Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal

Toda a discussão relativa a Pontos de Carregamento também conhecidos por EVSE (Electric Vehicle Supply Equipment) vem para aqui.
BrunoFonseca
Registado: 16 jul 2018, 12:32
Data de fabrico: 29 mai 2018

Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal

Mensagem por BrunoFonseca » 06 ago 2024, 19:57

civic Escreveu:
06 ago 2024, 11:08
BrunoFonseca Escreveu:
05 ago 2024, 22:54

Esse é um exemplo de quem não sabe qual o papel da EGME.
Os têm acesso aos dados dos seus postos. Têm de ser eles a os controlar e não a EGME
A minha pergunta é: E que tal questionar o OPC sobre tal ocorrência...?
A tua pergunta não faz sentido, o consumidor está a pagar um serviço, quem lhe deve dar respostas é essa entidade a quem pagas, se eu estou a usar um cartão da Miio é a Miio que deve responder pelos erros da rede, o resto é uma rede mal feita.
Eu em casa tenho Endesa, é a eles que eu reclamo se tiver algum problema, ponto. Na rede de carregamentos devia ser igual, pago a uma entidade, e só devia pagar uma vez a energia, uma vez a potência contratada, o restante seriam impostos e lucros, quem melhro preços fizer é quem levaria vantagem, digo eu...
Toda a história do cartão unico vai deixar de fazer sentido a partir do momento que posso pagar em todo o lado com cartão de credito/debito.
Então pq raio a culpa é da mobi.e??? N paga à mobi.e.

civic
Registado: 06 jan 2011, 16:24

Mensagem por civic » 06 ago 2024, 20:36

BrunoFonseca Escreveu:
06 ago 2024, 19:57

Onde falei na Mobi-e nesse post? :?
Nissan LEAF 2018 40kWh
159 000Km's
BMW i4 eDrive 40 80kWh
69 000Km's

BrunoFonseca

Mensagem por BrunoFonseca » 06 ago 2024, 20:57

civic Escreveu:
06 ago 2024, 20:36
BrunoFonseca Escreveu:

Vai la ver a que comentário eu estava a responder.
Julgo q o meu comentário era sobre uma resposta do Nonnus a um comentário teu.

civic

Mensagem por civic » 06 ago 2024, 21:44

BrunoFonseca Escreveu:
06 ago 2024, 20:57
civic Escreveu:
06 ago 2024, 20:36
BrunoFonseca Escreveu:

Vai la ver a que comentário eu estava a responder.
Julgo q o meu comentário era sobre uma resposta do Nonnus a um comentário teu.
Mas no meu comentário eu mencionei a Miio, que devia ser ao CEME que me devia queixar caso houvesse problemas...Pois é a ele que eu pago.
Nissan LEAF 2018 40kWh
159 000Km's
BMW i4 eDrive 40 80kWh
69 000Km's

civic

Mensagem por civic » 08 ago 2024, 10:46

Mais uma evolução das coisas que Portugal fica de fora devido ao fantastico modelo que temos.
Charge at Tesla Superchargers with the Chargemap Pass
https://chargemap.com/tesla-supercharge ... &utm_term=
Nissan LEAF 2018 40kWh
159 000Km's
BMW i4 eDrive 40 80kWh
69 000Km's

BrunoFonseca

Mensagem por BrunoFonseca » 08 ago 2024, 11:17

civic Escreveu:
08 ago 2024, 10:46
Mais uma evolução das coisas que Portugal fica de fora devido ao fantastico modelo que temos.
A interpretação que eu faço é exactamente a inversa. Qual é a diferença entre activar com um cartão da chargemap vs um cartão ceme?

Haja vontade da Tesla e o problema resolve-se.

jart
Registado: 27 jan 2016, 15:34
Capacidade bateria: 65,5 Ah

Mensagem por jart » 08 ago 2024, 13:03

O cartão chargemap é uma alternativa de pagamento ao CC em que a energia é paga à Tesla. Pagamento com cartão CEME, o respetivo CEME está a vender energia através dos carregadores da Tesla. Não é bem a mesma coisa.
Tesla Model 3 SR+ branco entregue em 2020-03-19

civic

Mensagem por civic » 08 ago 2024, 14:06

BrunoFonseca Escreveu:
08 ago 2024, 11:17
civic Escreveu:
08 ago 2024, 10:46
A interpretação que eu faço é exactamente a inversa. Qual é a diferença entre activar com um cartão da chargemap vs um cartão ceme?

