Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal

Toda a discussão relativa a Pontos de Carregamento também conhecidos por EVSE (Electric Vehicle Supply Equipment) vem para aqui.
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BrunoFonseca
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Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal

Mensagem por BrunoFonseca » 06 abr 2025, 10:12

Nonnus Escreveu:
06 abr 2025, 07:59
BrunoFonseca Escreveu:
05 abr 2025, 21:17
Agora?? Só para te dar um exemplo, no ENVE2024 partcipei numa palestra sobre pesados, nomeadamente os de mercadorias. Não és obrigado a saber, mas se não sabes, não comentes, muito menos cries juizos de valor sobre outros.

Relativamente aos preços de carregamentos, a média que pago na rede publica está abaixo dos 0,35€/kWh, e não, não ando a escolher os postos mais baratos.
Curiosamente é quanto pago no Continente.
Isso, juízos de valor sobre os outros. Aplica-se bem ao que acabaste de escrever.

Por acaso se calhar até sei mais que tu. Eu em vez de assistir a palestra (é sempre mais do mesmo, palmadinhas atrás das costas), estive mais de meia hora à conversa com o condutor do camião que estava no ENVE, onde abordamos o tema de onde carregar. Esta num post qualquer neste fórum esse relato. Se tiveres dúvidas, que estou a inventar, o post tem data e hora. ;)

E realmente 2024 foi para ai o quê? 6 anos atrás? Isso só mostra o quanto este modelo falha e as pessoas nele envolvidas. Não conseguiram prever esse problema, apenas só agora porque foi preciso aparecer uma empresa inovadora que adquiriu um pesado de "longo curso" e não tem onde carregar.

Mais uma vez boa argumentação. :naughty:

Ora juízos de valor! Mas tu vais ao Continente carregar? Isso é anti modelo, não faz uso do CEME, do cartão único (é preciso uma tal APP) e não esta ligado a EGME.

Mesmo agora acabei de escrever na página da UVE, mas vou voltar a repetir. Os vossos argumentos podem servir para aqueles menos informados, felizmente eu tento-me manter informado sobre o que escrevo e tenho interesse em perceber o porquê das coisas.

Quanto tempo tiveste tu a conversa com o senhor do camião? Falaste sobre o quê com ele? Sabes como foi feita a viagem? Sabes qual era a preocupação dele na viagem de regresso? Falaste sobre as questões tecnicas/mecânicas do camião?

Para a maioria das pessoas são coisas irrelevantes, até ser preciso falar com conhecimento.

Eu não ando cá por ver andar os outros. 8-)
Diz lá qual foi a minha frase onde fiz juízos de valor.
Não, eu n estive a assistir à palestra, eu era um dos palestrantes, juntamente com o dito motorista e mais uma pessoa da zero.
E se tivesses assistido a essa palestra terias compreendido a minha posição face ao tema e ficado informado dos números criticos que mostram quanto estamos atrasados.
Utilizei o exemplo do ENVE2024 mas podia ter dado outros. A presença de pesados nos ENVE já remonta pelo menos a 2021.
E não estou aqui para medir quem sabe mais ou menos. Tens um bom ego, és o maior. Parabéns.
E se uso o Continente, sim uso, pois eu não sou anti nada, apesar de considerar que os postos do Continente devessem estar ligados à EGME. Aproveito para questionar se quem é "anti-modelo" também não usa os postos da rede pública.

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Nonnus
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Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal

Mensagem por Nonnus » 06 abr 2025, 11:59

BrunoFonseca Escreveu:
06 abr 2025, 10:12
Diz lá qual foi a minha frase onde fiz juízos de valor.
"Não és obrigado a saber, mas se não sabes, não comentes, muito menos cries juizos de valor sobre outros."
Juízo de valor:

Um juízo de valor é uma avaliação pessoal e subjetiva sobre algo ou alguém, com base em valores, crenças, experiências e emoções.

Passando a frente

Bruno assim é difícil de discutir contigo. Primeiro dizes, se não sei, não devo comentar. Mostro-te que até sei mais do que tu pensas, e qual é a tua resposta?
BrunoFonseca Escreveu:
06 abr 2025, 10:12
Tens um bom ego, és o maior. Parabéns.
Sim, eu sei que era muito fácil eu ter dito peço desculpa por estar a falar de uma coisa que não sei e a discussão morria nesse momento sem teres que argumentar mais. Err... não aconteceu. As vezes acontece quando fazemos juízos de valor dos outros.
BrunoFonseca Escreveu:
06 abr 2025, 10:12
Não, eu n estive a assistir à palestra, eu era um dos palestrantes, juntamente com o dito motorista e mais uma pessoa da zero.
E se tivesses assistido a essa palestra terias compreendido a minha posição face ao tema e ficado informado dos números criticos que mostram quanto estamos atrasados.
Utilizei o exemplo do ENVE2024 mas podia ter dado outros. A presença de pesados nos ENVE já remonta pelo menos a 2021.
Obrigado por esta clarificação que só vem mostrar que este modelo também não conseguiu resolver esse problema, o tal modelo que é o melhor do mundo mas que desde 2019 não consegue resolver nada.
BrunoFonseca Escreveu:
06 abr 2025, 10:12
E se uso o Continente, sim uso, pois eu não sou anti nada, apesar de considerar que os postos do Continente devessem estar ligados à EGME. Aproveito para questionar se quem é "anti-modelo" também não usa os postos da rede pública.
Mais uma vez grande argumentação. Sim, sou contra o modelo actual, e sim uso os postos de carregamentos públicos porque ao contrário dos do Continente estão disponíveis em mais locais, como tal não posso usar os do Continente sempre que necessito. Já tu, se usas os do Continente não é porque não tens os da rede publica, porque onde há carregadores do Continente certamente existem da rede publica. É o inverso.

