Mitos / Perguntas / coisas engraçadas que tenham ouvido sobre VE´s

Discuta qualquer outra coisa que não se encaixa em nenhum dos outros fóruns.
Nonnus
Registado: 10 set 2017, 04:43
Data de fabrico: 01 jun 2017
Capacidade bateria: 83,14 Ah 12 Barras

Re: Mitos / Perguntas / coisas engraçadas que tenham ouvido sobre VE´s

Mensagem por Nonnus » 08 abr 2025, 21:04

https://www.facebook.com/academiafemedi ... 3448327574

E tu que compraste o teu carro electrico sem um curso altura? Não percas esta oportunidade. :doh:

Certamente que existe pessoas para isto, mas porra pagar por um curso de 7 horas...
Proprietário de Nissan Leaf 30kWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 6 anos depois 160000km
- 30 de setembro 2024 entregue a Nissan ao abrigo da garantia para abate.
Proprietário de Kia e-Niro 64kWh desde: 05 de julho 2024
Proprietário de Peugeot e2008 desde: 07 de dezembro 2024

RJSC
Proprietário Leaf
Registado: 13 jan 2011, 20:27
Data de fabrico: 15 ago 2012
Capacidade bateria: 16kWh, 9 Barras

Mensagem por RJSC » 08 abr 2025, 22:40

E vamos rezando para que qualquer dia não tornem isso formação obrigatória... :roll:
Quando montei o meu sistema de auto-consumo em casa e durante 2 anos bastava uma comunicação prévia gratuita à DGEG mencionado os equipamentos instalados, sem necessidade de certificação paga.
Parece que entretanto deve ter morrido muita gente eletrocutada ou devem ter-se incendiado centenas de instalações elétricas de auto-consumo porque anos mais tarde fui para registar um sistema para o meu pai e já era necessário um esquema unifilar da instalação (nada contra) e a assinatura de um técnico regi$tado da DGEG. Ora eu depois de montar tudo fui ao eletricista registado da zona para assinar o "papel" e ele não sabia como fazer o esquema unifilar do sistema de auto-consumo, tive eu que lho fazer e pagar... :roll:
O lobby das entidades certificadoras / formadoras arranja sempre maneira de garantir mais uma fonte de renda a partir de processos burocráticos tornados obrigatórios pelo estado.

Alguém tem saudades de pagar Certiel por uma inspeção por amostragem em que na maioria das vezes o cliente pagava a inspeção e nem sequer era realizada? :lol: Felizmente essa entidade privada com renda garantia por imposição dos estado já era, desde 2018...
Certificado Certiel
O certificado Certiel era obrigatório e, além disso, tinha custos associados. A certificação da Certiel tinha o valor de 51,23€ e funcionava como uma taxa, aplicada a todas as instalações elétricas que eram verificadas pela empresa.

Antes de 2018, cada projeto com instalações elétricas precisava de uma aprovação da entidade licenciadora ou certificadora para funcionar.

No caso dos clientes domésticos com ligações iguais ou inferiores a 10.35 kVA, este pedido era normalmente feito enquanto ainda decorria a obra. O construtor civil era o responsável por contratar um técnico responsável pelo processo de licenciamento municipal.

Isso quer dizer que a certificação da instalação elétrica não está relacionada em nenhum momento com a fornecedora de energia que decide contratar para sua casa.

Enquanto estava em funcionamento, a Certiel funcionava por amostragem. O que quer isso dizer? Apesar de todos os projetos elétricos terem de pagar o valor da certificação, apenas cerca de 35% era efetivamente alvo de análise e fiscalização. As ligações de eletricidade eram verificadas ou não segundo um critério da Certiel.
In: https://selectra.pt/energia/info/certiel

Descobri isto depois de o meu pai pagar por uma inspeção que nunca foi realizada e de eu ter ligado para a Certiel a questionar o o porquê da cobrança de um serviço que não foi prestado ao que recebo a resposta de que funcionavam por amostragem. :o

Acho que também vou pedir ao Pai Natal um monopólio de certificação obrigatória e bem paga em que só apreço onde me apetece, quando me apetece segundo um critério meu...

Nonnus
Registado: 10 set 2017, 04:43
Data de fabrico: 01 jun 2017
Capacidade bateria: 83,14 Ah 12 Barras

Mensagem por Nonnus » 09 abr 2025, 06:39

Aqui há uns anos o governo decretou que para aplicar e comprar produtos fitofarmacêuticos era preciso ter uma formação. No início era uma formação de 20 e tal horas e no meu caso paguei 150€ numa escola privada.

Como o Zé tuga tem um dom para simplificar passado um tempo tudo o que era empresas do género desta "dava essa" formação num fim de semana em troca de 50€. Conclusão, não ficavas a saber nada, eles recebiam os 50€ e depois passavam um cartão qualquer a dizer que tinhas a formação. Ninguém fiscalizou essas empresas durante anos, foram passados milhares de cartões desses que atestavam que as pessoas tinha tido formação.

Por acaso ontem questionei esta empresa quem é que os acreditou para dar esta formação. Como um interessado nesta formação pode ter a certeza que o que var ser explicado é o correto.

Não responderam. No limite pode ser considerado burla. Pagas por uma coisa que não corresponde.
Proprietário de Nissan Leaf 30kWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 6 anos depois 160000km
- 30 de setembro 2024 entregue a Nissan ao abrigo da garantia para abate.
Proprietário de Kia e-Niro 64kWh desde: 05 de julho 2024
Proprietário de Peugeot e2008 desde: 07 de dezembro 2024

Responder

Voltar para “Off-Topic”