Haja vontade da Tesla e o problema resolve-se.
Houvesse vontade e teriamos as mesmas regalias dos restantes paises do mundo, mas parece que não. ;)
Nissan LEAF 2018 40kWh
159 000Km's
BMW i4 eDrive 40 80kWh
69 000Km's

BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah

Mensagem por BrunoAlves » 08 ago 2024, 15:54

BrunoFonseca Escreveu:
05 ago 2024, 22:49
Quanto às minhas publicações passadas não tenho vergonha delas. Eu prefiro viver o presente e pensar no futuro, se queres ficar agarrado ao passado, é um problema teu.
Eu penso no futuro e tenho feito o que posso para tentar que não seja negro como o passado. O problema desta discussão é que desde que achas que "viste a luz", tudo o que os outros pensem de diferente (que é muito de onde já estiveste) é inválido.
Agarrado ao passado está o modelo, com uma legislação decrépita de 2010 numa área que ferviha de evolução...
BrunoFonseca Escreveu:
Já agora, o que é FUD?
https://letmegooglethat.com/?q=fud
BrunoFonseca Escreveu:
Quanto aos CC, a guarda essa tua declaração... Se os valores ad-hoc forem mais benéficos para o utilizado top, mas não é isso que se vê na generalidade, pelo contrário. Certamente que haverá uns mais caros, outros mais baratos, como tudo na vida.
O que eu te mostrei é atual, são os valores de AGORA. A minha afirmação tem por base dados reais. A tua é mais FUD. Claro que haverá uns mais caros e outros mais baratos, por isso é que eu disse que o ad-hoc está no top de melhores valores e não que é *o mais barato*. Mas aquele valor, fixo, é igual para toda a gente a qualquer hora do dia ou com qualquer carro. Já os restantes preços... dependem.
Claro que os postos que o civic mostrou têm o preço errado na Mobi.e (surprise surprise...) mas os outros são valores reais. A Atlante por exemplo tem os preços anunciados no seu site.
BrunoFonseca Escreveu:
eu tenho vários "cartões únicos", pois sei que o mercado oscila e o operador mais barato hoje, daqui a 6 meses pode ser o mais caro.
E é exatamente por isto que esta discussão é vazia. Já o disse um monte de vezes, tens de sair da tua bolha de pessoa informada. Há todo um monte de pessoas que não têm essa literacia, essa informação e o acesso às condições que tu tens. São, em relação a ti, utilizadores de segunda.
Como eu disse e tu confirmas:
BrunoAlves Escreveu:
05 ago 2024, 09:33
Depois claro, vão continuar a prejudicar-se os utilizadores menos letrados, os que têm o "cartão único de sempre" e que vão pagar o preço mais alto porque sempre assim foi e lhe venderam a utopia do cartão único. Para se poderem beneficiar os utilizadores mais informados, os que têm informação e acesso a tarifários e condições que outros nem sabem que existem, no fundo beneficiar sobretudo as pessoas que tanto defendem o status quo.
BrunoFonseca Escreveu:
Questão: há ou não há cativações absurdas e que demoram vários dias a ser levantadas?
Eventualmente. O que é que isso quer dizer? A vasta maioria funciona bem.
Questão: há ou não faturas absurdas de carregamentos que não aconteceram com a duração cobrada (por exemplo) e a pessoa só sabe no final do mês e depois tem de correr atrás do prejuízo? Ou reclamações que fazes ao CEME e ele manda para o OPC, e o OPC manda para o CEME?
Se é para discutir casos anedóticos....
BrunoFonseca Escreveu:
Já agora para além do tema da Tesla, que não quer cumprir com a lei portuguesa, mas que se teve de adaptar à alemã, quais são esses investimentos europeus que não estão a chegar a Portugal?
Outra vez a história da legislação alemã... Ao menos têm todos o diapasão bem afinado, toca igualzinho, muda o interlocutor mas a argumentação é sempre a mesma... Esse fica para outro dia.
Sobre os investimentos que não chegam a Portugal, podes continuar a vender a ideia que é só a Tesla. Que mais uma vez é o diapasão bem afinado. A realidade é muito, muito longe disso. Podias ter Zunder há pelo menos 2 anos, podias ter uma cadeia de supermercados "à lá continente" há 2 anos (com todas as vantagens que isso tem) e há entidades que não tem problemas em falar abertamente das limitações da legislação
Imagem
É um disco gasto, riscado e sem "suminho" nenhum...
BrunoFonseca Escreveu:
O Continente também não está a ser reprimido
Com todo o respeito, tu escreves com cada barbaridade que até assusta. O Continente tem os seus advogados bem entretidos...
Última edição por BrunoAlves em 08 ago 2024, 16:52, editado 1 vez no total.
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah

