Página 1 de 1

Pneus sem ar: Serão o futuro?

Enviado: 24 jan 2011, 23:08
por ruimegas
Pneus sem ar: Serão o futuro? Já imaginaram nunca mais ter furos :D
Imagem

Há mais de 100 anos, veículos rodam sobre almofadas de ar recobertas por borracha. O pneu, cujo próprio nome indica ser inflado com ar, serve bem aos motoristas e passageiros na estrada e fora dela, mas um novo desenho, desenvolvido pela Michelin, pode mudar tudo isso, o Pneu sem ar Tweel.

Neste artigo, vamos ver o que é o pneu sem ar Tweel, por que você o usaria no lugar dos pneus tradicionais, alguns dos problemas que podem ocorrer com ele e onde você poderá vê-lo no futuro.
O Tweel

A Michelin anunciou pela primeira vez o Tweel em 2005. O nome é uma combinação das palavras inglesas 'tire' (pneu) e 'wheel' (roda), já que o Tweel não é como uma roda completa (roda e pneu) tradicional. Um centro sólido é montado no eixo. Este é circundado por raios de poliuretano, dispostos em um padrão de cunha. Uma banda de interrupção é estirada ao longo dos raios da roda, formando a borda externa do pneu, que é a parte que entra em contato com o solo. A tensão da banda de interrupção sobre os raios da roda e a resistência dos próprios raios substituem a pressão de ar de um pneu convencional. A banda de rodagem é, então, adicionada à banda de interrupção. O Tweel se parece com uma roda de bicicleta bem grande e futurista.
Imagem
uando o Tweel é colocado para rodar, os raios da roda absorvem os impactos da estrada do mesmo modo que a pressão de ar faz com os pneus. As bandas de interrupção e de rodagem se deformam temporariamente à medida que os raios dobram e depois voltam à forma inicial. Os Tweels podem ser feitos com tensões de raios diferentes, permitindo características de comportamento diferentes.
Raios mais flexíveis resultam em um rodar mais confortável e com melhor comportamento. A dureza lateral do Tweel também é ajustável. No entanto, você não pode ajustar um Tweel que já tenha sido fabricado. Você terá de escolher um Tweel diferente. Para testar, a Michelin equipou um Audi A4 com Tweels feitos com cinco vezes a dureza lateral de um pneu cheio de ar, resultando em uma resposta de direção muito boa [Fonte: Michelin].

A Michelin informa que o protótipo do Tweel está dentro dos 5% de resistência de rolamento e níveis de massa dos pneus atuais. Isso significa estar dentro de 1% da economia de combustível dos pneus do seu próprio carro. Como o Tweel ainda está no seu estágio inicial de desenvolvimento, a Michelin deverá melhorar esses números.


Cumprimentos

Re: Pneus sem ar: Serão o futuro?

Enviado: 24 jan 2011, 23:37
por RJSC
Parece que sim. Resolve o problema dos furos, mas será que depois dá pra trocar só a borracha que entra em contacto com a estrada?
Se não der deve aumentar imenso os custos.

E num carro elétrico permite que as pessoas que não tenham compressor se livrem de vez de ir às bombas de gasolina, dessa feita para encher os pneus. :lol:

Re: Pneus sem ar: Serão o futuro?

Enviado: 25 jan 2011, 00:23
por mikexilva
Este parece ser o pneu ideal para meter o Leaf a andar na Lua ;)

Re: Pneus sem ar: Serão o futuro?

Enviado: 25 jan 2011, 12:57
por ruimegas
mikexilva Escreveu:Este parece ser o pneu ideal para meter o Leaf a andar na Lua ;)

Só tenho pena de duas coisas relativas a este pneu:
1. Esteticamente ainda me choca ver o espaço entre os raios do pneu;
2. Ainda não esteja a ser comercializado.

Re: Pneus sem ar: Serão o futuro?

Enviado: 25 jan 2011, 14:49
por RJSC
Se eles metessem uma parede de borracha fininha dos lados só para tapar já não faziam impressão a ninguém e até devia ajudar nas vendas.
E em termos práticos também impedia que a roda não se enchesse de lixo ao rodar em estradas de terra, areia, gravilha, ou com água, que foi o único contra que vi para além do preço esperado da coisa...