instalar postos baratos, lentos, com custo de estacionamento mais carregamento, acessível. Esqueçam o CEME e a MobiE, aproveitem e esqueçam o modelo como um todo.
Há muita muita gente a precisar de carregamento nocturno e sem possibilidade de o fazer em casa.
Tu dizes:
Pois eu acho que o OPC é o último interveniente a ter de providenciar condições para que quem precise tenha custos mais baixos.
O OPC vai ter sempre o posto ocupado durante a noite, se o preço final do serviço for minimamente decente. Não precisa de CEME, RME, MobiE, coisa nenhuma. Precisa é de preço final razoável.
E os utilizadores também, precisam é de soluções de carregamento nocturno acessível. Ninguém precisa de CEME, ninguém precisa de MobiE. Ninguém. (pareço o Marco Paulo "Ninguém Ninguém

Tu dizes que o OPC tem de cobrar 30cts/h onde toda a gente mantém as margens.
A distribuição custa o mesmo, as barragens e centrais igual. Mas essas produzem para toda a rede, não para uma aplicação específica. Se o OPC permitir a venda de milhares de kWh numa noite (e sim, escolhi a forma como escrevi esta frase) a distribuição cobra milhares de parcelas da TAR, a central tem clientes para o que produziu. O OPC que cobre 30cts/h. Epa desculpa, não chego lá...
A electricidade tem sempre de ser produzida, transportada e consumida. Só não tem de o ser neste modelo estúpido.
Repito, fazias este negócio para ti?
Edit: façam as contas como quiserem, não é negócio para ninguém postos lentos baratos neste modelo.
Deixem quem já tem espaço e PT (se não existir, que se instale um para dezenas de postos lentos) instalar postos baratos, lentos, com custo de estacionamento mais carregamento, acessível. Esqueçam o CEME e a MobiE, aproveitem e esqueçam o modelo como um todo.
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! 

- mjr
- Administrador do site
Bruno, eu não digo que tem. Eu digo que ACHO que essa é a melhor maneira de rentabilizar o recurso. Se o OPC o faz ou não é com ele. Têm é que ser criadas as condições para o poder fazer. Se não gostares de chamar off-peak podes chamar Happy Hour, ou vazio, ou saldos, ou qualquer outra coisa para algo que imensos negócios fazem para rentabilizar um ativo ao longo de todo o dia/semana/ano.
E digo mais, nenhum OPC no seu perfeito juízo deve fazer o seu plano de investimento a contar com os ganhos no carregamento noturno em AC de baixa potência. Isso NUNCA vai acontecer a não ser que seja subsidiado.
E digo mais, nenhum OPC no seu perfeito juízo deve fazer o seu plano de investimento a contar com os ganhos no carregamento noturno em AC de baixa potência. Isso NUNCA vai acontecer a não ser que seja subsidiado.