
Aquisição de EV - Problemas?
-
- Mensagens: 1
- Registado: 03 abr 2017, 12:56
- Data de fabrico: 01 jan 2011
Aquisição de EV - Problemas?
Boa tarde, estou a pensar adquirir um EV mas encontro ainda com algum receio, vejo que ainda existem alguns constrangimentos de carregamento mas também muitos problemas relacionados com os postos. De forma muito geral, quais iriam ser os problemas mais frequentes relacionados com os postos de abastecimento? Apesar de existirem uns relativamente perto da minha habitação.
Cumprimentos
Cumprimentos
Re: Aquisição de EV - Problemas?
Boa noite! Bem vindo!
Alguns postos não funcionam ou funcionam parcialmente, vão sendo reparados, mas por vezes lentamente. Não tem onde carregar em casa?
Muitos dos utilizadores vão verificando/comentando o estado dos postos, através do site electromaps, que também tem aplicação móvel.
No entanto, a rede está a ser expandida a olhos vistos.
Pensa comprar novo ou usado? Que marcas tem visto?
Estamos cá para ajudar, não se acanhe, pergunte tudo
Alguns postos não funcionam ou funcionam parcialmente, vão sendo reparados, mas por vezes lentamente. Não tem onde carregar em casa?
Muitos dos utilizadores vão verificando/comentando o estado dos postos, através do site electromaps, que também tem aplicação móvel.
No entanto, a rede está a ser expandida a olhos vistos.
Pensa comprar novo ou usado? Que marcas tem visto?
Estamos cá para ajudar, não se acanhe, pergunte tudo

-
- Mensagens: 726
- Registado: 25 dez 2015, 13:48
- Data de fabrico: 17 dez 2015
Re: Aquisição de EV - Problemas?
Os problemas de hoje são nada comparados com há um ano, hoje consegue ir de Tavira a Viana sem problema parando de vez em quando para descansar e carregar.
O lidl tb instalou carregadores, que se não estiverem uberizados, são uma bênção.
Mas contar apenas com os postos públicos locais para o dia a dia é capaz de dar dor de cabeça, são o calcanhar de Aquiles, parte estão vandaliz[avari]ados, deviam ser todos a 22 kW, não era nenhum desperdício, era ter visão, postos a 3 ou 7 kW começam a ser curtos.
Como já foi dito, com os postos locais lentos, muito lentos ou avariados, e uns que vão sendo reparados, outros substituídos, outros acrescentados, ter possibilidade de carregar em casa é um principio sem problemas.
E de facto a APP do electromaps é de enorme ajuda. Comece a experimentar a usar e veja todos os postos de carga que anda a perder por ainda não ter o VE: em menos de nada decide-se
Votos de boa escolha 
O lidl tb instalou carregadores, que se não estiverem uberizados, são uma bênção.
Mas contar apenas com os postos públicos locais para o dia a dia é capaz de dar dor de cabeça, são o calcanhar de Aquiles, parte estão vandaliz[avari]ados, deviam ser todos a 22 kW, não era nenhum desperdício, era ter visão, postos a 3 ou 7 kW começam a ser curtos.
Como já foi dito, com os postos locais lentos, muito lentos ou avariados, e uns que vão sendo reparados, outros substituídos, outros acrescentados, ter possibilidade de carregar em casa é um principio sem problemas.
E de facto a APP do electromaps é de enorme ajuda. Comece a experimentar a usar e veja todos os postos de carga que anda a perder por ainda não ter o VE: em menos de nada decide-se


-
- Proprietário Leaf
- Mensagens: 5839
- Registado: 06 jan 2011, 00:22
- Data de fabrico: 0-12-2014
- Capacidade bateria: 58ah
Re: Aquisição de EV - Problemas?
E vais querer carregar apenas em PCL?
MP 5400w+AC10000w
Leaf 24kwh, 30kwh, 40kwh
Ion
Niro 64kWh
Vectrix Li+nimh
Leaf 24kwh, 30kwh, 40kwh
Ion
Niro 64kWh
Vectrix Li+nimh
- mjr
- Administrador do site
- Mensagens: 9926
- Registado: 04 jan 2011, 15:55
- Data de fabrico: 30 mai 2018
- Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
- Localização: Porto
Re: Aquisição de EV - Problemas?
Bem vindo!
Até há pouco tempo apenas tinhamos os postos de carga normal, e muitos estavam avariados/desligados. Desde há uns meses, com a instalação de um conjunto alargado de postos de carga rápida (PCR), a utilização de um VE para viagens em Portugal tornou-se muito mais simples. Vê esta pagina da UVE:
https://www.uve.pt/page/32-postos-carga ... -portugal/
Outro aspeto positivo é que estes PCRs novos têm sido bastante fiáveis até agora.
Até há pouco tempo apenas tinhamos os postos de carga normal, e muitos estavam avariados/desligados. Desde há uns meses, com a instalação de um conjunto alargado de postos de carga rápida (PCR), a utilização de um VE para viagens em Portugal tornou-se muito mais simples. Vê esta pagina da UVE:
https://www.uve.pt/page/32-postos-carga ... -portugal/
Outro aspeto positivo é que estes PCRs novos têm sido bastante fiáveis até agora.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
- BrunoAlves
- Proprietário Ioniq EV
- Mensagens: 6522
- Registado: 30 abr 2016, 12:39
- Data de fabrico: 16 jun 2014
- Capacidade bateria: 57Ah
- Localização: Mealhada
Re: Aquisição de EV - Problemas?
Olá e bem vindo 
O primeiro passo já deste, ponderar um VE. A partir daqui só melhora
Há muitas formas de olhar para o assunto, cada um terá a sua visão.
Se tiveres como carregar em casa (que deve ser SEMPRE a primeira opção de carga para um VE - quando possível obviamente) estás mais que safo. A seguir tens de perceber qual a utilização que pretendes para o VE, se será o teu único carro ou o será o segundo (que inevitavelmente passará a primeiro
) e a partir daí partir para a escolha. Orçamento, novo/usado, autonomia requerida, etc.
Em relação ao estado da rede, mais uma vez se puderes carregar em casa safas-te sempre. Eu tenho feito milhares de kms usando postos rápidos, normais ou tomadas vulgares. O Fil já deu a volta ao país de Leaf e só recentemente se estreou a fazer cargas rápidas. Resta saber o teu perfil de viagem e utilização.
A rede de carga normal não está em bom estado, é um facto. Mas se for em viagem, acabas sempre por te safar: escolhe um hotel onde te deixem carregar se for o caso, escolhe um restaurante que tenha parque e pede previamente autorização para carregar enquanto tu carregas o estômago, etc. Em qualquer lugar há mais tomadas do que bombas de gasolina
Está prometida para breve a requalificação da rede de carga normal. Claro que não será nos prazos super-optimistas anunciados pelos políticos (nem era Portugal se fossem cumpridos prazos
), mas irá acontecer. Os concursos estão lançados, as verbas estão disponíveis, é uma questão de tempo.
O que NÃO deves fazer é adiar a decisão por causa do "e se".
Conta-nos mais para que te possamos ajudar mais

