
Parkio
- migle
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Re: Parkio
A legislação da ME não entra aqui mas devia. Não só por causa da regulamentação de segurança (que existe sempre, uma vez que a electricidade vem da rede pública).
O que é que acontece quando um utilizador deixa o carro "estacionado" 1h, volta e o carro não carregou? Enfim, acredito que não lhe vão cobrar o estacionamento... Pelo menos por enquanto... Mas a verdade é que não tem qualquer protecção, porque contratou estacionamento.
Pagar impostos não é a questão, não é isso que faz isto ser legal (aliás, o irs também se aplica a rendimentos obtidos de forma ilícita).
O problema é fazer-se um contrato tendo por objecto estacionamento, mas cujo fim, mantido secreto, é outro.
O que é que acontece quando um utilizador deixa o carro "estacionado" 1h, volta e o carro não carregou? Enfim, acredito que não lhe vão cobrar o estacionamento... Pelo menos por enquanto... Mas a verdade é que não tem qualquer protecção, porque contratou estacionamento.
Pagar impostos não é a questão, não é isso que faz isto ser legal (aliás, o irs também se aplica a rendimentos obtidos de forma ilícita).
O problema é fazer-se um contrato tendo por objecto estacionamento, mas cujo fim, mantido secreto, é outro.
- mjr
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Re: Parkio
Há regras para as instalações elétricas de EVSE que se aplicam a espaços de acesso privado. Não é uma selvajaria.
Que tipo de regras tens em mente para evitar essas questões do "estacionou mas não carregou"?
Sobre o fim mantido secreto, não é assim tão secreto. Não vejo porque não possam cobrar o serviço de carga explicitamente, tal como nos parques de campismo cobram o fornecimento de eletricidade, ou nas feiras comerciais têm um tarifário para o fornecimento de eletricidade aos stands, etc, etc.
Mas sim, esta aplicação é como o airbnb, qualquer pessoa pode fornecer o serviço. A regulação é pelo mercado e o facto de as pessoas poderem votar como foram servidas, avisando futuros utilizadores para situações duvidosas.
Outra hipótese seria permitir apenas que OPCs registados fizessem o serviço mesmo em espaço de acesso privado. Depois seria uma questão de enforcement, o que em espaço de acesso privado se revela difícil...
Que tipo de regras tens em mente para evitar essas questões do "estacionou mas não carregou"?
Sobre o fim mantido secreto, não é assim tão secreto. Não vejo porque não possam cobrar o serviço de carga explicitamente, tal como nos parques de campismo cobram o fornecimento de eletricidade, ou nas feiras comerciais têm um tarifário para o fornecimento de eletricidade aos stands, etc, etc.
Mas sim, esta aplicação é como o airbnb, qualquer pessoa pode fornecer o serviço. A regulação é pelo mercado e o facto de as pessoas poderem votar como foram servidas, avisando futuros utilizadores para situações duvidosas.
Outra hipótese seria permitir apenas que OPCs registados fizessem o serviço mesmo em espaço de acesso privado. Depois seria uma questão de enforcement, o que em espaço de acesso privado se revela difícil...
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
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Re: Parkio
Bem, tenho ouvido sempre dizer neste fórum que isso não é possível. Afinal é?mjr Escreveu: ↑14 set 2019, 11:25Sobre o fim mantido secreto, não é assim tão secreto. Não vejo porque não possam cobrar o serviço de carga explicitamente, tal como nos parques de campismo cobram o fornecimento de eletricidade, ou nas feiras comerciais têm um tarifário para o fornecimento de eletricidade aos stands, etc, etc.
Quanto ao "estacionou mas não carregou", se o objecto é o carregamento, então se eu não obtive nenhuma energia não tenho nada a pagar, é óbvio... Isto independentemente de ser por energia ou por tempo...
- mjr
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Re: Parkio
Aquilo que eu acho é que não podem cobrar ao kW.h. Podem cobrar o serviço de carga, o tempo de utilização do carregador, etc.
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Re: Parkio
Eu acho é que não se pode revender energia... E tudo o resto são maneiras de contornar essa impossibilidade.
E neste contexto, era importante que se pudesse revender.
Há vários argumentos dados aqui que são do tipo "nós damos uma volta e conseguimos viver com estes impedimentos", enquanto outros são "mas porque é que nós temos de viver com estes impedimentos?".
E neste contexto, era importante que se pudesse revender.
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- mjr
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Re: Parkio
Isso é relativo. Nos contratos de eletricidade geralmente falam que não se pode fornecer eletricidade a outras instalações elétricas. O carro é um equipamento que se liga à instalação elétrica mas não é outra instalação elétrica.
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Re: Parkio
Realmente isto até chega a ser cómico... espero é que daqui a uns anos sirva de tema para uma boas conversas e gargalhadas sobre a ME em Portugal no ano de 2019.
Anteriormente referi que em meu entender era ilegal ter como actividade a prestação de serviços de carregamento ou emitir fatura que cobrem consumos de energia sem ser CEME.
Agora neste caso, ou no chargesurfing (aqui o nome da empresa acaba por "denunciar" um pouco a intenção do negócio...
), se a atividade da empresa é a gestão de parques de estacionamento, em que todos os lugares (ou parte) de estacionamento têm carregadores que podem ser usados ou não, de forma gratuita (mesmo duvidando da principal intenção desta PARKIO), na realidade não acho que seja ilegal...
No Porto a Prio, tem exactamente a mesma prática ao vender lugares mensais de estacionamento, com posto "privativo" de carregamento, não me recordo exactamente qual é a empresa que emite a fatura, mas quase de certeza que não é o CEME Prio.
Sem dúvida que só discutimos estas situações porque a lei em Portugal é ridícula, impedindo o normal crescimento da rede de carregamento...
Esperemos que seja o mote para se construírem umas box's de estacionamento por essas AE fora, para que de uma vez por todas, possamos chegar ao Algarve, a Bragança ou à Guarda sem grande stress!

Anteriormente referi que em meu entender era ilegal ter como actividade a prestação de serviços de carregamento ou emitir fatura que cobrem consumos de energia sem ser CEME.
Agora neste caso, ou no chargesurfing (aqui o nome da empresa acaba por "denunciar" um pouco a intenção do negócio...

No Porto a Prio, tem exactamente a mesma prática ao vender lugares mensais de estacionamento, com posto "privativo" de carregamento, não me recordo exactamente qual é a empresa que emite a fatura, mas quase de certeza que não é o CEME Prio.
Sem dúvida que só discutimos estas situações porque a lei em Portugal é ridícula, impedindo o normal crescimento da rede de carregamento...
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Re: Parkio
Então os OPC se cobrarem a totalidade do serviço ao minuto e não se precisam de se ligar à Mobie ??? Porque não se pode ter o mesmo nos locais de acesso público ? Não estou a perceber a diferença.
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Re: Parkio
Porque quando se estabeleceu o modelo foi entendido que só obrigando todos a usar esse modelo é que ele poderia vingar. Em espaços de acesso privado seria inútil essa obrigação.
Esta discussão devia estar no tópico do modelo da mobilidade elétrica e não aqui...
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Re: Parkio
Pois. É importante percebermos como a visão das pessoas era diferente, e como certos receios se mostraram infundados e afinal os riscos não são os que se pensava...