Mensagem
por Orlando » 11 dez 2015, 18:26
Obrigado RNM, nem deixas um homem respirar
Já elenquei estas:
Propostas para a Mobilidade Sustentável Elétrica
- Oferta de 1 Nissan Leaf de 30kw no Sorteio da Sorte;
- Manutenção e reparação de todos os postos mobi-e, atualizados para 7,4kw com tomadas mennekes e painéis fotovoltaicos (apoiado por fundos do 2020), de modo a alimentar VE e o município, com piquetes de reparação no máximo de 48h;
- Aumento da rede mobi-e, sendo obrigatório 1 posto de 22kw com 2 tomadas (apoiado através do 2020 com painéis fotovoltaicos) junto de cada Câmara Municipal do país;
- Os 50 postos de carga rápida (PCR) já, prometidos e prontos desde 2010, mas atualizados com 3 mangueiras (Chademo, CCS, AC), com localização geográfica alterada e adequada, de preferência fora das auto estradas, salvo algumas exceções que se poderão considerar rotas com extrema utilização (AE);
- Instalação até final de 2017 de PCR de cobertura nacional com uma distância de 100kms entre cada;
- Fomentar os PCR da Tesla, assim como conversas sérias para implementação de fábrica da Tesla em Portugal; em contrapartida os carros de estado serão Teslas (ou outro marca que fabrique/transforme VE em Portugal).
- Iva 6% em todo o veículo elétrico de 2 ou 4 rodas, 100% elétrico, sem limite de valor, só em caso de compra de bateria;
- Em vez de 4500 euros de incentivo diretos na compra em 2015, incentivo de 5000euros para instalação de autoconsumo (caso já tenha painéis aplicam-se na compra do carro novo ou 2500 em caso de usado com menos de 3 anos);
- Iva dedutível para empresas até limite de 75000+iva, 100% elétrico.
- Isenção de portagens para VE 100% elétrico.
- Obrigatoriedade de 3 postos de combustíveis, por Concelho, terem um posto de 22kw
- Apoio a 50% na instalação de postos de no mínimo 22kw, de 2 tomadas mennekes, com limite de 5000euros, caso instalem painéis fotovoltaicos com uma potência mínima de 11kw, podendo deduzir a totalidade do iva em caso de empresas ou entidades públicas (juntas de freguesia); no caso de PCR de 50kw, limite passa a 10000euros;
- taxar os veículos a combustão pelos valores de NOX e CO2 reais, através do IUC, incluindo carros anteriores a 2007, conforme número de quilómetros feitos ao longo do ano;
- Aumento do ISP em 5 cêntimos por litro, de forma a apoiar unicamente e diretamente a mobilidade elétrica;
- dar formação às brigadas da GNR especializadas no combate á poluição automóvel, eviantado lastros de fumos pretos pelas nossas estradas.
- Sinalização vertical e horizontal dos postos de Carga com fiscalização de infratores menos tolerante;
- Liberalização da venda (não obrigatória) de eletricidade por parte de qualquer entidade para venda em postos de carga com máximo de 20% acima do preço de referência, apenas quando a rede for funcional;
MP 5400w+AC10000w
Leaf 24kwh, 30kwh, 40kwh
Ion
Niro 64kWh
Vectrix Li+nimh