
Dicas para primeira Viagem que necessita PCR
- mjr
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Re: Dicas para primeira Viagem que necessita PCR
Concordo, basta uma CR em Pombal.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
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- pemifer
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Re: Dicas para primeira Viagem que necessita PCR
Eu faria uma paragem em Leiria.
Se quiseres posso facultar-te o carregamento a 6, 10, 12, 14 ou 16A em minha casa a 0,13€ o kwh (é o que eu pago ao meu condomínio).
A minha casa fica por cima da estação de metro da Bela Vista, terias de ir de metro para o Parque das Nações (fica a 4 paragens).
Já instalaste a App Miio?
Dá o estado dos postos, dentro do possível da Mobi.e, em tempo real.
No detalhe de cada posto podes ver quando a ultima vez que foi utilizado.
Se encontrares na Miio um posto que está disponível mas que não é utilizado à vários dias, é provável que esteja avariado. A verde os disponíveis.
A amarelo os que têm pelo menos um ponto de carregamento disponível e pelo menos um ponto de carregamento em uso.
A vermelho os que têm todos os pontos de carregamento em uso.
A cinzento os indisponíveis.
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- rimsilva
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Re: Dicas para primeira Viagem que necessita PCR
Lisboa é pouco melhor que uma selva em termos de ME

Já lá vão uns 2 anos que deixei de fazer Porto-Lisboa com regularidade, mas na altura é praticamente impossível carregar o carro entre as 9 e as 18h (para regressar deixava a carregar nessa altura e depois, por volta das 8h no dia seguinte na zona do Corte Inglês).
Hoje em dia já há mais alternativas a pagar, por isso, talvez seja possivel carregar durante o dia, no entanto a estratégia que eu seguia era a de carregar em Aveiras, para ter carga para voltar à AE.
Talvez não seja má ideia carregar em Pombal e depois Aveiras uma vez que o regresso é no mesmo dia, depois se surgir um PCN livre para carregar até aos 100%, seria um bonus...
Re: Dicas para primeira Viagem que necessita PCR
Obrigado a todos pelas dicas e ao Pemifer por disponibilizar o PCN. Ontem realizei a viagem, serviu para tirar muitas duvidas. Utilizei um dos dois cartões, o EVAZ (que tinha testado), a GALP não funciona, os postos não reconhecem, nem as da propria Galp. Será necesario activar antes da primeira utilização?
A estratégia escolhida foi uma paragem PCR Pombal, 110km ProPiloto e carregar ate 100% num PCN no Parque das Nações para o regresso com uma paragem no PCR de Pombal.
Arranquei com temp bateria a 50%, SOC a 100% e Temp Ambiente 22º.

Cheguei ao PCR de Pombal com a bateria a praticamente a mesma temp, SOC a 28% e Temp Ambiente 19º

Médias a chegada ao PCR Pombal

Carregado dos 28% até 91% SOC, em cerca de 40min (22.3kWh)

a temp da bateria subiu bastante e ficou próximo do vermelho.

Chegada a Lisboa com as seguintes médias onde encontrei um PCN livre a porta da Altice Arena

A temp da bateria a chegada já estava no primeiro risco vermelho, temp ambiente 29º

Saida de Lisboa com 100% SOC, temp bateria baixou bastante e temp ambiente 21º

Chegada ao PCR de Pombal com as seguintes médias, 12% SOC e temp ambiente 16º

Temp bateria próximo da primeira barra vermelha

Carregamento de 21.47kWh, 72% SOC a fim de 48min

Temp da bateria quase na segunda barra vermelha

Paragem no PCR de Antua (22% SOC, Temp Amb 15º) para carregar um cheirinho para conseguir chegar a casa, aqui estão as medias novamente

Iniciado carregamento com temp da bateria na primeira barra vermelha

Velocidade de carregamento

Carregado ate 34% SOC com 3.94kWh, demorou 14min e ficou na primeira barra vermelha


Após 6 km de autoestrada a bateria estava no vermelho, próximo da segunda barra.

Chegada a casa, média da viagem de regresso.