Ainda há dias escrevi isto neste tópico mas volto a escrever visto que parece que só se lê e argumenta o que interessa. Se o Continente continuar a instalar postos como tem feito nos últimos tempos, e se continuarmos como estamos até aqui, podes ter a certeza que o uso de postos públicos vai ser muito reduzido. Aproveito para relembrar que a rede do Continente não esta mais desenvolvida porque com ajuda da UVE que defende o modelo actual o Continente teve que suspender durante meses a expansão da sua rede. Os tais que conseguem preços de 0.27€ por kWh (preço final), os tais que não é preciso ter um acordo EDP+UVE que me obriga a ter energia em casa mais cara para ter 20% de desconto na ME e que ainda assim fica mais caro.

São estas "vantagens" que estou a espera que o Pedro Faria me esclareça noutra discussão, que por acaso interveio apenas numa parte do que eu tinha escrito. É assim que querem ter discussões serias sobre o assunto? Respondem apenas aquilo que pensam que tem bons argumentos, mas que facilmente são "desmontados" por quem esteja minimamente informado.
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Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal

Mensagem por BrunoFonseca » 09 abr 2025, 23:23

www.mapareve.es

Não me parece assim tão mais barato do que em Portugal.

cfvp
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Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal

Mensagem por cfvp » 10 abr 2025, 00:37

Nissan Leaf N-Connecta 40kWh desde 2019 com 43 000 kms

cfvp
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Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal

Mensagem por cfvp » 13 abr 2025, 00:08

Mais uma situação caricata: https://www.youtube.com/watch?v=qQ_GwJs4oRI

Este senhor fez uma observação muito importante: Em qualquer sítio a que vamos, temos os preços todos com IVA incluído, mas chegamos à mobilidade elétrica e isso já não acontece.
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Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal

Mensagem por Nonnus » 14 abr 2025, 05:49

Screenshot_2025-04-14-04-13-46-443_com.facebook.katana-edit.jpg
Parece bem caro.

Eu sei que isto é um erro da pessoa que fez o carregamento. Esteve agarrado ao posto 3h50m para carregar 45kWh muito provavelmente num PCR em type2. Não se sabe.

Como o OPC tem de rentabilizar o posto, porque o CEME é que ganha o valor do kWh deu esta conta jeitosa.

O modelo actual tem destas coisas onde num modelo simples onde fosse apresentado um valor ao kWh (preço final) antes de iniciar o carregamento se calhar evitava estas situações na sua grande maioria das vezes.

Mas isto serve para desmistificar o que muitos dizem que tão bom é ter um CEME enfiado no nosso modelo.

O que é me vale poder escolher o CEME se depois tenho um OPC que para ganhar dinheiro anula essa vantagem?

Nunca ninguém me respondeu a isto.

Este modelo privilegia o UVE bem informado, aquele que faz um estudo prévio, que não carrega o carro por impulso no primeiro posto que lhe aparece a frente.
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Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal

Mensagem por BrunoFonseca » 14 abr 2025, 11:46

Nonnus Escreveu:
14 abr 2025, 05:49
Screenshot_2025-04-14-04-13-46-443_com.facebook.katana-edit.jpg

Parece bem caro.

Eu sei que isto é um erro da pessoa que fez o carregamento. Esteve agarrado ao posto 3h50m para carregar 45kWh muito provavelmente num PCR em type2. Não se sabe.

Como o OPC tem de rentabilizar o posto, porque o CEME é que ganha o valor do kWh deu esta conta jeitosa.

O modelo actual tem destas coisas onde num modelo simples onde fosse apresentado um valor ao kWh (preço final) antes de iniciar o carregamento se calhar evitava estas situações na sua grande maioria das vezes.

Mas isto serve para desmistificar o que muitos dizem que tão bom é ter um CEME enfiado no nosso modelo.

O que é me vale poder escolher o CEME se depois tenho um OPC que para ganhar dinheiro anula essa vantagem?

Nunca ninguém me respondeu a isto.

