Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal

Toda a discussão relativa a Pontos de Carregamento também conhecidos por EVSE (Electric Vehicle Supply Equipment) vem para aqui.
civic
Mensagens: 1978
Registado: 06 jan 2011, 16:24

Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal

Mensagem por civic » 20 mai 2025, 08:55

Pela amostra da BYD na Noruega não me parece que a troca de baterias tenha muito sucesso. ;)

Acabei de receber o cartão da Atlante, o que acham deste novo operador? Parece que se quer aliar com outros para terem uma rede maior a nivel europoeu... Os preços parecem-me bem.
Nissan LEAF 2018 40kWh
159 000Km's
BMW i4 eDrive 40 80kWh
70 000Km's

RJSC
Proprietário Leaf
Mensagens: 3498
Registado: 13 jan 2011, 20:27
Data de fabrico: 15 ago 2012
Capacidade bateria: 16kWh, 9 Barras
Localização: Aveiro

Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal

Mensagem por RJSC » 20 mai 2025, 09:28

A troca de baterias já foi tentada em larga escala em Israel e deu barraca.
Além de que iria obrigar ao aluguer de bateria, o que apesar de tentativas de o tornar obrigatório como por parte da Renault, também já morreu.

cfvp
Mensagens: 1851
Registado: 11 nov 2017, 23:14

Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal

Mensagem por cfvp » 20 mai 2025, 09:53

mjr Escreveu:
20 mai 2025, 08:42
Mudando de assunto: A Tesla finalmente registou-se como OPC:

https://www.dgeg.gov.pt/media/byujbzvd/ ... 5_2025.pdf
Então agora é que a Tesla se regista como OPC? Já não me lembro bem, mas isto também é necessário no novo RJME?
Nissan Leaf N-Connecta 40kWh desde 2019 com 43 000 kms

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6530
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal

Mensagem por BrunoAlves » 20 mai 2025, 10:37

cfvp Escreveu:
20 mai 2025, 09:53
Então agora é que a Tesla se regista como OPC? Já não me lembro bem, mas isto também é necessário no novo RJME?
Sim, é. Com obrigações diferentes, mas para se operar um posto de carregamento vão continuar a existir obrigações e as entidades autorizadas continuam a ser OPCs (como no AFIR são CPOs).

O "novo" OPC não é o mesmo que o "atual" OPC.

Em relação à troca de baterias, concordo que o primeiro e maior desafio é a compatibilidade entre marcas e o enorme "desperdício" em baterias paradas à espera de uso. O JMF falou nisso, na virtual impossibilidade de as marcas se "entenderem" em algo tão diferenciador como são as baterias, bem como as diferenças físicas incontornáveis entre carros de diferentes tamanhos, formas e gamas.
O que achei curioso foi ele (o professor que defende esse cenário) nunca ter referido o cenário "provavelmente ideal", que seria um misto entre o modelo de carregamento como existe agora e um eventual sucesso do modelo de troca de baterias para os grandes eixos e viagens muito longas. Achei mesmo estranho
Última edição por BrunoAlves em 20 mai 2025, 11:36, editado 1 vez no total.
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

cfvp
Mensagens: 1851
Registado: 11 nov 2017, 23:14

Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal

Mensagem por cfvp » 20 mai 2025, 10:58

BrunoAlves Escreveu:
20 mai 2025, 10:37
cfvp Escreveu:
20 mai 2025, 09:53
Então agora é que a Tesla se regista como OPC? Já não me lembro bem, mas isto também é necessário no novo RJME?
Sim, é. Com obrigações diferentes, mas para se operar um posto de carregamento vão continuar a existir obrigações e as entidades autorizadas continuam a ser OPCs (como no AFIR são CPOs).

O "novo" OPC não é o mesmo que o "atual" OPC.
Pois é isso, obrigado. Por falar em Tesla, já se vêem avanços significativos nos SuCs.
Nissan Leaf N-Connecta 40kWh desde 2019 com 43 000 kms

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9929
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal

Mensagem por mjr » 20 mai 2025, 12:29

O registo como OPC é obrigatório para que a DGEG autorize a ligação à RESP. Tanto na lei atual como na proposta do executivo.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

Responder

Voltar para “Carregamento”