Média da viagem completa

Temp da bateria

Após esta experiência chego a conclusão que o Leaf foi desenhado para o propósito para qual eu o comprei, carro do dia a dia. Voltaria a fazer Porto/Lisboa/Porto mas porque faço essa viagem de longe a longe, a ultima vez foi a 4 anos. A falta de arrefecimento da bateria limita em muito o carro neste tipo de viagem.
A estratégia escolhida foi uma paragem PCR Pombal, 110km ProPiloto e carregar ate 100% num PCN no Parque das Nações para o regresso com uma paragem no PCR de Pombal.
Arranquei com temp bateria a 50%, SOC a 100% e Temp Ambiente 22º.

Cheguei ao PCR de Pombal com a bateria a praticamente a mesma temp, SOC a 28% e Temp Ambiente 19º

Médias a chegada ao PCR Pombal

Carregado dos 28% até 91% SOC, em cerca de 40min (22.3kWh)

a temp da bateria subiu bastante e ficou próximo do vermelho.

Chegada a Lisboa com as seguintes médias onde encontrei um PCN livre a porta da Altice Arena

A temp da bateria a chegada já estava no primeiro risco vermelho, temp ambiente 29º

Saida de Lisboa com 100% SOC, temp bateria baixou bastante e temp ambiente 21º

Chegada ao PCR de Pombal com as seguintes médias, 12% SOC e temp ambiente 16º

Temp bateria próximo da primeira barra vermelha

Carregamento de 21.47kWh, 72% SOC a fim de 48min

Temp da bateria quase na segunda barra vermelha


Paragem no PCR de Antua (22% SOC, Temp Amb 15º) para carregar um cheirinho para conseguir chegar a casa, aqui estão as medias novamente

Iniciado carregamento com temp da bateria na primeira barra vermelha

Velocidade de carregamento

Carregado ate 34% SOC com 3.94kWh, demorou 14min e ficou na primeira barra vermelha


Após 6 km de autoestrada a bateria estava no vermelho, próximo da segunda barra.

Chegada a casa, média da viagem de regresso.

Média da viagem completa

Temp da bateria

Após esta experiência chego a conclusão que o Leaf foi desenhado para o propósito para qual eu o comprei, carro do dia a dia. Voltaria a fazer Porto/Lisboa/Porto mas porque faço essa viagem de longe a longe, a ultima vez foi a 4 anos. A falta de arrefecimento da bateria limita em muito o carro neste tipo de viagem.
- rnlcarlov
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Re: Dicas para primeira Viagem que necessita PCR
Bem documentado.
Por acaso tinha a ideia que o Leaf40 tinha uma autonomia cerca de 40-50km superior à do Ioniq, mas pelo que vejo desses consumos a % de bateria gasta é bastante próxima do Ioniq a uma velocidade equivalente. O caminho em AE foi todo a 110km/h, certo?
Por acaso tinha a ideia que o Leaf40 tinha uma autonomia cerca de 40-50km superior à do Ioniq, mas pelo que vejo desses consumos a % de bateria gasta é bastante próxima do Ioniq a uma velocidade equivalente. O caminho em AE foi todo a 110km/h, certo?
- pemifer
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Re: Dicas para primeira Viagem que necessita PCR
Excelente relato, muito semelhante ao que faço, com alguma frequência, mas a partir de Lisboa.
Na viagem de regresso penso que terias poupado uns bons minutos se tivesses optado por carregar menos em Pombal e mais em Antuã.
Vai ser o meu próximo teste...
Na viagem de regresso penso que terias poupado uns bons minutos se tivesses optado por carregar menos em Pombal e mais em Antuã.
Vai ser o meu próximo teste...
- frankesousa
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Re: Dicas para primeira Viagem que necessita PCR
Um dado muito relevante é a velocidade média, que parece ser sido em torno de 80km/h na ida e mais para os 90km/h na volta.rnlcarlov Escreveu: ↑05 set 2019, 15:43Bem documentado.
Por acaso tinha a ideia que o Leaf40 tinha uma autonomia cerca de 40-50km superior à do Ioniq, mas pelo que vejo desses consumos a % de bateria gasta é bastante próxima do Ioniq a uma velocidade equivalente. O caminho em AE foi todo a 110km/h, certo?
Tenho reparado no meu leaf 30 que o que realmente importa para a média de consumo é a media de velocidade, por vezes tenho a ideia que até fui rápido na AE, mas ou foi só um bocado, ou fiz poucos km em AE e alguns fora dela.
Quando faço só AE mesmo, sair de uma CR em AS a meter o CC a 111km/h (que são exactamente 100km/h reais no leaf 30) aí o consumo já mostra mesmo o que o carro consome a 100km/h, que é mais ou menos 18kWh/100km).
Parabéns pelo relato da viagem. O carregamento a 100% no destino é essencial, sem isso, a volta em vez de demorar as 4h20 ia demorar umas 5h, o que já é abuso para uma Viagem dessas, quase que mais valia vir pela Nacional

