Página 1 de 6
Re: frotas de VE em grandes empresas portuguesas
Enviado: 17 dez 2015, 22:13
por marcopns
No sector empresarial a diversidade de situações é maior. A resposta a tua questão é longa, cada empresa é um caso. Já vi algumas empresas a incluir o Leaf na sua frota. Inicialmente com 1 ou 2 carros de testes, porque os gestores arriscam pouco e não existe ainda um histórico do uso destas viaturas. Mas estamos a falar do Leaf, um carro de turismo. Se procurarmos por veículos comerciais a escolha simplesmente não existe... temos a Nissan Evalia, e temos o Renault Kangoo Zé e mais nada, Carrinhas de caixa aberta não há nada...
O Leaf se procurares bem, ja encontras mais barato que uma opção equivalente diesel, o meu Leaf foi mais barato que o Golf mais básico. Nos comerciais não há hipótese, a diferença de preço é brutal. Eu próprio acabei de comprar um Kangoo 1,5dci para a minha empresa, o 1,5dci ficou por 12 000€ com uma carrada de ofertas, o Kangoo ZE custaria 25 000€ + aluguer de baterias. Se eu procurasse um carro de turismo, certamente comprava o Leaf apesar das dificuldades em carregar na empresa.
Resumidamente é a falta de oferta no mercado, preços muito elevados, falta de coragem dos gestores, depois ainda há os casos clássicos da falta de autonomia e da impossibilidade de carregar na empresa que só se resolve com a massificação de PCR
Re: frotas de VE em grandes empresas portuguesas
Enviado: 17 dez 2015, 22:29
por RJSC
Na renault é mesmo roubar à descarada nos VE
Como é possível que um chassis kangoo + motor elétrico e inversor (sem a bateria) custe mais do dobro que o mesmo chassis com um motor CI com centenas de peças melindrosas, sensores e eletrónica de gestão?!
Neste caso nem existe a desculpa habitual de as baterias serem caras...
Re: frotas de VE em grandes empresas portuguesas
Enviado: 18 dez 2015, 02:06
por santanamos
A EDP deve ser a que tem a maior frota e variedade de VEs, não? Hoje vi um e-Up e um clone da edp.
Re: frotas de VE em grandes empresas portuguesas
Enviado: 18 dez 2015, 02:17
por RNM
RJSC Escreveu:Na renault é mesmo roubar à descarada nos VE
Como é possível que um chassis kangoo + motor elétrico e inversor (sem a bateria) custe mais do dobro que o mesmo chassis com um motor CI com centenas de peças melindrosas, sensores e eletrónica de gestão?!
Neste caso nem existe a desculpa habitual de as baterias serem caras...
Economia de escala e 130 anos de optimização de custo dessas peças. Digo eu, que trabalho numa empresa do ramo...
Em relação a frotas: rede pouco difundida, falta de carregamento nas empresas (toda a gente pensa que precisa de uma estação de carga duns milhares de €€) autonomia limitada para empresas fora dos grandes centros, tempos de carga alargados (tempo é dinheiro) mais o que o marcopns escreveu.
A delta tem uma frota interessante de smarts e a EDP, em todas em deslocações até 70km,envia os colaboradores de VE
Re: frotas de VE em grandes empresas portuguesas
Enviado: 18 dez 2015, 08:42
por VETL
Na MagnumCap, se não são todos, são quase todos elétricos.
E vários dos seus colaboradores também.
Re: frotas de VE em grandes empresas portuguesas
Enviado: 18 dez 2015, 09:39
por Orlando
O sector empresarial nunca foi exemplo...
Qdo vieram os fundos, compraram Ferrraris.
As praças de táxis encheram-se de Mercedes.
Enfim, culutra pequena e dívidas grandes, sem visão.
Re: frotas de VE em grandes empresas portuguesas
Enviado: 18 dez 2015, 11:25
por santanamos
Encheram-se de mercedes porque era uma marca fiável e o gasoleo era barato. Não tenho conhecimento de fundos para taxis!! Na altura dizia-se que os mercedes só se pagam uma vez e duram duram duram.. agora já não duram e o pessoal muda.
Re: frotas de VE em grandes empresas portuguesas
Enviado: 18 dez 2015, 11:33
por Orlando
santanamos Escreveu:Encheram-se de mercedes porque era uma marca fiável e o gasoleo era barato. Não tenho conhecimento de fundos para taxis!! Na altura dizia-se que os mercedes só se pagam uma vez e duram duram duram.. agora já não duram e o pessoal muda.
Olhe que não, olhe que não.
No mercado francês são Peugeot e Renault.
Há 10 anos, numa praça de taxi portuguesa assisti a uma conversa que motor hdi eram os melhores, e depois era Toyota.
Não podemos ir por aí, na fiabilidade.
Agora, andar de mercedes não tem o mesmo estatuto que andar de Peugeot. É disso que estou a falar.
Re: frotas de VE em grandes empresas portuguesas
Enviado: 18 dez 2015, 11:43
por santanamos
Ok, são opiniões.
Quando me estreei na praça tinha o pior mercedes (200D) do concelho, ouvia-se as vibrações ao longe.
Uns clientes diziam "mercedes é mercedes, aquela máquina" como quem diz "está todo podre mas não pára",outros torciam o nariz e até rejeitavam o carro no verão por não ter AC! O meu patrão não o trocava por nada porque o carro nunca parava (para minha infelicidade).
Agora recebo rasgados elogios pelo conforto do skoda e ninguem quer saber se foi caro ou se dá problemas.
Eu quero poupar, os clientes querem conforto. Penso que já não ligam ao status.
Re: frotas de VE em grandes empresas portuguesas
Enviado: 18 dez 2015, 12:02
por Orlando
santanamos Escreveu:Ok, são opiniões.
Quando me estreei na praça tinha o pior mercedes (200D) do concelho, ouvia-se as vibrações ao longe.
Uns clientes diziam "mercedes é mercedes, aquela máquina" como quem diz "está todo podre mas não pára",outros torciam o nariz e até rejeitavam o carro no verão por não ter AC! O meu patrão não o trocava por nada porque o carro nunca parava (para minha infelicidade).
Agora recebo rasgados elogios pelo conforto do skoda e ninguem quer saber se foi caro ou se dá problemas.
Eu quero poupar, os clientes querem conforto. Penso que já não ligam ao status.
Por isso é que a Porsche teve um ano brilhante de vendas em Portugal....
Status em Portugal será sempre....é ver stands e stands com marcas alemãs...