O primeiro passo já deste, ponderar um VE. A partir daqui só melhora

Há muitas formas de olhar para o assunto, cada um terá a sua visão.
Se tiveres como carregar em casa (que deve ser SEMPRE a primeira opção de carga para um VE - quando possível obviamente) estás mais que safo. A seguir tens de perceber qual a utilização que pretendes para o VE, se será o teu único carro ou o será o segundo (que inevitavelmente passará a primeiro

Em relação ao estado da rede, mais uma vez se puderes carregar em casa safas-te sempre. Eu tenho feito milhares de kms usando postos rápidos, normais ou tomadas vulgares. O Fil já deu a volta ao país de Leaf e só recentemente se estreou a fazer cargas rápidas. Resta saber o teu perfil de viagem e utilização.
A rede de carga normal não está em bom estado, é um facto. Mas se for em viagem, acabas sempre por te safar: escolhe um hotel onde te deixem carregar se for o caso, escolhe um restaurante que tenha parque e pede previamente autorização para carregar enquanto tu carregas o estômago, etc. Em qualquer lugar há mais tomadas do que bombas de gasolina

Está prometida para breve a requalificação da rede de carga normal. Claro que não será nos prazos super-optimistas anunciados pelos políticos (nem era Portugal se fossem cumpridos prazos

O que NÃO deves fazer é adiar a decisão por causa do "e se".
Conta-nos mais para que te possamos ajudar mais

Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! 

- rimsilva
- Proprietário i3
- Mensagens: 2414
- Registado: 31 mar 2016, 14:40
- Data de fabrico: 15 mar 2016
- Capacidade bateria: 60 Ah
- Localização: Vila Nova de Gaia
Re: Aquisição de EV - Problemas?
Bem vindo e parabéns pela decisão, como o user RS232CSerialUser referiu, hoje em dia a realidade é muito diferente em relação ao ano passado e não há retorno porque a venda de carros está a crescer imenso, logo a oferta de carregadores vai acompanhar porque é mais um mercado a explorar.
Para lhe poder dar informação mais concreta, seria importante saber de que zona do país é.
Em termos de datas, para melhorias/alargamento da rede o governo informou o seguinte:
Para lhe poder dar informação mais concreta, seria importante saber de que zona do país é.
Em termos de datas, para melhorias/alargamento da rede o governo informou o seguinte:
No entanto como a maioria referiu, deve privilegiar o carregamento em casa e dependendo do trajecto casa - trabalho, talvez o carregamento na empresa seja outro aspecto importante (depende da sua realidade).17.03.2017: concurso público para aquisição de 100 postos de carregamento semi-rápido para substituição dos atuais 100 Postos de Carga Normal mais utilizados.
30.03.2017: Reparação e a modernização dos 1.076 PCN atualmente instalados, que visa a passagem para 7.4 kW ( tomadas Mennekes.
14.04.2017: concurso público para aquisição de 202 postos de carregamento semi-rápidos (22 kWh) de forma a permitir que todos os municípios tenham postos de carregamento.
Re: Aquisição de EV - Problemas?
Bom dia.DiogoManuel Escreveu:Boa tarde, estou a pensar adquirir um EV mas encontro ainda com algum receio, vejo que ainda existem alguns constrangimentos de carregamento mas também muitos problemas relacionados com os postos. De forma muito geral, quais iriam ser os problemas mais frequentes relacionados com os postos de abastecimento? Apesar de existirem uns relativamente perto da minha habitação.
Cumprimentos
Como outros membros referiram, já está de parabéns por considerar a aquisição de um veículo elétrico.
Os EVs mais recentes têm autonomia suficiente para lhe permitir uma utilização despreocupada no dia-a-dia, permitindo-lhe ter padrões de carregamento semelhantes aos do abastecimento dos veículos de combustão interna. Assumindo que a sua utilização se enquadra na média de menos de 50km diários e que pode adquirir um VE com autonomia real de 300km, basta-lhe um carregamento por semana. Neste vídeo promocional mencionam isso mesmo: https://youtu.be/-8kNJfEFIrg
Partilhe connosco mais alguns pormenores sobre o seu perfil de utilização e estou certo que verá os seus receios desaparecer.