Leaf Acenta 30kWh de 2016 - Abatido
10/2018 - 47.500km (12 Barras-90,27% SOH) --- 05/2020 - 96.660km (11 Barras-81 % SOH)
10/2020 - 101.000km (10 Barras-78.6% SOH) --- 08/2023 - 137.300km (9 Barras-69.74% SOH)
11/2023 - 140.000km (9 Barras-67.86% SOH) --- 02/2024 - 144.757km (8 Barras-65.83% SOH)
01/2025 - 160.500 (7 Barras-57% SOH) (FIM!)
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10/2020 - 101.000km (10 Barras-78.6% SOH) --- 08/2023 - 137.300km (9 Barras-69.74% SOH)
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Re: Dicas para primeira Viagem que necessita PCR
Parabéns pelo relato e sobretudo pela experiência logo no inicio.
Já fiz viagens longas, mas nunca uma de 600kms.
De facto poder carregar em Lisboa é importante, senão obriga a mais paragens para carregamento.
Para estas viagens, torna-se algo lento, mas...quantas destas se faz ao ano? E quanto tempo se poupa durante o ano em ir abastecer Às bombas?
Já fiz viagens longas, mas nunca uma de 600kms.
De facto poder carregar em Lisboa é importante, senão obriga a mais paragens para carregamento.
Para estas viagens, torna-se algo lento, mas...quantas destas se faz ao ano? E quanto tempo se poupa durante o ano em ir abastecer Às bombas?
- rimsilva
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Re: Dicas para primeira Viagem que necessita PCR
O Cartão Galp já foi utilizado antes?j4ck Escreveu: ↑05 set 2019, 13:06Obrigado a todos pelas dicas e ao Pemifer por disponibilizar o PCN. Ontem realizei a viagem, serviu para tirar muitas duvidas. Utilizei um dos dois cartões, o EVAZ (que tinha testado), a GALP não funciona, os postos não reconhecem, nem as da propria Galp. Será necesario activar antes da primeira utilização?
Na carta que receebi com o meu refere que o cartão estava pronto a utilizar, só tenho utilizado o da Galp (embora raramente tenho necessidade de carregar em PCR) e nunca tive problemas com a autenticação, no inicio da fase comercial eram frequentes as queixas com o cartão da EDP, mas como os incompetentes da mobi.e insistem em tornar a ME numa aventura já não digo nada.
Re: Dicas para primeira Viagem que necessita PCR
O Propilot esteve sempre nos 110km/h embora na ida o transito levou a algumas descidas e subidas (100 a 120km/h) para passar pesados.
A ultima vez que me desloquei a Lisboa de carro foi a 4 anos, e não foi ida e volta. Aproveito o tempo para esticar as pernas, tomar um café e para os miúdos apanhar um bocado de ar. Se não fosse obrigado se calhar ia seguido e chagávamos a Lisboa mais cansados. Mas considero o 300km seguidos com limite devido a lentidão do carregamento a partir do primeiro PCR.
Hoje recebi a seguinte SMS da Galp:
"Bem-vindo,
O seu cartão GalpElectric com o numero XXXXXXX foi ativado no dia 05/09/2019. Dentro de cerca de 5 dias ira receber-lo na morada que nos indicou. A Galp agradece a sua preferencia."
Já tenho o cartão a uma semana, e ontem (a minha primeira tentativa de utilização) não era reconhecido.