Este modelo privilegia o UVE bem informado, aquele que faz um estudo prévio, que não carrega o carro por impulso no primeiro posto que lhe aparece a frente.
Mitos ha muitos.
Vamos a factos: já há mais de 23% das tomadas com tarifa opc em kWh;
As tomadas com maior % tempo em utilização são as que têm valores mais baixos.

Podes consultar em observatorio.uve.pt

Continuam a confundir modelo com politicas comerciais dos ceme/opc. Nada garante que com alterações ao modelo isso se altere.

Sou favorável ao modelo q temos, e sou o crítico n°1 das politicas dos ceme/opc na forma como comunicam os seus serviços. O resultado é o que está à vista, e muitos acabarão por perder os seus negócios.

cfvp
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Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal

Mensagem por cfvp » 14 abr 2025, 17:03

BrunoFonseca Escreveu:
14 abr 2025, 11:46
Mitos ha muitos.
Vamos a factos: já há mais de 23% das tomadas com tarifa opc em kWh;
As tomadas com maior % tempo em utilização são as que têm valores mais baixos.

Podes consultar em observatorio.uve.pt

Continuam a confundir modelo com politicas comerciais dos ceme/opc. Nada garante que com alterações ao modelo isso se altere.

Sou favorável ao modelo q temos, e sou o crítico n°1 das politicas dos ceme/opc na forma como comunicam os seus serviços. O resultado é o que está à vista, e muitos acabarão por perder os seus negócios.
Mais de 23%, que sortudos. Vamos esperar mais 20 anos, pode ser que mude...

Gostam muito de dizer que o modelo não influencia os CEMEs/OPCs, mas como não? Se um OPC não vende energia, porque vai cobrar por kWh?
Acredito que muitos CEMEs se safem porque não investem nos postos, então acabam por poder oferecer um serviço básico só precisando de um preço por kWh competitivo. Mas se fossem OPC já não teriam essa sorte.

Já para não falar do Continente que é claramente forçado a cobrar por minuto.
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Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal

Mensagem por BrunoFonseca » 14 abr 2025, 17:28

cfvp Escreveu:
14 abr 2025, 17:03
BrunoFonseca Escreveu:
14 abr 2025, 11:46
Mitos ha muitos.
Vamos a factos: já há mais de 23% das tomadas com tarifa opc em kWh;
As tomadas com maior % tempo em utilização são as que têm valores mais baixos.

Podes consultar em observatorio.uve.pt

Continuam a confundir modelo com politicas comerciais dos ceme/opc. Nada garante que com alterações ao modelo isso se altere.

Sou favorável ao modelo q temos, e sou o crítico n°1 das politicas dos ceme/opc na forma como comunicam os seus serviços. O resultado é o que está à vista, e muitos acabarão por perder os seus negócios.
Mais de 23%, que sortudos. Vamos esperar mais 20 anos, pode ser que mude...

Gostam muito de dizer que o modelo não influencia os CEMEs/OPCs, mas como não? Se um OPC não vende energia, porque vai cobrar por kWh?
Acredito que muitos CEMEs se safem porque não investem nos postos, então acabam por poder oferecer um serviço básico só precisando de um preço por kWh competitivo. Mas se fossem OPC já não teriam essa sorte.

Já para não falar do Continente que é claramente forçado a cobrar por minuto.
Num ano passou de 7% para 23%. Por vezes basta um player tomar uma medida para os outros o copiarem.

Porquê do OPC passarem a cobrar em kWh em vez de tempo? Porque o consumidor/mercado assim o pede.

Enquanto se continuar a dizer q a culpa é da mobi.e os ceme/opc fazem o que querem sem desvalorização das suas marcas.

No que diz respeito aos CEME... esses têm tb de comprar a energia e de pagar tudo aquilo que o mercado energético determina.
Já agora... é devido a isso que na França os operadores fogem como "o diabo da cruz" de zonas com pouca utilização, pois têm os custos de potência a pagar mesmo sem utilização.

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Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal

Mensagem por Nonnus » 14 abr 2025, 18:08

BrunoFonseca Escreveu:
14 abr 2025, 11:46
Continuam a confundir modelo com politicas comerciais dos ceme/opc. Nada garante que com alterações ao modelo isso se altere.
BrunoFonseca Escreveu:
14 abr 2025, 17:28
Enquanto se continuar a dizer q a culpa é da mobi.e os ceme/opc fazem o que querem sem desvalorização das suas marcas.
Agora é que tu me lixaste. Agora o modelo é a mobi.e

Eu pensava que já tínhamos passado essa parte de não perceber que quando se fala em modelo é: CEME+OPC+EGME (mobi.e), todos os que fazem parte directa num carregamento de um veiculo electrico.

Continua-se a dizer que a culpa não é do modelo, é dos players. Os players fazem parte do quê mesmo?

isso é como dizer que quando uma pessoa é atropelada na passadeira a culpa não é do condutor, é da passadeira.
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