Mensagem por BrunoAlves » 08 ago 2024, 16:26

Queria destacar este comentário do restante porque isto é mais interessante.
BrunoFonseca Escreveu:
05 ago 2024, 22:32
Isto é, um OPC pode ser só OPC, contudo, um CEME é obrigado a ser OPC.
(...)
O modelo consiste nisso. Todos têm de estar interligados. A partir do momento em que dás a abertura de uns poderem ou não estar interligado, perdes o efeito, o que se tornaria na negação do modelo.
Isto para dizer que ou há interligação obrigatória, ou não há. Não tem como conviverem os dois no mesmo ecossistema.
Esta afirmação, como a que "tem de se ser CEME" para fornecer eletricidade", decorrem da legislação e de mais nada. Só que, como em muitas coisas que se discutem sobre o modelo, é preciso cumprir a legislação se for para fazer qualquer coisa que vá "contra o modelo". Se for para proteger e protelar o modelo, a lei é muuuuuuito flexível. Caso prático, nem a legislação nem o RME prevêm a existência de eMSP mas alguns operam cá.

Há muitos exemplos, mas o mais caricato é exatamente o dos CEME. Diz o RJME que
"2 - Ao procedimento de registo da atividade de comercialização de eletricidade para a mobilidade elétrica aplica-se, com as necessárias adaptações, o disposto no artigo 47.º do Decreto-Lei n.º 172/2006, de 23 de agosto."
Ora o DL 172/2006 foi totalmente revogado pelo novo DL do setor energético, o 15/2022 de 14 de Janeiro. E este DL diz claramente, no artigo 2.º n.º 2 alínea c - que não se aplica “à organização, acesso e exercício das atividades relativas à mobilidade elétrica, regulados pelo Decreto -Lei n.º 39/2010, de 26 de abril, na sua redação atual”.
Portanto nem sequer há enquadramento legal para o registo dos CEME! Mas como isso é necessário para protelar o modelo, a legislação é pouco importante.

Portanto esses pontos decorrem da legislação da ME, que é uma legislação antiga, desatualizada e que, por todas as razões, tem de ser modificada. Não há neste momento NENHUM impedimento a que os OPC possam vender a energia como parte do serviço de carregamento. Não há! O setor elétrico demarcou-se da ME.

Sobre a interoperabilidade obrigatória e a venda de energia como eletricidade pura, sugeria a todos ver e ouvir o vídeo abaixo:
https://www.youtube.com/watch?v=NeVjoKBMu1o
Foi um evento da T&E espanhola, onde estiveram entre outros a Mobi.E e a AMME. Quem também esteve presente foi o Sr. Kai Tullius, uma das pessoas da Comissão Europeia responsáveis pela implementação do AFIR que na sua apresentação expôs claramente as questões e respostas que fazem Portugal totalmente "não-AFIR-compliant", contrariamente ao que se pretende passar habitualmente. Pontos interessantes, a partir do 01:18:40:
- os CPO e os eMSP não vendem eletricidade. Vendem um serviço de recarga. O serviço de recarga não compreende apenas a eletricidade, mas também a infraestrutura necessária para carregar o carro na rua e a grandes velocidades, em vez de carregar o carro em casa em muitas muitas horas. Logo o CPO presta um serviço que vai muito para além do puro fornecimento de eletricidade;
(esta afirmação é totalmente contrária ao modelo nacional)
- os CPO e eMSP não são atores dos mercados de eletricidade, não têm os mesmos papéis, obrigações, etc, estão basicamente fora dos mercados de eletricidade;
(mais uma vez, totalmente contrário ao modelo e legislação nacionais)
- os CPO compram eletricidade como um "input" para revender um serviço de carregamento ao consumidor. Se o consumidor usar um eMSP, o CPO vende o serviço de carregamento ao eMSP que, por sua vez, o revende ao consumidor.
(não pode estar mais longe da realidade nacional)

Não menos importante, falou-se da interoperabilidade obrigatória. A posição da CE é claríssima:
- a imposição do roaming foi considerada pela Comissão e abandonada;
- existiria um problema legal ao fazê-lo: isso violaria a liberdade contratual dos CPO em definir com quem pretendem estabelecer relações de negócio. Os serviços legais da UE aconselharam a que, a menos que exista um falhanço global do mercado, essa imposição não se defina

Portanto, podemos pensar em caminhar para uma posição homogénea com a Europa, ou podemos continuar a tentar ser unicórnios...
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

Responder

Voltar para “Carregamento”